Como criar um funil de e-mail marketing com bons resultados?

Como criar um funil de e-mail marketing com bons resultados
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O e-mail marketing ainda é uma das técnicas de marketing com maior desempenho que uma empresa pode utilizar atualmente.

Mas, para tirar um bom proveito dessa estratégia, é necessário ter um funil de e-mail marketing bem arquitetado. Isso vai ajudar a elevar as vendas do seu negócio e a gerar mais leads.

A técnica está longe de ser passado, e os funis de e-mail estão ainda muito ativos.

Na leitura a seguir, apresentaremos todos os detalhes de que você precisa para fazer sua empresa crescer!

O que é o funil de e-mail marketing?

Esse tipo de marketing é desenvolvido para gerar leads ao longo de um período. Quanto ao tempo, depende muito da durabilidade da parceria entre cliente e a empresa.

Para criar um funil eficiente, é preciso entender e antecipar as necessidades de seu público.

A estratégia de e-mail marketing precisa alcançar três objetivos:

  • alertar o seu assinante ou lead;
  • conquistar vários leads para trazê-los ao seu site;
  • oferecer informações para que o lead entre em contato, se tiver dúvidas.

Também é preciso compreender que um funil de e-mail marketing não é necessariamente uma campanha publicitária, mas sim uma série de e-mails encaminhados em momentos distintos. 

Estes podem ser programados seguindo sequências de tempo ou em algumas ações de gatilho em seu website.

Como criar um funil de e-mail para sua empresa?

Se não aproveitar as oportunidades e garantir o conteúdo certo na hora exata, pode perder clientes. Um funil de e-mail leva tempo para ser criado, mas o ROI é considerável.

O desenvolvimento de um funil de e-mail marketing para uma empresa pode ser dividido em quatro partes e, cada uma delas, retrata pontos únicos durante a jornada do cliente, que exigem diferentes opções de conteúdos de marketing. Veja abaixo!

Ganhe leads no topo do funil

No topo do funil, é ideal adquirir os contatos que tendem a ser compradores da sua empresa.

A lista de e-mails é o diferencial entre manter um trimestre estável e elevar as metas de vendas. Há muitas formas de enviar os possíveis clientes para o topo do funil.

A primeira e melhor é desenvolver um produto, serviço ou informação gratuita que chame a atenção do seu lead e o faça fornecer seu nome e endereço de e-mail.

Outra opção é desenvolver uma landing page dedicada. Nesse caso, uma única página pode captar todos os leads para uma campanha de marketing específica. Isso quer dizer que todos receberão o mesmo padrão de e-mail.

Nutra leads no meio do funil

A alimentação de leads pode ser feita em uma sequência de tempo ou de acordo com gatilhos de proposta de valor. Esses gatilhos inserem automaticamente as pessoas em listas diferentes.

Seguem exemplos de e-mails de nutrição:

  • comunicações diferenciadas;
  • webinars gratuitos;
  • casos de sucesso;
  • User-Generated Content (UGC, ou conteúdos desenvolvidos pelos usuários);

Algumas empresas nutrem leads por poucos dias, enquanto outras fazem por meses. A durabilidade do ciclo de vendas estabelece com qual frequência e por quanto tempo é preciso alimentar os contatos.

Transforme leads no fundo do funil

À medida que os contatos chegam ao fundo do funil, eles estão praticamente prontos para se transformar em clientes.

Quem terá maior chance de gerar conversão são os contatos próximos, como aqueles clientes que abandonaram o carrinho de e-commerce ou não finalizaram um formulário de opt-in. 

É recomendável fazer contato com esses usuários através de um endereço eletrônico que os incentive a voltarem de onde pararam.

Além disso, vale finalizar seu funil de e-mail marketing com gatilhos de emergência, como é feito ao informar que uma oferta ou produto está terminando.

Basta nutrir o lead uma última vez para lembrá-lo do valor que está agregando ao comprar de sua marca.

Mantenha os clientes repetindo o funil

É menos custoso reter um cliente do que ganhar um novo. Isso não quer dizer que não tem que aumentar sua lista de e-mails e adquirir novos assinantes para o seu funil de e-mail marketing. 

Na verdade, não se pode esquecer o cliente que já comprou. Inclusive, dá para fazer um negócio crescer através da retenção de clientes, basta renovar o funil.

Como apresentamos nesse artigo, um funil de e-mail marketing é fundamental para o crescimento de qualquer negócio atualmente.

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