Como realizar uma estratégia de e-mail marketing efetiva?

e-mail marketing

Mesmo com o advento das redes sociais, o e-mail marketing continua sendo uma das estratégias mais efetivas na internet. Afinal de contas, é cada vez mais difícil encontrar alguém que não tenha, pelo menos, um contato de e-mail.

 

Estima-se que existam cerca de 4,3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo. Na internet, 92% dos usuários usam o canal de comunicação, sendo que 61%, diariamente. Além disso, 72% dos consumidores preferem se comunicar por e-mail com as empresas.

 

Só com esses números, já é possível ter uma ideia do quanto o e-mail é um recurso importante para o marketing digital, mesmo diante de tantas alternativas possíveis.

 

Fora que o canal é bem simples e intuitivo, sendo aplicável a qualquer tipo de negócio: desde uma empresa de construção e reforma, até um empreendimento de menor porte.

 

No entanto, somente 46% das organizações brasileiras utilizam o e-mail marketing para o disparo de conteúdo promocional. Ou seja, ainda não é a maioria das empresas. Por isso, investir na estratégia é uma forma de alcançar destaque no mercado e na concorrência.

 

Caso se interesse pelo recurso, acompanhe o artigo de hoje e saiba como realizar uma estratégia de e-mail marketing efetiva. Continue a leitura!

Afinal de contas, o que é o e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital com foco na comunicação entre as empresas e seus consumidores ou leads (potenciais clientes), através de mensagens compartilhadas pelo correio eletrônico.

 

Normalmente, o contato é feito por ferramentas de automação, que segmentam a lista de e-mail, separando cada usuário de acordo com as suas preferências e necessidades, tornando a comunicação muito mais escalável pela personalização das mensagens.

 

Vale dizer que o e-mail marketing é diferente do spam. No primeiro, o usuário precisa se cadastrar na lista da empresa para receber as mensagens. Ou seja, você só receberá os conteúdos de serviços de contabilidade, caso dê permissão à empresa.

 

Já o spam é conhecido pela “compra” de contatos diversos em listas prontas da internet, sem a mínima segmentação. Essa prática é mal vista e, inclusive, pode prejudicar a imagem das empresas, ao invés de contribuir com o marketing.

 

É bem provável que você já tenha se deparado com alguma mensagem de e-mail marketing. As mais comuns são:

 

  • Envio de e-books;
  • Ofertas e promoções;
  • Confirmações de compras;
  • Newsletters (boletins informativos).

 

Com a evolução cada vez maior das ferramentas de automação de marketing, o e-mail se tornou ainda mais personalizado. Tanto que hoje, o recurso é considerado como uma das melhores maneiras de se comunicar com os consumidores.

Por que usar o e-mail marketing na sua empresa?

Como vimos, o número de usuários de e-mail na internet só cresce. Ao mesmo tempo, nem todas as empresas brasileiras fazem uso do recurso, o que é uma excelente oportunidade para conquistar o mercado e estreitar o relacionamento com os seus clientes.

 

Além disso, o e-mail marketing oferece inúmeras estratégias para as organizações. Por isso, é recomendável que qualquer empreendimento, desde uma empresa AVCB, até uma grande loja de departamentos, utilize o recurso.

 

Abaixo, separamos alguns dos motivos que vão te convencer a aplicar o e-mail como parte das suas estratégias de marketing digital. Confira!

Boa previsibilidade

Além do grande alcance, o e-mail é altamente previsível, principalmente em comparação com outras estratégias de divulgação, como as redes sociais.

 

Através dele, é possível saber realmente para quem a sua mensagem está chegando, se a pessoa abriu o e-mail, se ela rejeitou, o que é uma boa forma de nutrir os leads e mensurar os resultados.

 

Quando divulgamos uma clinica de fisioterapia pelo Facebook, por exemplo, não sabemos quem são os usuários que viram o conteúdo. Já no e-mail, temos o contato de cada um dos leads, sendo uma maneira segura de analisar os resultados e orientar campanhas futuras.

Alto retorno financeiro

O e-mail marketing tem um excelente ROI (Retorno sobre Investimento), sendo uma das estratégias mais rentáveis do ambiente digital.

 

Inclusive, muito disso, deve-se ao preço baixo de investimento nas ferramentas de automação, ao lado do ótimo retorno com a divulgação por e-mail.

Relacionamento mais próximo com o cliente

Devido à capacidade de personalização das mensagens, é possível ter um contato mais próximo com os leads. Só de chamá-los pelo nome, logo no início do conteúdo, é uma forma de mostrar o quanto a sua empresa valoriza o usuário.

 

Certamente, as pessoas se sentirão mais confiantes de fechar um negócio de seguros de autos com uma empresa que se mostra comprometida com as necessidades dos clientes.

 

Além disso, o e-mail marketing ajuda a educar os leads a respeito do seu negócio, já que a empresa tem a oportunidade de compartilhar conteúdo relevante sobre produtos, serviços e o ramo de atuação.

 

Vale dizer que 70% dos usuários afirmam que sempre visualizam os e-mails de suas empresas preferidas. Ou seja, a estratégia é capaz de manter o bom relacionamento com o cliente e, ao mesmo tempo, engajá-los em diferentes assuntos.

4 estratégias de e-mail que ajudam a aumentar suas vendas

Diante de todas as vantagens apresentadas acima, fica fácil entender o porquê o e-mail marketing é considerado como uma das melhores estratégias de divulgação e comunicação da internet.

 

No entanto, uma das principais dúvidas dos negócios quando incorporam campanhas de e-mail diz respeito ao aumento de vendas e conversões. Afinal de contas, o grande propósito é contribuir com o crescimento da empresa.

 

A seguir, conheça algumas dicas que vão te ajudar a aprimorar a sua estratégia de e-mail marketing e conquistar ótimas conversões.

1 – Tenha uma lista segmentada e exclusiva

A personalização é a chave para o sucesso da sua campanha de e-mail. Isso porque os seus assinantes se sentem especiais, já que as mensagens tratam exatamente sobre aquilo que eles precisam, indo além dos conteúdos massivos.

 

Fora que é uma ótima maneira de fazer com que os usuários aumentem o interesse pelos seus materiais e ofertas.

 

Por esse motivo, vale a pena construir uma rede de comunidades, como uma espécie de clube exclusivo. Para isso, vale a pena coletar alguns dados a respeito da sua audiência, incluindo: se eles conhecem o seu produto/serviço, como chegaram até sua empresa, etc.

 

Além do mais, essa segmentação pode ocorrer conforme as etapas do funil de vendas (jornada de compra).

 

Por exemplo, uma pessoa que está próxima a fechar um negócio de locação de impressoras terá interesses diferentes de alguém que acabou de conhecer a empresa.

2 – Invista em um bom design

Ao trabalhar com o e-mail marketing, é importante levar em conta a identidade visual da sua empresa.

 

Afinal de contas, estamos produzindo conteúdo para uma “tela em branco”, sendo assim, ter um design atrativo, organizado e padronizado é uma forma de melhorar o engajamento.

 

Inclusive, vale a pena investir em um botão de ação, também conhecido como Call to Action (CTA). Com esse elemento, a conversão é muito mais simples, pois a intenção é direcionar o usuário a alguma ação, como a compra, ir até o site, baixar um material, entre outros.

 

Também é importante valorizar as frases curtas e objetivas, enfatizando o que o leitor deve fazer. Dessa forma, é possível conquistar um engajamento maior, que irá se traduzir em mais chances de vendas.

3 – Peça um feedback

O feedback é importante para saber se o usuário está realmente se interessando pelo seu conteúdo. Por isso, incentive a resposta dos seus contatos.

 

Por exemplo, quando uma empresa de pintura lança uma tinta nova, vale a pena pedir um feedback por e-mail, com a intenção de verificar se os leads gostaram da cor. Isso pode ser feito de várias formas, como um formulário no campo do e-mail.

4 – Disponibilize materiais para download

O e-mail é um ótimo recurso para o compartilhamento de conteúdo. Por esse motivo, muitas empresas conquistam leads justamente com essa tática: pedem um contato em troca de algo de valor, como um e-book, inscrição em um newsletter, participação de um webinar, entre outros.

 

Sendo assim, vale a pena oferecer algo interessante ao seu público. Além dos conteúdos, a empresa também pode oferecer um desconto exclusivo no aluguel de cabine fotografica, por exemplo, aumentando as chances de vendas.

Conclusão

O e-mail marketing é conhecido como uma das melhores estratégias para engajar e se relacionar com os clientes. Por isso, se a intenção é conquistar um destaque maior com a sua empresa, o ideal é elaborar um planejamento assertivo de e-mail.

 

O artigo de hoje trouxe algumas dicas para uma estratégia efetiva de e-mail marketing. Assim, será possível perceber o quanto o seu negócio tende a crescer, aumentar a vendas e o reconhecimento da marca na internet.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário sobre a matéria!

Sobre Nós

Agência de Marketing Digital em SBC, focada em Inteligência de Dados e Performance.

Somos uma Agência Parceira Oficial do Google, Facebook e RD Station.

Posts Recentes

Curta a nossa FanPage

Solicite um diagnóstico de marketing exclusivo para a sua empresa!

Parcerias Oficiais

Receba nossos Conteúdos