Como fazer live no Instagram?

Como fazer live no Instagram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

A Live do Instagram é um método incrível para atrair novos seguidores, engajamento e até mesmo vender produtos.

Mas não há retomadas na ferramenta, o que pode tornar sua primeira transmissão seriamente assustadora. Então, para ajudá-lo a começar, vamos explicar nesse artigo como gravar sua primeira transmissão ao vivo no Instagram com algumas principais dicas para agregar valor real para o seu negócio. 

Pronto para começar? Continue a leitura e saiba mais!

Por que usar o Instagram Live para negócios?

Ao contrário das Histórias do Instagram pré-gravadas ou dos vídeos IGTV, o Instagram Live é um stream totalmente não editado para seus seguidores sintonizarem e interagirem – o que pode ser uma ótima maneira de mostrar o lado mais humano do seu negócio para o seu público se conectar.

E isso não é tudo. O Instagram Live permite que seu público envie comentários e perguntas em tempo real, tornando-o uma das plataformas de vídeo mais interativas do Instagram. 

Essa pode ser uma ferramenta extremamente benéfica para construir uma conexão mais forte entre sua marca e os clientes em potencial, permitindo que você obtenha feedback e insights valiosos – direto das pessoas que mais importam!

A ferramenta também pode ajudar a impulsionar sua descoberta no Instagram. Por exemplo, toda vez que você for ao vivo no Instagram, seus seguidores receberão uma notificação no aplicativo e sua Live será colocada em primeiro plano no feed de Histórias do Instagram. 

Além disso, após a transmissão ao vivo, é possível salvar seus vídeos no IGTV para que permaneçam por mais tempo do que o limite de 24 horas nas Histórias e sejam mais fáceis de serem encontrados por outras pessoas.

Como fazer Live no Instagram?

A Live do Instagram é uma ferramenta muito fácil de usar! Mas antes de começar a transmissão, há algumas dicas a serem consideradas. Veja a seguir!

Ajuste as configurações do Instagram Live

Antes de entrar na Live, é uma boa ideia verificar se suas configurações estão exatamente como você deseja. 

Para acessar as configurações, abra a câmera Instagram Stories e deslize para o modo “Ao vivo”. Toque no ícone de roda no canto superior esquerdo para abrir seus controles.

A partir daí, você pode selecionar quem você gostaria que pudesse ver suas histórias, live, quem pode responder, onde salvar automaticamente e também como pode ser compartilhado.

Filtre comentários ofensivos

Se você preferir não ver palavras inadequadas nos comentários em seu Instagram Live, pode ocultar automaticamente os comentários ofensivos e filtrar manualmente os que contêm palavras ou frases específicas. Isso é algo que realmente recomendamos fazer, especialmente se você for uma grande marca com muito engajamento. 

Abra as configurações do Instagram, role para baixo até “Privacidade”, selecione “Comentários” e alterne “Ocultar comentários ofensivos” de “Desligado” para “Ligado”. 

Para filtrar comentários que contenham frases específicas, alterne “Filtro manual” de “Desativado” para “Ativado” e digite as palavras ou frases que deseja filtrar separadas por vírgulas.

Como entrar ao vivo no Instagram?

Passo 1: abra a câmera Instagram Stories e deslize para o modo “Live”. Você poderá ver quantos de seus seguidores estão atualmente ativos no aplicativo Instagram, o que é um bom indicador de quantas pessoas receberão uma notificação no aplicativo se você for ao vivo imediatamente.

Passo 2: toque no ícone “Ao vivo” para iniciar sua transmissão, certificando-se de ter uma conexão de Internet forte e estável.

É uma boa ideia dar aos seus seguidores alguns momentos para se juntarem antes de pular direto para o foco da sua sessão ao vivo, então considere manter a tela em espera ou conversar um pouco por um minuto, ou dois.

Passo 3: quando a transmissão ao vivo estiver em andamento, você pode escolher entre uma série de recursos para tornar sua transmissão mais envolvente: 

Nº 1: compartilhe perguntas de seus espectadores na tela tocando no ícone de ponto de interrogação. Observação – Você só pode compartilhar uma pergunta depois que um espectador a enviou durante a transmissão

Nº 2: envie uma mensagem direta para alguém sobre o seu Instagram Live tocando no ícone do avião de papel.

Nº 3: convide alguém para co-hospedar seu Instagram Live tocando no ícone de rostos.

Nº 4: aplique um filtro de Histórias do Instagram à sua transmissão tocando no ícone do filtro. É uma boa ideia decidir qual filtro deseja usar com antecedência, para poder localizá-lo e aplicá-lo o mais rápido possível!

Nº 5: compartilhe uma imagem ou vídeo na tela de transmissão tocando no ícone do rolo da câmera no canto direito da tela.

Quando você adiciona uma imagem ou vídeo do rolo da câmera, o stream de vídeo ao vivo se move para o canto superior direito da tela de transmissão, em cima de qualquer mídia que você escolheu compartilhar.  

Você pode até adicionar várias imagens e vídeos, um após o outro, para criar um efeito legal de “apresentação de slides” durante a Live. Basta tocar na próxima imagem ou vídeo que deseja compartilhar no painel na parte inferior da tela.

Nº 6: toque em “Comentário” para adicionar um comentário à transmissão ao vivo. Você também pode fixar um comentário na parte superior do feed tocando e segurando-o.

Como criar um excelente conteúdo ao vivo para o Instagram para o seu negócio?

Agora que você sabe como fazer uma transmissão ao vivo, podemos descobrir o que é uma ótima estratégia para o Instagram Live!

Aqui estão algumas dicas principais para hospedar Lives no próximo nível que geram valor real para o seu negócio: 

Comece a operar quando seu público estiver mais ativo

Estar ao vivo quando seus seguidores estão mais ativos é uma das maneiras mais fáceis de tornar sua vida no Instagram mais bem-sucedida. 

O Instagram enviará uma notificação no aplicativo para todos os seus seguidores que estiverem online no momento da sua transmissão, portanto, quanto mais pessoas receberem esse aviso, melhor! 

Mas como você pode prever quando seu público estará online antes do tempo? A melhor maneira de fazer isso é estudando tendências de dados históricos para entender quando seu público é normalmente mais ativo no Instagram.

Considere sua iluminação e localização 

Planejar o local e a iluminação de seu Instagram ao vivo pode ter um grande impacto na aparência profissional de sua transmissão.

Considere um pano de fundo do seu Instagram Live que apoia a mensagem da sua marca. Por exemplo, uma configuração de branco mínimo com plantas criará uma estética totalmente diferente para uma parede com fotos no estilo de álbum de recortes.

Se a sua marca é divertida e lúdica, pense em como refletir isso com o uso de cores. Por exemplo, um pop brilhante de pastel pode mudar instantaneamente o tom do seu Instagram Live e torná-lo mais parecido com a marca.

Em termos de iluminação, a luz natural é sempre a opção mais acessível (e muitas vezes a melhor). Considere também o que pode criar sombras indesejadas em sua transmissão e faça o possível para evitá-las. 

Se você pode usar luz natural (de uma janela) ou realmente estar do lado de fora, esta é sempre uma ótima opção. Você notará que a qualidade da sua filmagem parecerá mais profissional do que a filmagem interna ou com flash. 

Tenha um plano de conteúdo claro

Como acontece com qualquer conteúdo de vídeo, é muito importante ter uma visão clara do que você vai cobrir na transmissão ao vivo do Instagram. Ter um plano claro ajudará a evitar pausas estranhas e também garantirá que você atinja todos os pontos importantes de sua agenda de negócios.

Uma das melhores maneiras de planejar sua transmissão ao vivo é pensar nela como tendo um começo, meio e um fim – ou mais especificamente, uma introdução, um ponto focal e uma conclusão – e anotar as mensagens mais importantes para obter durante a transmissão.

É igualmente importante decidir que formato você seguirá com antecedência, para que sua transmissão seja o mais suave e profissional possível. O Instagram Live permite que você compartilhe imagens ou vídeos, convide outras pessoas para co-hospedar em uma tela dividida ou simplesmente compartilhe a tela da câmera com seus espectadores.

Mantenha suas metas de negócios na frente e no centro

Existem centenas de motivos para ir ao vivo, então definir o que é mais importante pode ajudar a manter sua transmissão focada, eficaz e mensurável!

Isso pode ser criar entusiasmo em torno do lançamento de um produto, espalhar notícias sobre uma atualização importante da empresa, obter feedback do cliente em tempo real, impulsionar as vendas de uma linha de produtos existente ou posicionar sua marca como especialista em um determinado domínio.

Com objetivos claramente definidos, você pode regularmente dar um passo para trás e certificar-se de que seu plano de conteúdo do Instagram Live os apoia totalmente. 

Por exemplo, se sua meta é direcionar o tráfego de volta para um produto em seu site, você pode planejar que um membro de sua equipe envie uma “pergunta” durante a transmissão que inclua o link, para você poder compartilhá-la na tela. 

Gostou do artigo? Se você ainda não começou a usar o Instagram Live para negócios, agora é a hora!