Entenda a importância de definir bons KPIs para sua estratégia

importância de definir bons KPIs para sua estratégia

KPI é a sigla em inglês de Key Performance Indicator, ou traduzido, Indicador-chave de Desempenho. Tendo isso em vista, é de extrema importância saber como definir bons KPIs, principalmente porque isso pode auxiliar em suas estratégias.

Pois bem, os KPIs, basicamente, são os mecanismos usados para mensurar os valores quantitativos fundamentais dos processos internos da empresa. Então, neste artigo mostraremos a você como eles são importantes para a sua empresa e como utilizá-los.

Primeiramente: o que são KPIs?

O KPIS são os processos que possibilitam um melhor acompanhamento e gerenciamento das estratégias internas que estão sendo aplicadas na empresa, sendo parte essencial na gestão.

A partir dos KPIs é possível que os resultados de campanhas e aplicações de Marketing sejam mensurados em sua totalidade, sendo possível, a partir disso, verificar quais delas estão sendo plausíveis ou não. 

Nesse sentido, é possível ajustar as estratégias e até estabelecer novas metas. Um exemplo de avaliação feita pelos KPIs é em relação ao CAC, ou seja, ao Custo de Aquisição do Cliente.

Deste modo, se o CAC está alto, é preciso que os processos de Vendas e Marketing sejam melhor analisados, e se necessário, mudados. Até porque nenhuma empresa quer gastar mais do que lucrar.

Outro ponto do KPI é sobre taxa de rejeição e visitantes, então, se você tem um blog que fala sobre a sua empresa especializada em licenciamento ambiental, pode utilizar dessa estratégia para levantar pontos bem importantes.

Como escolher um bom KPI?

Para se escolher um bom KPI de acordo com as suas necessidades, é preciso, primeiramente, que você saiba qual é o objetivo da medição. Não tem como desvincular os KPIs dos objetivos, pois eles medirão as performances deles.

É muito importante escolher um bom KPI, até porque, caso isso não aconteça, você pode ter a impressão que está mandando bem, mas na verdade não está e pode ter, inclusive, alguns prejuízos.

Então, dessa forma, se você possui uma empresa de consorcio de veiculos contemplados, deve estabelecer esses objetivos de maneira clara e concisa. A seguir, falaremos quais são as características a serem consideradas em um bom KPI.

Verifique a disponibilidade de mensuração

É preciso que os KPIs estejam disponíveis, já que é impossível medir uma taxa de conversão do site sem antes gerar visitas. Por isso, a importância de verificar qual a disponibilidade de mensuração.

Auxiliar nas decisões inteligentes

O seu indicador-chave de performance deve ajudá-lo a fazer boas escolhas, por isso, a base de dados e informações deve ser ampla para ajudar nas decisões. Assim, possivelmente, você conseguirá resultados muito melhores.

Veja se tem relevância 

Os KPIs precisam indicar os números concretos e realmente relevantes do seu site, então, curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais, não geram o resultado relevante.

Por isso, saiba exatamente qual é o objetivo a ser mensurado com o KPI, assim, você conseguirá executar ações muito mais certeiras.

É importante para o negócio?

Se o KPI conseguir mensurar os dados corretos, indicará qual é a estratégia que está gerando os resultados esperados ou não. Então, se você está crescendo enquanto empreendedor, o KPI deve mostrar isso.

Entenda quais são os tipos de KPI

Os KPIs precisam ser acompanhados constantemente, pois é a partir deles que será verificado se tudo está funcionando corretamente.

Depois de ter verificado todos esses aspectos, é necessário que você verifique qual indicador escolher. Pois bem, eles são divididos por categorias, sendo elas:

Primários

Eles são usados para verificar se organizações, como leads, tráfego, taxa de conversão, custo de aquisição, entre outras, estão funcionando, gerando mais vendas para a empresa, independentemente do ramo de atuação.

Secundários

São os KPIs que são possíveis de acompanhar mais de perto, verificando se a estratégia presente é a mais adequada. É usado para origem de tráfego, (email, redes sociais), os assinantes de newsletter e o custo de lead em cada estágio do funil.

Por exemplo, para geração de leads para as suas empresas de serviços terceirizados, é necessário que você siga os indicadores secundários, pois para gerar leads através de blogs é necessário tráfego, então tráfego total é um KPI secundário.

Práticos

São usados para acompanhar os comportamentos dos usuários e suas respectivas características, como visualizações de site, interações sociais, quais são as palavras-chave mais pesquisadas e os conteúdos mais lidos.

É o ideal para um escritório de contabilidade, pois só por meio dos KPIs primários que será possível verificar se o seu blog sobre contabilidade está tendo a repercussão esperada. Claro que outras empresas também podem fazer uso dele.

Entenda mais sobre a diferença entre métrica e KPI

É importante começar essa explicação dizendo que um KPI não é a mesma coisa que métrica, entretanto, uma métrica pode se tornar um KPI. Isso porque, o indicador é algo que pode ser avaliado completamente, enquanto a métrica só pode ser medida.

Ademais, as métricas são separadas em gerais ou específicas, sendo que as mais gerais são abrangentes dentro do negócio, e as mais específicas dizem respeito a uma área específica.

Quanto às específicas, podemos dizer que são o custo por lead e as taxas de conversão. Enquanto as gerais podem ser definidas como: 

  • Taxa de Churn;
  • MRR (Receita Mensal Recorrente);
  • ROI (Retorno sobre investimento);
  • Ticket médio.

Exemplificando algumas das métricas trazidas, a taxa de churn, por exemplo, é aquela que afere se o seu negócio é sustentável e vai crescer.

Suponhamos que as empresas de prestação de serviços de contabilidade conseguiram captar 150 clientes no primeiro mês. Mas no mês seguinte, perderam 4 desses clientes, ou seja, sua taxa de churn está em 4%.

Já a MRR está relacionada com negócios SaaS, estes que o cliente paga pega utilização do serviço ou produto com mensalidades recorrentes. A intenção dessa métrica é diluir os custos do cliente ao longo do meses.

Pois bem, além disso, existem diferentes categorias de Indicadores de Desempenho, como:

Indicadores de produtividade

São utilizados para mensurar o quanto de recursos uma empresa utilizará para gerar um determinado produto ou serviço.

Suponhamos que a sua empresa de serviços de tradução técnica tenha que investir em um novo programa de aprendizagem, o indicador de produtividade medirá isso.

Indicadores de qualidade

Estes trabalham conjuntamente com os indicadores de produtividade, mas também analisam imprevistos ou erros que podem ter ocorrido ao longo do processo.

Indicadores de capacidade

Analisam a habilidade de resposta de um processo por meio da relação dada entre as produções de saídas feitas por unidade de tempo. Importante dizer que isso pode ser aplicado tanto em empresas de alimentação quanto em outras instituições.

Conheça os KPIs mais comuns do mercado

É importante ressaltar que existem diversas ferramentas e plataformas que podem te ajudar no momento de definir alguns KPIs para a sua empresa, principalmente, visando a possibilidade de encontrar indicadores que são segmentados pelas áreas de interesse.

Porém, é importante ressaltar que você, melhor do que ninguém, saberá quais estratégias podem ser melhor aplicadas em sua organização. Então, seja você um importador de peças para empilhadeiras ou outro profissional, faça uma análise da sua empresa.

Pois bem, os KPIS mais utilizados atualmente são:

  • Receita recorrente;
  • SLA;
  • Stock Out;
  • Custo de aquisição de cliente (CAC);
  • Tempo de retorno de SAC;
  • Market Share;
  • Ticket médio;
  • Lifetime value;
  • Budget x custos;
  • Ociosidade;
  • Turnover;
  • Lead Time;
  • Usuários ativos mensais;
  • Usuários ativos por dia.

Considerações finais

Sabe-se que para que uma empresa funcione adequadamente, ela precisa ter um time que tome as ações necessárias para que todos os resultados esperados realmente aconteçam.

Os KPIs são essas ações, já que é por meio deles que será possível medir todas as métricas escolhidas. Nesse sentido, utilize KPIs como uma ferramenta eficaz e promissora para uma empresa, pois é a partir disso que o crescimento de sua empresa será visto.

Lembre-se que os quesitos que dizem respeito à objetividade, mensurabilidade, verificabilidade e calculabilidade, pois devem ser considerados 

Além disso, planejar todo o processo de aquisição de clientes ou vendas é também parte do que é necessário para construir um processo de KPI que seja realmente válido.

Objetive o bem-estar de sua empresa primando sempre pela qualidade do seu serviço, independentemente do nicho, pois seja um consumidor final ou uma empresa, as boas parcerias são sempre importantes para a construção de autoridade.

Agora que você já sabe todos os detalhes do que são os KPIs, oriente a sua equipe de Marketing a utilizá-los, e tenha em mente que independentemente do investimento, essa é uma ferramenta indispensável para a estabilidade do seu negócio. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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