Marketing de relacionamento: veja o que é e por que fazer

marketing-de-relacionamento
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

O marketing de relacionamento é um importante modelo de negócios, pois lida com a máxima de que você deve cativar o cliente para conseguir encontrar o espaço adequado para conquistá-lo.

Assim, quanto mais você consegue explorar a relação entre consumidor e marca, mais possibilidade de engajamento você encontra, isso serve tanto para empresas de licenciamento ambiental quanto para quaisquer outras.

Ademais, este é um processo que deve ser contínuo e que demanda muito trabalho, mas apresenta excelentes resultados para sua empresa. 

Entenda o que é marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento nada mais é do que a realização de ações com o objetivo de atrair a proximidade de seus consumidores.

Em um mercado cada vez mais competitivo, onde a concorrência apresenta produtos de qualidade com preços equivalentes aos seus, é preciso conseguir criar algum tipo de destaque para a sua empresa de ônibus fretado ou qualquer outra.

Normalmente, as pessoas acabam se sentindo mais estimuladas quando têm uma relação próxima com a empresa da qual estão consumindo, por isso, a fidelização é um ponto muito importante do trabalho como um todo.

Um cliente fidelizado não só consome com mais frequência em seu estabelecimento. Ele funciona como um promotor, falando sobre sua empresa para suas redes de colegas profissionais e de amigos e familiares.

Dessa maneira, a propaganda “boca a boca” segue surtindo um forte impacto no mercado, possibilitando mais interações e oportunidades de negociação. Assim, sua empresa acaba crescendo no mercado e passando seus competidores.

Estratégias do marketing de relacionamento

Existem algumas estratégias específicas dentro do marketing de relacionamento que acabam criando essa proximidade entre o consumidor e a marca, mas é importante que você tenha em mente alguns elementos antes de iniciar as ações.

O primeiro ponto que qualquer empresa precisa saber quando for começar esse tipo de ação é o conhecimento de seu próprio público. Para começar, identifique seu público-alvo. Esse tipo de ação ajuda a delimitar as pessoas que serão foco de suas ações.

O público-alvo nada mais é do que um grupo de pessoas com interesses e gostos em comum, que tem uma propensão maior a consumir seus produtos ou serviços.

Estas pessoas serão mais influenciáveis para suas ações de marketing, e devem ser levadas como o foco desse tipo de ação. Assim, uma distribuidora de muletas, por exemplo, precisa entender as necessidades de seus clientes para um melhor atendimento.

Para saber a efetividade de suas ações de marketing, entretanto, o ideal é que você seja mais específico. Nestes casos, é importante pensar no conceito de personas para estruturar suas campanhas.

A persona nada mais é do que a idealização de um cliente. Trata-se de uma figura fictícia, que você pode criar com base em diversos dados coletados de negociações anteriores e de pesquisas para identificar seu público-alvo.

A persona é uma figura quase com vida, tamanho o cuidado e carinho para criá-la. Além de um nome, endereço e profissão, você deve pensar na psique desse tipo de figura.

Estabeleça desejos, anseios e medos para conseguir entender melhor seu cliente. Pense no porquê de essa pessoa desejar, por exemplo, acessórios de proteção radiológica, para entender o que você pode oferecer enquanto empresa.

As ações de marketing que você optar por usar podem ser testadas diretamente em suas personas, apresentando respostas mais positivas ou negativas. Esse tipo de recurso é muito bom para você não desperdiçar recursos importantes com ações desnecessárias.

Benefícios do marketing de relacionamento

Esta ação possui alguns benefícios importantes para qualquer empresa, que devem ser pensados e planejados para obter os melhores resultados possíveis em qualquer campanha que você venha a desenvolver.

Por isso, é importante ter em mente que o marketing de relacionamento, assim como qualquer outra ação publicitária, precisa de todo o cuidado possível para sua execução, garantindo assim positividade nas ações estabelecidas.

Experiência de usuário

O mercado mudou drasticamente nos últimos anos. O cliente, que antes era reativo e esperava a propaganda atingi-lo, hoje é muito mais exigente e busca suas próprias fontes de informação, seja sobre uma clinica de acupuntura Osasco ou outro tema.

Por conta disso, a experiência do usuário se tornou uma prioridade para qualquer empresa que trabalha diretamente com clientes. É preciso criar uma experiência satisfatória e interessante para que o consumidor deseje repetí-la.

A experiência do usuário garante qualidade em todas as etapas do atendimento, garantindo que ele tenha todas suas dúvidas atendidas e quaisquer questionamentos sejam avaliados corretamente, com prazo rápido de resposta.

Isso acaba gerando um sucesso muito maior em termos de satisfação por conta do cliente, uma vez que todos os seus desígnios terão sido atendidos corretamente e sem nenhum tipo de problema.

Pensando assim, se você possui, por exemplo, uma clinica de fisioterapia, a experiência de seus pacientes deve ser seu foco principal.

Aumenta seu lucro

Outro benefício claro do marketing de relacionamento é o aumento em suas vendas, o que se reflete no lucro da empresa. Quanto mais as pessoas se aproximarem de sua marca e do que você tem a oferecer, maiores serão as chances de você converter vendas.

Isso significa que muitas pessoas acabarão aceitando suas propostas com mais facilidade, garantindo assim um ciclo de vendas maior. Além disso, seus clientes fidelizados trabalharão ativamente para falar de suas marcas.

Se você possuir atividade online, pode potencializar ainda mais estes recursos. Por meio do uso de redes sociais, é possível explorar todo o seu potencial, colocando publicações interessantes e instigantes para seu público.

Pense só, os clientes fiéis de sua empresa de serviços contábeis então compartilharam em seus murais essas publicações, atraindo a atenção de novos públicos e gerando a possibilidade de viralizar a publicação.

Como criar um bom marketing de relacionamento?

Existem algumas estratégias pensadas especificamente para atrair o público e gerar um engajamento maior por meio do relacionamento. 

Tratam-se de ações simples, mas que têm um grande impacto na relação entre consumidor e marca. São elas:

Um bom atendimento sempre

É sempre bom frisar que a base de um bom relacionamento entre cliente e empresa é ter um atendimento de qualidade. O marketing nesse aspecto trata especificamente de conquistar a confiança do consumidor por meio de diálogo e interação.

Por isso, um atendimento rápido, objetivo e que busque melhorias é sempre fundamental. A maioria das pessoas não gosta de ficar esperando uma resposta. Por conta disso, pense em formas de melhorar o tempo de atendimento.

Hoje em dia, muitas empresas utilizam uma tecnologia conhecida como chatbot. Trata-se de uma inteligência artificial que utiliza informações de atendimentos anteriores e dados inseridos no sistema para responder perguntas básicas sobre contratar factoring, por exemplo.

Uma das principais vantagens do chatbot é que ele fica constantemente ativo, não importa o dia ou horário. Dessa forma, o cliente não fica sem um atendimento imediato, ainda que tenha que esperar caso sua situação seja mais complexa.

Ainda assim, é melhor ter uma resposta que solicita ao cliente para aguardar do que não ter nenhuma resposta. É importante que você como empresa cumpra com suas responsabilidades, entretanto.

Ações de fidelização

Existem diversas ações que podem ser feitas visando a fidelização do cliente. Uma das mais tradicionais é através do programa de fidelidade. Nestes casos, você oferece algum benefício depois de uma determinada quantidade de interações.

Estas interações podem ser compras em sua loja, indicações de outros clientes ou vários outros modelos, mas é importante que seja algo de fato vantajoso que será apresentado ao final desse processo.

Assim, você acaba conquistando um público muito maior, principalmente porque as pessoas gostam de receber esse tipo de benefício. 

Ademais, as pessoas que forem indicações de seus primeiros clientes também desejarão receber esse bônus, indicando novas e assim sucessivamente.

Aposte na sazonalidade

Muitos clientes gostam de serem lembrados e valorizados. Por isso, é importante que você tenha em mente enquanto empresa que existem algumas datas muito importantes para seus clientes.

Além das clássicas interações em datas comemorativas, como:

  • Natal;
  • Dia dos pais ou mães;
  • Aniversário da loja;
  • Estações do ano específicas.

Você também pode pensar em outras formas de se engajar, como o aniversário do cliente. Dessa maneira, você demonstra uma atenção especial e muito mais carinho com o consumidor.

Considerações finais

O marketing de relacionamento é uma das maneiras mais honestas de fidelizar seu cliente. Isso porque você de fato se esforça para compreendê-lo, e para entender tudo o que tange suas necessidades e vontades.

Assim, esta é uma das técnicas que mais tem apresentado resultados no mercado atual, onde o cliente tem o desejo de se sentir mais valorizado, como parte de uma estrutura maior.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.