Conheça as principais ferramentas para melhorar a produtividade

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Enquanto muitas empresas perderam negócios com a pandemia, as oportunidades para outras aumentaram. Se você quer surfar nessa onda gerada pelo aumento da demanda, então saiba que você deve se preocupar em escalar seus negócios.

Os serviços prestados por agências de marketing são basicamente trabalho intelectual, e isso torna o desafio de ganhar escala ainda maior. Isso faz do ganho de produtividade e fluidez do trabalho no time ainda mais importante. 

Para te ajudar nessa missão de otimizar ainda mais a produção para escalar seu negócio, separamos algumas ferramentas que são essenciais. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Ferramentas de produtividade 

A performance do seu time está diretamente ligada à capacidade de escalar serviços. Por isso, é essencial investir em soluções que aumentem a produtividade dos seus profissionais, com qualidade. 

Uma boa liderança e a metodologia certa de gestão podem ser o caminho para um time produtivo. Mas é necessário também pensar em tecnologias que possam automatizar processos e até tarefas, eliminando atividades repetitivas e pouco estratégicas, como estas a seguir. 

Trello 

É uma ferramenta baseada em metodologia ágil e é bastante popular entre equipes de comunicação. É usada para organizar tarefas e gerir projetos. Realiza gestão de projetos, tarefas e fluxos de trabalho. 

Você pode utilizá-la na versão gratuita, que é mais limitada, ou adquirir um plano pago para explorar mais funcionalidades e poder criar vários boards, que é como os projetos são chamados no Trello. 

LuxOne 

Plataforma que permite gerenciar projetos e workflow do time. Entre suas funcionalidades, há criação de relatórios e gráficos, gerenciamento da carga horária dos funcionários e integração com outras ferramentas. 

Google Drive 

Ao fazer upload de arquivos no Google Drive, eles ficam na nuvem e podem ser acessados em qualquer lugar e dispositivo. É uma boa ferramenta para transferir arquivos pesados.

Também pode ser utilizado para compartilhar informações entre colaboradores.

Para completar, é uma das ferramentas mais recomendadas por permitir a edição de projetos em tempo real, otimizando o processo.

Mesmo se ficar offline, é possível verificar o que aconteceu na plataforma, pois há histórico registrando tudo o que foi feito. 

Loom 

Outra poderosa ferramenta para auxiliar na produtividade da equipe, permite gravação da tela para tutoriais, feedbacks ou dicas. A gravação da tela acontece ao mesmo tempo em que a webcam é gravada.  

Tomato Timers 

Cronômetro que permite a aplicação da técnica pomodoro. A técnica foi criada por Francesco Cirillo, no final dos anos 1980, e consiste em pausas de 5 minutos com períodos de trabalho de 25 minutos, porém em alguns tipos de timers de produtividade você pode configurar intervalos diferentes.  

Evernote ou Google Keep 

Duas ferramentas que auxiliam na organização. O Google Keep está disponível nas versões web e em aplicativo para Android e iOS. Nele, é possível guardar links, listas, desenhos, textos e imagens.  

O Evernote possui funcionalidades semelhantes, com criação de projetos com arquivos, links, notas e opção de compartilhar entre colaboradores logados. Há duas versões, a grátis e a paga. Na versão paga, há a possibilidade de distribuir informações e buscar por arquivos e imagens. 

Ferramentas para automação de e-mail 

O e-mail é um dos principais canais de atração e retenção de clientes e, por meio dele, são realizadas importantes estratégias de marketing de crescimento. 

Nós identificamos aqui as melhores ferramentas para automação de e-mail. São elas:  

RD Station 

O software foi criado para organizar melhores campanhas, melhorar os resultados e nutrir leads. Permite que as campanhas sejam criadas e enviadas, além de possibilitar o acompanhamento de métricas, taxa de abertura e de cliques. 

Hubspot 

A ferramenta rastreia as empresas que a agência tem contato, automatiza o envio de e-mails e também organiza a pipeline de vendas. Além disso, gerencia e faz agendamento de tarefas, cria lembretes e rastreia todos os e-mails enviados. 

Active Campaign 

Reúne e-mail marketing, automação de marketing, CRM e Vendas. Há funções como a possibilidade de segmentar listas, templates grátis e interface drag and drop para criar e-mails. Oferece relatórios avançados e monitoramento do site. 

Mautic 

Ferramenta gratuita que permite o gerenciamento de leads e configuração de lead tracking e scoring. Faz o disparo de e-mail marketing e permite edições como inserção de contatos e organização de acordo com filtros, importação de contatos e anexos nos e-mails. 

Ferramentas para gestão de conteúdos 

Algumas ferramentas podem auxiliar e otimizar o processo de criação de conteúdo interno, que é uma chave para um marketing bem-sucedido.

Coogle 

Cria mapas mentais, que são gráficos de fácil entendimento e que podem ser utilizados para apresentar ideias tanto para chefes quanto para clientes.  

Ele organiza ideias e informações de forma atrativa. É diferente de um infográfico, que geralmente utiliza imagens e textos para explicar um conceito.

Os mapas mentais, por sua vez, iniciam com um ponto central e se desenvolvem para fora. Eles são iniciados com uma ideia central e suas ramificações a partir daí. 

Google Docs 

É uma espécie de “Word” do Google. O conteúdo criado fica na nuvem e, por isso, uma grande vantagem é que todo ele pode ser facilmente compartilhado com outras pessoas.

Também permite comentários e sugestões nos documentos, possibilitando a construção coletiva de um projeto ou conteúdo. 

Banco de imagens e vídeos 

Imagens deixam a leitura mais amigável e podem servir para ilustrar melhor um tema. Por isso, um banco de imagens e de vídeos para uso constante é importante. Há bancos gratuitos que cumprem essa função.  

Entre os mais populares bancos de imagens e vídeos gratuitos estão o Pixabay, Pixels, além do RGBStock, Free Digital Photos, Freerange Stock e o Kaboom Pics, que tem opção até de busca por cores. 

Survey Monkey ou Google Forms 

Formulários também são boas ferramentas de interação para criação de conteúdo.

O SurveyMonkey e o Google Form são duas opções para criar questionários online gratuitos, que podem ser utilizados, por exemplo, para coletar feedback sobre atendimento ao cliente ou para entender melhor como os clientes veem sua marca. 

Opte por ferramentas intuitivas, inovadoras e simples de usar. Assim, em vez de criar serviços do “zero”, o seu time fica por conta de desenvolver inteligência para o cliente.

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