Saiba como fazer um planejamento de marketing para a sua empresa

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Depois dos salários dos funcionários, o marketing costuma ser a maior despesa para grande parte das empresas. Como empresário ou profissional de marketing, você não quer ter certeza de que seu investimento está sendo feito da maneira mais produtiva possível? 

Mas o que geralmente acaba acontecendo é que a maioria das empresas tenta diferentes táticas de marketing sem um plano claro e sai com pouco sucesso.

Ou terão sorte e obterão uma grande vitória, mas logo se verão incapazes de dimensionar suas táticas, objetivos e estratégias de marketing  para impulsionar um crescimento consistente.

Neste artigo, você aprenderá como expandir seus negócios estrategicamente e maximizar o ROI gerado a partir de seu investimento em marketing com um planejamento bem definido.

Não sabe como criar um plano de marketing? Acompanhe a leitura a seguir e saiba mais!

O que é um planejamento de marketing?

Um plano de marketing é basicamente um relatório que informa detalhadamente a sua estratégia para o próximo mês, trimestre ou ano. Geralmente, um plano de marketing inclui:

  • Uma visão geral das metas de marketing e publicidade de sua empresa;
  • Uma descrição da posição de marketing atual da sua empresa;
  • Um cronograma de quando as tarefas em sua estratégia serão concluídas;
  • Indicadores-chave de desempenho (KPIs) que você rastreará;
  • Uma descrição do mercado-alvo da sua empresa e das necessidades dos clientes;

Aprender a escrever um plano de marketing força você a pensar nas etapas importantes que levam a uma estratégia de marketing eficaz.  E um planejamento bem definido o ajudará a manter o foco em seus objetivos de marketing de alto nível.

Como criar um plano de marketing?

O plano de marketing pode variar dependendo do seu propósio ou do tipo de organização para o qual se destina. Por exemplo, você pode desenvolver um planejamento de marketing que ofereça uma visão geral de toda a estratégia de uma empresa ou simplesmente focar em um canal específico, como SEO, marketing de mídia social ou de conteúdo.

Vejamos as etapas de como criar um plano de marketing de sucesso:

Faça um resumo executivo simples

Uma das melhores maneiras de fazer com que as pessoas leiam seu plano de marketing é com um resumo executivo bem escrito. Um resumo executivo apresenta aos leitores as metas da sua empresa, triunfos de marketing, planos futuros e outros fatos contextuais importantes.

Basicamente, você pode usar o Resumo Executivo como uma cartilha para o restante do seu plano de marketing.

Inclua coisas como:

  • Objetivos de marketing simples;
  • Métricas de alto nível;
  • Marcos importantes da empresa;
  • Fatos sobre sua marca;
  • Anedotas de funcionários;
  • Metas e planos futuros;
  • E mais;

Tente manter seu sumário executivo breve e direto ao ponto. 

O sumário executivo tem apenas dois parágrafos — curto, mas eficaz.

O resumo executivo informa aos leitores sobre o crescimento da empresa e como eles estão prestes a superar um de seus concorrentes. Mas não há menção de métricas ou números específicos. Isso será destacado na próxima seção do plano de marketing.

Um sumário executivo eficaz deve ter informações suficientes para despertar o interesse do leitor, mas não os atolando com detalhes ainda. É para isso que serve o resto do seu plano de marketing!

O resumo executivo também define o tom do seu plano de marketing. Pense em que tom se encaixa na sua marca? Amigável e bem-humorado? Profissional e confiável? Inspirador e visionário?

Tenha metas de marketing baseadas em métricas

Depois de aperfeiçoar seu resumo executivo, é hora de delinear suas metas de marketing.

Esta é uma das partes mais importantes de todo o plano de marketing, por isso, não tenha pressa e seja o mais claro possível. É recomendável que você defina metas que afetem o tráfego do site, as conversões e o sucesso do cliente — e use números reais.

Evite definir metas vagas como:

  • Obtenha mais seguidores no Twitter;
  • Escreva mais artigos;
  • Crie mais vídeos no YouTube;
  • Aumentar a taxa de retenção;
  • Diminuir a taxa de rejeição;

Em vez disso, identifique as  principais métricas de desempenho  que deseja impactar e a porcentagem pela qual deseja aumentá-las.

Identifique as suas personas

Bem, esta pode não parecer a parte mais importante do seu plano de marketing, mas acho que tem muito valor.

Descrever suas personas de usuário é uma parte importante de um plano de marketing que não deve ser esquecido.

Você deve se perguntar não apenas como obter o máximo de visitantes para sua empresa, mas também como obter os visitantes certos.  

Quem são seus clientes ideais? Quais são seus objetivos? Quais são os seus maiores problemas? Como sua empresa resolve os problemas dos clientes? 

Responder a essas perguntas exigirá muita pesquisa, mas é uma informação essencial para se obter.

Algumas maneiras de conduzir pesquisas de usuários são:

  • Entrevistar seus usuários (pessoalmente ou por telefone);
  • Condução de grupos de foco;
  • Pesquisando outras empresas no mesmo setor;
  • Pesquisando seu público;

Em seguida, você precisará compilar seus dados de usuário em um guia de persona do usuário.

Dedicar algum tempo à identificação de características demográficas, hábitos e objetivos específicos tornará mais fácil para você fornecer seu plano de marketing a eles.

Veja como você pode criar um guia de persona do usuário

A primeira coisa que você deve adicionar é uma imagem de perfil ou ícone para cada pessoa do usuário. Pode ajudar a dar um rosto às suas personas, para que pareçam mais reais.

A seguir, liste as informações demográficas como:

  • Idade;
  • Emprego;
  • Renda;
  • Identificadores;
  • Metas;
  • Desafios;
  • Atividades / Hobbies;

Identificar que a personalidade do seu público-alvo influencia diretamente nas mensagens que você usa em seu conteúdo de marketing.

A maioria das empresas terá alguns tipos diferentes de usuários-alvo. É por isso que é pertinente identificar e criar várias personas de usuários diferentes. Dessa forma, você pode segmentar melhor suas campanhas de marketing e definir metas separadas, se necessário.

É importante que sua equipe ou cliente tenha uma imagem clara de quem é o público-alvo e como eles podem apelar para seus problemas específicos.

Pesquise a concorrência

Em seguida, na lista de verificação do plano de marketing, temos a seção de pesquisa do concorrente. 

Esta seção o ajudará a identificar quem são seus concorrentes, o que estão fazendo e como você pode conquistar um lugar ao lado deles em seu nicho – e, idealmente, superá-los. 

A pesquisa de concorrentes também é extremamente importante se você está começando um blog.

Normalmente, a pesquisa do seu concorrente deve incluir:

  • Quem é sua equipe de marketing;
  • Quem é sua equipe de liderança;
  • Qual é a estratégia de marketing deles (provavelmente envolverá alguma engenharia reversa);
  • Qual é a estratégia de vendas deles (mesmo negócio);
  • Estratégia de mídia social;
  • Sua capitalização de mercado / finanças;
  • Seu crescimento anual (provavelmente você precisará usar uma ferramenta de; marketing para fazer isso);
  • O número de clientes que eles têm e suas personas de usuário;

Além disso, mergulhe o máximo que puder nas estratégias que eles usam em:

  • Marketing de blog / conteúdo;
  • Marketing de mídia social;
  • Marketing de SEO;
  • Marketing de vídeo;
  • E qualquer outra tática de marketing que eles usem;

Pesquise seus pontos fortes e fracos em todas as partes da empresa e você encontrará ótimas oportunidades. 

Crie linhas de base

É muito difícil planejar o futuro se você não sabe onde seu negócio está agora.

Sendo assim, definir as linhas de base permitirá que você acompanhe com mais precisão o seu progresso. Você também poderá analisar melhor o que funcionou e o que não funcionou, para que possa construir uma estratégia mais forte. Isso certamente os ajudará a compreender claramente seus objetivos e estratégia.

Como os dados podem ser intimidantes para muitas pessoas, visualizar seus dados usando gráficos e infográficos ajudará a desmistificar as informações.

Faça o rastreamento de resultados

Encerre seu plano de marketing com uma breve explicação de como você planeja acompanhar ou medir seus resultados. Isso o poupará de muita frustração no futuro, padronizando a forma como você rastreia os resultados em sua equipe.

Como as outras seções de seu plano de marketing, você pode escolher o quão detalhadamente deseja ir. Mas é preciso haver algumas diretrizes claras sobre como medir o progresso e os resultados de seu plano de marketing.

No mínimo, suas diretrizes de rastreamento de resultados devem especificar:

  • O que você planeja rastrear;
  • Como você planeja acompanhar os resultados;
  • Com que frequência você planeja medir;

Mas você pode adicionar mais diretrizes de rastreamento ao seu plano de marketing se achar necessário. Você também pode incluir um modelo que sua equipe ou cliente possa seguir, para garantir que as métricas corretas sejam rastreadas.

Está pronto para desenvolver o planejamento de marketing com as nossas dicas? Veja também Como converter leads de forma rápida?