Como construir sua lista de emails?

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Ter uma boa lista de emails é uma excelente forma de se conectar diretamente com seus clientes e permite uma série de interações, desde a promoção de novos conteúdos de marketing até a possibilidade de apresentar e fechar negócios.

Inclusive, para empresas que trabalham com vendas, especialmente as mais complexas, o relacionamento por email é uma excelente maneira de manter o contato aberto e funcional, sem ser invasivo com o cliente.

Isso porque muitas vezes o contato por telefone ou por mensagem direta incomoda um potencial lead, que pode até mesmo desistir da compra se sentir incomodado. Então, o e-mail torna o diálogo mais profissional e controlável, o que é benéfico para a situação.

Pensando nestes pontos, empresas de contabilidade, por exemplo, podem aproveitar as listas de email para passar novidades e oportunidades de negócio, ampliando assim sua cartela de clientes.

Entretanto, é preciso criar sua lista de emails. Não acredite em pessoas que oferecem listas de email por algum valor, esse tipo de negociação normalmente não traz resultado nenhum e acaba sendo um diferencial negativo para sua empresa.

Embora seja um trabalho grande criar uma lista de emails com seus leads e clientes, o resultado final acaba valendo muito a pena, principalmente em questão de retorno.

Para conseguir formular uma boa lista de emails com seus contatos, existem alguns itens essenciais que você deve se atentar.

Gerando leads para a sua estratégia

A primeira pergunta que deve vir à sua mente quando você está programando seu planejamento de marketing é: Por que eu preciso de leads? Isso porque um lead não é somente uma pessoa que vai comprar seus produtos.

Existem diversos motivos que levam uma empresa a conquistar um lead, desde um maior engajamento até um relacionamento a longo prazo, com a fidelização do cliente. Por isso, é importante ter em mente qual necessidade você possui.

Por exemplo, uma empresa de dedetização pode estar tentando se tornar mais conhecida no mercado, por isso, utiliza a lista de emails para conseguir divulgar melhor seu conteúdo.

Agora, caso você ofereça um produto cuja venda é mais complexa, seja pelo tempo de relacionamento necessário para a aquisição ou pelo alto custo de investimento, é importante que o lead seja direcionado o tempo todo para o caminho certo.

O relacionamento é uma base sólida de confiança entre o consumidor e a marca. É sua responsabilidade apresentar os motivos pelo qual o lead pode se interessar pelo seu conteúdo, e criar material de qualidade para que ele siga consumindo.

Então, você deve pensar no próprio lead. Lembre-se, o tipo de lead que você está atraindo diz respeito ao modelo de consumidor que você alcança para sua empresa com as ações de marketing que está executando.

No caso de uma escola infantil em Sao Paulo, por exemplo, você deve entender quem é seu público-alvo, principalmente para conseguir posicionar corretamente suas ações, bem como alcançar as pessoas certas.

Uma boa forma de identificar esses perfis que compõem seu público-alvo é através da criação de personas, ou seja, uma idealização de um cliente, pensado e planejado como se fosse um ser humano completo.

Para a criação correta de uma persona, você precisa identificar uma série de elementos importantes como desejos, padrões de consumo, dúvidas e anseios, além de outros detalhes pessoais de seu cliente.

A persona é quase palpável. Dessa forma, você tem um meio de testar suas estratégias de marketing e identificar quais são os elementos que mais funcionam entre as aplicações que está tentando colocar no mercado.

É preciso pensar em uma oferta que faça os interessados se engajarem com seu conteúdo. Para isso, você deve criar algo que atraia o consumidor a oferecer os dados de contato.

Um e-book gratuito, um desconto ou promoção especial, qualquer ação que valorize o cliente que está prestes a se tornar parte de sua lista de email pode ser um diferencial na publicação. Por isso, é importante criar ferramentas de contato nesta etapa.

Dentre as ofertas que você pode fazer para gerar novos leads, estão:

  • Conteúdo;
  • Ferramentas;
  • Promoção;
  • Contato.

O conteúdo é representado na forma de algum material exclusivo que o cliente recebe depois de cadastrar seu e-mail. Ele pode ser um e-book, um curso online ou um webinar, que trará informações importantes para ele.

A ideia é educar os leads sobre a solução de algum problema que ele possua, bem como aproveitar oportunidades de negócio que o lead não sabia que possuía.

As ferramentas surgem como opções de auxílio direto ao lead. Uma planilha de planejamento ou um aplicativo que facilite alguma necessidade que ele possui, esse tipo de oferta é bem interessante para dar uma prévia do que seus serviços podem fazer.

As promoções são um dos modelos mais clássicos de engajamento, principalmente porque chamam bastante a atenção. Um cupom de desconto muitas vezes atrai o olhar de pessoas interessadas, principalmente quando elas tentam consumir um material diferente.

Neste caso, empresas de alimentação, por exemplo, podem oferecer vouchers e descontos exclusivos que atraiam a atenção dos seus consumidores.

O contato é uma tentativa mais direta de engajamento. Ele normalmente é representado pelas solicitações de orçamento, ou para que sejam feitas avaliações gratuitas antes de iniciar o relacionamento.

De qualquer forma, estas interações têm o objetivo principal de engajar seu público e transformar visitantes em leads, começando assim a criar sua própria lista de emails.

Apostando em landing pages

Uma vez que você tenha definido suas formas de aproximação dos leads, é preciso ter um lugar de destaque, que incentive o público a acessar seu conteúdo exclusivo em troca dos dados de contato deles.

Uma empresa de limpeza piso, por exemplo, pode criar uma landing page com uma oferta exclusiva para conseguir aumentar sua lista de emails. É aqui que entram as Landing pages. Essas páginas são desenvolvidas exclusivamente para a conversão.

Para conseguir uma boa landing page, você precisa de alguns elementos essenciais, como:

SEO

Uma landing page precisa chegar até o máximo de público possível. Por isso, é importante que a página esteja otimizada com as ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), elementos importantes para o engajamento junto aos motores de busca.

Quanto mais os clientes encontrarem seu conteúdo nestas plataformas, maiores as chances de você conseguir bons resultados.

Conversão

Toda a página deve ser programada visando a conversão dos clientes. Isso significa que os textos devem ser concisos e diretos, indicando os benefícios de fazer o cadastro. Coloque informações essenciais, mas evite excessos para não deixar a página confusa.

Por exemplo, um curso técnico à distância precisa identificar seus principais pontos, principalmente para conseguir converter mais leads em sua estratégia de e-mail.

Página de agradecimento

Depois do cadastro, aproveite o momento de interação para criar uma página especial de agradecimento, que leve o usuário para uma nova oferta relacionada à anterior.

Dessa forma, você mostra interesse no contato do cliente, enquanto tenta conquistar mais uma venda.

Promovendo seu conteúdo

Para conseguir atingir um número maior de usuários, é importante que você utilize todos os meios de divulgação que possui, para levar as pessoas para sua landing page. Dentre estas opções, uma das mais importantes é a rede social.

Através das redes é possível divulgar uma série de conteúdos, além de manter uma proximidade maior com seus clientes. Assim, você pode criar imagens e textos incentivando-os a se engajar na landing page, bem como criando conteúdos diferenciados.

Quanto mais conteúdo você criar para seu escritorio de contabilidade e consultoria, por exemplo, mais pessoas interessadas em suas redes você vai atrair.

Você pode fazer isso de duas formas. A primeira delas é a orgânica, que permite um engajamento maior e melhor através de ações de conteúdo. Assim, o público pode começar a acompanhar suas publicações por interesse e criar um relacionamento.

Por outro lado, é possível impulsionar suas publicações. A maioria das redes sociais tem a possibilidade de pagar um valor baixo para que o alcance de suas publicações seja muito elevado.

Essa estratégia além de ter uma resposta muito mais rápida, pode ser direcionada, delimitando a região e outros detalhes de quem você quer encontrar, conseguindo especificar seu público-alvo para conseguir um engajamento maior.

Ao impulsionar uma publicação de sua empresa terceirização de serviços de portaria, por exemplo, existe muito mais chances de encontrar pessoas interessadas em entrar para sua lista de emails através de um orçamento, por exemplo.

Leia também: Como realizar uma estratégia de e-mail marketing efetiva?

Avaliando seus resultados

Para conseguir uma lista de emails de qualidade e com bons retornos, é preciso fazer uma análise constante dos resultados que você conseguir, bem como planejar os próximos passos.

Definir as ações necessárias é muito importante para conseguir uma maior conversão de leads. Além disso, acompanhar suas estratégias é um ponto fundamental para conseguir conquistar bons resultados.

Considerações finais

A lista de emails pode ser uma excelente ferramenta de engajamento, aumentando a possibilidade de você explorar seus recursos com clientes e leads dispostos a conhecer mais sobre seus trabalhos.

Entretanto, atalhos para conseguir esses resultados podem ser prejudiciais para a empresa. A compra de listas de emails prontas pode ser uma estratégia antiética e que normalmente gera resultados negativos.

Por isso, trabalhe seu conteúdo e seu público para conseguir avançar muito mais no mercado de trabalho e se tornar um líder em seu nicho de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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