A importância da comunicação interna em pequenos negócios

comunicação interna
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

A comunicação é fundamental para qualquer pessoa e empreendimento, sendo assim, a comunicação interna também é imprescindível para o sucesso de uma empresa, independentemente de qual seja o ramo de atuação.

Ter um bom relacionamento com funcionários e fazer a sua mensagem chegar de forma clara para todos, faz com que o trabalho possa ser muito bem realizado. Isso porque ruídos provocam confusão e atrasos. A consequência é o atraso da entrega e um serviço mal feito. 

Por isso, é importante que os donos de empresa expliquem muito bem o que eles querem com o trabalho e como o funcionário pode realizar. Assim, todos ganham. Pois bem, para facilitar o entendimento sobre o tema, entenda mais alguns pontos!

Como fazer uma comunicação interna eficiente?

A comunicação eficiente pode ser feita de várias formas, por exemplo, através de e-mails, mensagens em aplicativos ou até com recados na parede. O necessário é se fazer entender de forma rápida. 

Entretanto, quando falamos sobre aplicativos de mensagem, é necessário ter cuidado com os grupos com muitas pessoas, para que assuntos aleatórios não prejudiquem o entendimento da mensagem principal.

Ademais, aposte em várias formas de se comunicar como placas de comunicação visual interna, que são importantes para informar questões necessárias, avisos urgentes ou para divulgar a marca de uma forma mais bonita.

Isso porque as placas chamam atenção de qualquer pessoa que entra em um ambiente.

Mas, lembre-se, essas placas precisam ser assertivas e inteligentes para que não haja ruído na comunicação e que quem veja entenda rapidamente qual é a mensagem.

Além disso, reforçamos, novamente, que a comunicação visual para empresas é fundamental, pois é através do visual que uma empresa é conhecida, tanto por seus funcionários quanto por seus clientes.

Isso porque o público sabe identificar só de olhar qual é a marca e qual a sua função. Inúmeros fast foods são conhecidos pela sua comunicação visual, desenhos e cores. Invista nisso porque vai trazer benefícios e fidelizar o seu empreendimento para os clientes.

Comunicação tem relação com pensamento organizado

Uma boa comunicação é sinônimo de organização e conhecimento. Se você sabe o que deseja e o que quer, com certeza vai saber como passar a mensagem de forma a ser entendida por todos. 

Então antes de explicar, planeje bem o que você quer com a ação, e saiba qual é a importância dele e dos passos que precisam ser dados. Assim, você saberá falar para os outros. Entenda os processos, estude o que precisa ser feito, assim a comunicação será melhor.

Com essa assertividade virão bons resultados e uma execução mais bem-feita, de modo que resolvam todos os problemas que a empresa precisa. Ademais, os resultados serão atingidos de uma forma mais rápida.

E também haverá um maior engajamento entre os funcionários. Se o chefe falar de igual para igual com o funcionário, esse vai entender que tem um papel importante na engrenagem da empresa e não vai sentir uma barreira entre ele e os cargos altos.

Quantas vezes você não achou que era para ser feito algo de uma forma e depois que entendeu melhor passou a fazer o serviço de forma mais fácil e rápida? A boa comunicação também evita essas e muitas crises, e fará com que o processo seja mais efetivo e rápido.

Não importa tanto o veículo, mas sim a forma com que a mensagem será exposta. Por isso, aposte em textos rápidos, evite adjetivos e use verbos no tempo presente.

Faça uma introdução que contextualize a situação, desenvolva o tema e feche com uma boa conclusão. Esse macete funciona para textos e conversas. Ter esse roteiro em mente facilita a forma como você falará com os funcionários. 

Entretanto, lembre-se que eles também precisam ser ouvidos. As queixas e reclamações não podem ser encaradas como algo pessoal, mas sim como uma crítica construtiva para que o negócio seja feito da melhor forma possível.

Entenda como é a comunicação em pequenas empresas

Caso a comunicação esteja sendo complicada, contar com uma empresa de gestão empresarial para pequenas empresas é bastante indicado. Isso porque é uma organização especializada em tirar dúvidas e fazer uma auditoria de outros negócios.

Tudo isso faz com que a pequena empresa possa crescer, evoluir e mostrar o seu diferencial em um mercado muito competitivo. Pesquise quais são as melhores e que podem te ajudar de forma mais clara.

Inclusive, em pequenas empresas isso acaba sendo mais fácil, pois são menos pessoas a serem guiadas e não há necessidade de muitos aparatos tecnológicos ou reuniões extensas – um e-mail pode resolver, ou até mesmo uma conversa rápida. 

Isso evita inúmeros problemas e melhora o ambiente organizacional, e também proporciona uma melhor integração entre os colegas. Pois assim, serão evitadas fofocas e graves ruídos de comunicação. 

Ademais, outros métodos também podem ajudar, por exemplo:

Comunicação por papel

A comunicação através do papel é muito efetiva. Por exemplo, a impressão de folders SP ajuda a divulgar para clientes ou pessoas comuns informações sobre a empresa. Afinal, esses materiais são pequenos folhetos e podem ser facilmente distribuídos.

Ademais, o folder pode trazer informações sobre o histórico da empresa e a importância da função ou da atividade a ser divulgada. É fundamental deixar contato e site para que quem pegue o folder possa ter mais detalhes.

Fora o método citado, a empresa também pode apostar em banners e flyers para os colaboradores, informando, por exemplo, algum evento ou ação de resultados que esteja sendo organizada.

Comunicação por tecnologia

Todas as ações citadas dentro do tópico de ‘comunicação por papel’, podem, facilmente, caber aqui. Isso porque, hoje em dia, é possível criar banners, flyers e folders online, facilitando o acesso de qualquer colaborador.

Além disso, a empresa também pode apostar em totens de autoatendimento, que não servem apenas para clientes, mas também para funcionários. Isso porque os totens podem ser usados em eventos internos ou em outros momentos.

Ademais, quando falamos de comunicação por tecnologia, não podemos nos esquecer do e-mail – que já foi citado algumas vezes no artigo. Ele segue em alta, principalmente por ser uma ferramenta fácil de usar e, ainda, querida por muitos.

Comunicação integrada

Por fim, uma outra tendência que vem ganhando cada vez mais espaço é a comunicação integrada. Ou seja, setores conseguem se comunicar mais facilmente por meio de softwares e ferramentas. 

Dessa forma, seja um sistema de compartilhamento de imagem click share ou uma ferramenta de navegação compartilhada, isso tudo pode ajudar a sua empresa a conseguir uma comunicação mais certeira com os funcionários.

Além disso, isso ajuda no momento de compartilhar avisos, pois é maior a certeza de acesso geral.

Comunicação efetiva projeta o sucesso

Todos esses motivos mostram a importância de uma boa comunicação e como ela garante uma maior efetividade do processo empresarial. A comunicação pode ser feita de forma simples, sem a necessidade de grandes empreendimentos ou de equipamentos eletrônicos. 

Pois bem, seja claro e use palavras que todos entendam. Não queira ser muito erudito. Boa comunicação é a que faz com que a mensagem seja entendida por todos, desde o funcionário de menor escala até o presidente de uma empresa.

E em empreendimentos de menor porte isso pode ser mais fácil, já que não há tanta gente. Mas em negócios de maior demanda e funcionários, é preciso tomar um maior cuidado para que todos entendam o que será proposto.

Evite erros de português e crie um roteiro do que será dito e divulgado para os colegas. Não importa o meio de divulgação, seja em placas de sinalização em braille ou banners online, o que importa é a clareza.

Assim, estude qual é o seu empreendimento e o que você deseja com o seu negócio, com essas informações , você saberá tudo sobre o processo e com isso terá mais condições de passar sua mensagem.

Caso tenha dificuldade de comunicação, busque por cursos e livros que façam você entender melhor as técnicas de como se fazer entender. Comunicação tem poder e inúmeras responsabilidades, além de ser o fator que definirá o sucesso ou fracasso da sua empresa.

Para resumir tudo o que foi dito até aqui, para criar uma boa comunicação interna, você precisa:

  • Estudar sobre qual mensagem quer passar;
  • Evitar erros de português;
  • Usar verbos no presente;
  • Escolher o melhor meio.

Pois bem, como visto, seja dentro de uma empresa que fabrica etiquetas adesivas industriais ou dentro de uma grande organização de contabilidade, a comunicação interna é um dos processos mais importantes. Funcionários alinhados = chance de sucesso!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.