Saiba quais são os motivos que podem fazer a sua estratégia de transformação digital falhar

Saiba quais são os motivos que podem fazer a sua estratégia de transformação digital falhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

A transformação digital é a prioridade de muitas organizações, grandes e pequenas, atualmente. No entanto, saber exatamente o que a transformação digital significa para uma empresa e seus líderes pode ser confuso às vezes. A complexidade da transformação necessária pode ser assustadora, e o caminho certo para a realização de uma estratégia de transformação digital pode ser preenchido com falsos começos e resistência.

Então, o que é transformação digital? Basicamente, é a transformação de um negócio, incluindo seus processos, sistemas e pessoas, com foco na aplicação de tecnologias inovadoras e diversificadas às operações de negócios. O objetivo é aparentemente simples: alavancar a tecnologia para obter melhor impacto nos negócios e otimização contínua dos negócios.

Embora isso possa soar como uma progressão natural para os negócios hoje, muitas transformações digitais falham. Existem vários fatores que podem levar ao fracasso as iniciativas de transformação digital. Neste blog, falaremos sobre alguns dos motivos mais comuns. Saiba mais a seguir!

Há uma falta de alinhamento da liderança na estratégia de transformação digital

As aprovações iniciais de uma estratégia e recursos relacionados são frequentemente interpretadas como alinhamento total em torno da estratégia no nível executivo. No entanto, nem sempre é isso que a aprovação pretende representar. O alinhamento geralmente diminui com o tempo e as organizações às vezes deixam de reconhecer esse desalinhamento até que ele tenha um impacto negativo na execução da estratégia.

DICA: configure o check-in de alinhamento recorrente com a liderança em todo o planejamento e execução da transformação, projetado para permitir que os líderes falem abertamente sobre suas perspectivas, nível de alinhamento e como obter ou manter o alinhamento daqui para frente. 

O business case para a transformação não é aceito pelos principais interessados

Semelhante à falta de adesão em relação ao alinhamento da estratégia, se as principais partes interessadas não concordarem com o valor do business case para a transformação digital, essas partes interessadas provavelmente resistirão a algumas mudanças necessárias para executar a transformação no futuro.

DICA: certifique-se de saber o que é importante para seus principais interessados ​​e apresente seu caso de negócios de uma forma que mostre o valor que os interessados ​​obterão com essa transformação.

Faltam pessoas experientes em sua equipe de transformação

Uma transformação digital requer experiência muito específica, como profunda tecnologia ou experiência em gerenciamento de mudanças. Reaproveitar os recursos existentes pode parecer uma boa ideia, mas provavelmente você não será capaz de suportar com êxito esse tipo de transformação complexa.

DICA: gaste o tempo inicial para identificar cuidadosamente as habilidades e capacidades de que você precisará para a transformação, e não inicie até que os recursos essenciais estejam disponíveis. 

As expectativas não são claras sobre como os líderes devem liderar e apoiar a transformação

A transformação digital pode ser vista como algo pertencente a um determinado departamento ou função em uma organização. Por exemplo, pode-se esperar que as transformações sejam lideradas pelo Diretor de Tecnologia e pelo Diretor de Transformação. Em vez disso, para que uma transformação seja bem-sucedida, todos os líderes em todos os níveis precisam possuir habilidades de liderança para mudanças. Eles também precisam saber quais práticas de liderança específicas são esperadas deles para apoiar a execução da estratégia no dia a dia

DICA: aproveite os líderes em todos os níveis para ajudar a garantir que a transformação digital seja um sucesso.

Os funcionários não têm certeza de suas expectativas de transformação

Freqüentemente, os funcionários não recebem comunicação suficiente no início do processo de transformação e durante a execução. Eles precisam ser informados sobre o que esperar da mudança, como isso os beneficiará, como seu trabalho diário mudará, o que fazer com as barreiras e o que esperar de seus líderes diretos. Se essas informações não forem comunicadas no momento certo da transformação, a adesão provavelmente será prejudicada.

DICA: comunique “o quê”, “por que”, “como” e “o que vem por aí” aos funcionários no início e durante a transformação. 

Falta reforço para mudanças positivas

Em qualquer transformação, os funcionários e seus líderes são, em última análise, solicitados a fazer algo diferente do que fizeram antes para apoiar a execução da estratégia. Uma das maiores barreiras para uma execução bem-sucedida é a falta de estratégias de reforço embutidas para funcionários e líderes quando eles fazem o que lhes foi pedido. Assim, sem recompensa ou incentivo, é difícil  motivar as equipes a mudar.

DICA: ao planejar transformações digitais, dedique um tempo planejando como você reforçará as pessoas para adoção em todos os níveis da maneira mais eficiente, impactante e sustentável. 

A organização está muito focada em planos de curto a médio prazo

Chegar a uma estratégia sólida em que os principais interessados ​​se alinham é fundamental. Mas, uma vez definida, é importante perceber que ela não deve ser gravada em pedra. Os dados provenientes de fontes externas e internas podem indicar a necessidade de alterar a trajetória de um caminho atual. As organizações precisam demonstrar constância de propósitos, mas também ser ágeis o suficiente para ajustar estratégias com base em dados sólidos.

DICA: crie oportunidades contínuas para as principais partes interessadas revisarem todos os pontos de dados internos e externos disponíveis para garantir que a estratégia ainda se ajusta ao propósito e se move na direção certa.

A transformação digital está nas prioridades do seu negócio ou já está em andamento? Ao iniciar o processo ou mesmo se estiver em um estágio avançado de transformação, considere os pontos acima. Quando você está ciente das armadilhas comuns e dos motivos do fracasso, está melhor equipado para evitá-los, planejando e abordando-os de forma proativa.

E então, gostou do conteúdo? Deixe a sua opinião nos comentários a seguir para confrontarmos com o nosso artigo!