5 razões para você terceirizar o marketing da sua empresa

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Como um profissional de marketing, pode parecer que as coisas estão contra você enquanto você se esforça para obter melhores resultados a cada trimestre com tempo e recursos limitados.

Você tenta manter sua vantagem competitiva acompanhando as tendências do setor e as tecnologias mais recentes, ao mesmo tempo em que mantém um ritmo alucinante na esteira de suas tarefas diárias. Seus recursos estão limitados, não há tempo para estratégias e você está ficando cada vez mais para trás em seus objetivos de longo prazo.

Se isso parece familiar, talvez seja hora de pensar em trazer um toque. Pode ser assustador transferir as responsabilidades de marketing para uma agência externa, mas terceirizar o serviço pode aumentar a eficiência, preencher lacunas e mantê-lo na concorrência.

Terceirizar funções de marketing para recursos externos pode trazer benefícios significativos para sua organização. Destacamos a seguir os 5 principais motivos pelos quais sua empresa pode optar por terceirizar uma parte ou todas as funções de marketing:

1 – Focar nas competências essenciais da empresa e funções de alto nível

Contratar uma agência de marketing pode ser uma escolha inteligente para organizações que desejam se concentrar em suas competências essenciais. Isso permite que eles invistam o tempo do pessoal da empresa apenas nas funções que estão no centro das entregas da organização.

Terceirizar funções de propaganda e divulgação pode ser especialmente impactante para pequenas e médias empresas que gastam muito do seu tempo executando operações de negócios. 

Os proprietários de pequenas e médias empresas inteligentes reconhecem a importância do marketing para impulsionar o crescimento, mas não têm tempo para se dedicar à função, então eles pedem a ajuda de especialistas terceirizados para completar sua equipe e aprimorar seus negócios como um todo.

Para organizações engajadas em inbound marketing, a legião de leads impulsionados por esforços em produção de conteúdo pode rapidamente inundar os recursos internos que deveriam ser focados em atividades de alto nível. 

As empresas que investem na promoção de seus clientes potenciais têm mais probabilidade de ganhar a confiança – e lucros futuros – de seus clientes em potencial, mas acompanhar cada um dos leads pode se tornar demorado e complicado para uma pequena equipe de propaganda. 

As funções de qualificação e nutrição de leads são um ótimo lugar para uma equipe de marketing terceirizada começar a reduzir a carga sobre sua equipe e se familiarizar com seu negócio.

2 –  Buscar o crescimento acelerado

Outro fator importante que leva a liderança da empresa a terceirizar o marketing é a necessidade de crescimento rápido.

Para algumas empresas, a aceleração do crescimento depende da redução do tempo de colocação no mercado. Quando se trata de criar estratégias e executar táticas para lançar uma nova marca, re-embalar um produto ou desenvolver uma estratégia de conteúdo para sua organização, a pontualidade é a principal preocupação.

Levaria muito tempo, esforço e energia para uma equipe interna ser montada para dar suporte a essas funções. Os recursos humanos e a gestão da empresa seriam necessários para identificar, recrutar, contratar e educar os novos membros da equipe. 

Nesse caso, é uma jogada inteligente terceirizar o marketing para uma equipe multifuncional que já está montada, comprovadamente bem-sucedida e pronta para começar imediatamente.

Em outras situações, o crescimento ocorre de uma só vez.

À medida que o crescimento organizacional por meio de aquisições de empresas se torna mais comum, terceirizar as funções de marketing pode ser uma ferramenta útil durante a fusão de marcas existentes. 

Quando várias marcas se reúnem sob um guarda-chuva corporativo, seus bancos de dados de propaganda precisam se fundir e outros sistemas internos devem convergir para garantir a consistência da marca em todo o mercado.

Para evitar colocar essas demandas sobre os membros da equipe interna que mantêm as responsabilidades de marketing do dia-a-dia, uma equipe terceirizada pode assumir a tarefa de incorporar adequadamente as várias marcas à medida que a organização se move em direção a uma estratégia unida.

3 – Reduzir os custos fixos

Outro motivo importante pelo qual o gerenciamento organizacional procuraria começar a terceirizar as funções de marketing são as preocupações com o gerenciamento de custos. 

Ao contratar pessoal interno para promover seus produtos e serviços, você está adicionando custos fixos significativos às despesas gerais da sua empresa. Além disso, as despesas com salário e pacote de benefícios aumentam significativamente na contratação de funcionários com qualificação técnica.

Outro benefício significativo para terceirizar funções de negócios é mover uma parte substancial de suas despesas de custos fixos para custos variáveis. Isso é especialmente importante para organizações que estão testando novos mercados ou lançando novos produtos. 

A capacidade de executar funções essenciais de marketing, como criação de conteúdo, desenvolvimento de website e mecanismos de pesquisa, sem a necessidade de travar salários fixos e custos de benefícios, são um verdadeiro motivador para a terceirização da tarefa, permitindo flexibilidade e escalabilidade em projetos e campanhas de qualquer tamanho e escopo.

Os orçamentos de marketing começaram a diminuir e as equipes de marketing estão sendo forçadas a produzir melhores resultados com menos recursos. Em situações em que a verba de marketing é escassa, faz sentido terceirizar funções técnicas importantes, como desenvolvimento de site, branding e produção de vídeo. 

Ao se envolver com agências para essas funções, as organizações podem se manter financeiramente ágeis, ao mesmo tempo em que mantêm uma aparência de alta qualidade para sua marca.

4 – Ter acesso às experiências em tecnologia e perspectivas únicas

Nos últimos anos, o cenário de marketing mudou significativamente para o universo digital e as habilidades necessárias para executar essas táticas tornaram-se cada vez mais técnicas e precisas. 

Além do mais, essas tecnologias estão mudando e evoluindo em um ritmo rápido, ficando cada vez mais difícil acompanhar. Conforme sua empresa cresce, você pode descobrir que sua equipe interna carece da experiência necessária para utilizar essas ferramentas digitais ao máximo.

Ao terceirizar as funções de marketing, você aumenta exponencialmente seu time de talentos. Esses recursos externos terão as habilidades, ferramentas e conhecimentos necessários para coordenar e executar campanhas em vários canais. A terceirização oferece experiência em uma variedade de disciplinas – SEO, SEM, desenvolvimento de sites, publicidade online, monitoramento de mídia social e produção de vídeo, apenas para citar alguns.

Um benefício menos tangível, mas muito importante, do marketing terceirizado é a capacidade de explorar perspectivas únicas e pontos de vista objetivos. 

Muitas vezes, designers internos, criadores de conteúdo e analistas podem ter o “este é o jeito que sempre fizemos” quando procuram resolver os problemas de negócios da empresa.

Ao trazer recursos externos para ajudar na criação, branding e conteúdo, você aproveita a engenhosidade e as ideias inventivas de especialistas imparciais.

5 – Aumentar a agilidade competitiva

A única constante no cenário competitivo é que ele está em constante mudança. Novos concorrentes estão sempre entrando no mercado, e a posição da sua empresa está sempre mudando.

Pode ser uma luta para as empresas ficarem no topo das novas tendências do setor e da tecnologia de marketing em constante evolução.

Esse ambiente exige movimentos rápidos e alterações constantes para garantir relevância no mercado e alinhamento com a demanda. Quando você contrata um recurso externo, ele pode complementar seu conhecimento de tecnologia e tendências atuais, ao mesmo tempo em que fornece uma equipe ágil pronta para enfrentar a próxima onda de desenvolvimentos.

Se sua empresa deseja aumentar a receita e expandir sua participação no mercado, você deve procurar uma agência com uma mentalidade voltada para o crescimento.

Uma agência com esse tipo de abordagem holística vai considerar o quadro geral e fornecerá sugestões para melhorias em suas operações e sistemas que podem ajudar não apenas sua equipe de marketing, mas também o funcionamento de toda a empresa, desde a captação de novos leads até o encantamento dos clientes.

Considerações finais

A decisão de terceirizar as funções de marketing é séria. Os méritos da decisão devem ser avaliados dentro do contexto mais amplo da estratégia geral da empresa, largura de banda interna e recursos de pessoal.

Se implementado corretamente, o serviço terceirizado pode proporcionar ganhos de eficiência significativos para organizações grandes e pequenas. 

Pode manter os custos fixos baixos, aumentar a velocidade com que os resultados são entregues, manter os recursos internos focados em atividades de alto nível e ajudar a posicionar a empresa em relação aos concorrentes.

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