Como montar uma estratégia de marketing integrado?

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Conforme o mercado vai evoluindo, é preciso que as estratégias utilizadas pelas empresas acompanhem esse desenvolvimento. Para isso, existe o marketing integrado, que pode ser uma ferramenta muito efetiva, mas que precisa de alguns cuidados. 

Primeiramente é preciso compreender o que é esse mecanismo. Pois bem, ele está relacionado com a ação de combinar todas as áreas de uma empresa e funções ao marketing. 

Isso é feito com o objetivo de deixar a experiência do cliente melhor. Consequentemente, a empresa gera um relacionamento mais duradouro e agradável com os seus consumidores. 

Um exemplo de como o marketing integrado pode ajudar é para uma empresa que vende corte e dobra de chapas. Se o cliente desejar realizar alguma troca ou devolução, ele contatará uma área que resolverá seus problemas, sem direcioná-lo repetidas vezes. 

Isso se torna possível, pois os setores estão todos conectados, então, cada funcionário tem acesso ao plano geral, principalmente para conseguir atender o cliente da melhor maneira. 

Essa estratégia se torna tão essencial, uma vez que os canais de comunicação com o consumidor são mais eficientes e, como é o meio de contato direto com ele, isso cria uma imagem boa da marca na visão dele. 

Logo, para que ela funcione, é necessário que seja aplicada de forma contínua e com o apoio geral da equipe, uma vez que ela deve estar integrada. 

Entretanto, é vital ressaltar que ela não está direcionada exclusivamente ao setor de marketing. Ela relaciona esse departamento e suas ferramentas com as outras áreas da empresa.

Seu objetivo é criar formas que unifiquem a empresa e a auxiliem a alcançar os objetivos estabelecidos. Porém, a principal função é proporcionar um atendimento de qualidade ao consumidor.

Conheça algumas vantagens da estratégia

Implementar o marketing integrado nas empresas pode ser uma estratégia muito vantajosa para ela. Por isso, serão citados alguns benefícios dessa ação:

  • Agrega valor à marca;
  • Melhora a aceitação;
  • Fideliza os clientes;
  • Ganho de poder de atração;
  • Diminui gastos desnecessários;
  • Aumenta a produtividade. 

Portanto, para que haja melhor compreensão de como cada um desses tópicos pode ser obtido graças à estratégia, eles serão analisados separadamente e com mais detalhes.

Sobre o valor

O tipo de empresa que consegue se destacar no mercado é o que consegue trabalhar de maneira organizada e focada, com todos os funcionários buscando alcançar um mesmo objetivo.

Quando ela insere o marketing integrado, ela permite que todas as suas áreas façam suas tarefas em harmonia, com análise do mercado, dos consumidores, do financeiro e os outros. Assim, aumenta-se as vendas e agrega um valor à marca. 

Sobre a aceitação

Durante o marketing integrado, todas as situações que levaram um sentimento desagradável ao cliente serão analisadas, mudando-as e melhorando as etapas para resolver esses problemas rapidamente. 

Por exemplo, se uma empresa de consultoria ambiental percebe que tem um problema na parte de atendimento às dúvidas, ela consegue mudar esse ponto e melhorar a aceitação do cliente em relação à marca.

Sobre os clientes

Quando uma empresa tem uma equipe que trabalha de acordo com o necessário, seguindo uma organização e análises diversas, ela consegue realizar um trabalho mais eficaz e rápido. 

Isso favorece muito no momento de fidelizar os clientes, pois com um atendimento melhor, ele se sente mais satisfeito, voltando a adquirir determinado produto e o indicando para seus conhecidos. 

Sobre a atração

Consequentemente ao ponto anterior, os clientes satisfeitos iniciam uma rede de recomendações para seus colegas. Dessa forma, o alcance é muito maior, aumentando o poder de atrair novos clientes que não conheciam a marca até então. 

Esse ponto é essencial, pois é muito mais efetivo, uma vez que o potencial consumidor analisa a opinião positiva de alguém que já utilizou o serviço e pode falar com propriedade sobre a experiência que teve. 

Por exemplo, se um cliente que contratou o serviço de uma agência de eventos SP ficou satisfeito com o trabalho, ele propagará elogios sobre ela, aumentando a chance de seus colegas adquirirem o que é ofertado, pois confiam na opinião dele. 

Sobre os gastos

Quando uma empresa está integrada, seus funcionários têm conhecimento das atividades que devem exercer e dos prazos corretos, diminuindo o risco de fazer algo errado ou passar informações erradas. 

Dessa forma, além de diminuir os gastos com estratégias que não funcionam para a empresa, ela diminui o gasto de tempo com trabalhos desnecessários e que já foram feitos por outro colaborador. 

Um exemplo: em uma empresa de coleta de lixo com marketing integrado, os funcionários da publicidade terão acesso ao orçamento, sem fazer qualquer projeto sem esse conhecimento. Assim, não perdem tempo planejando de novo para arrumar esses pontos. 

Sobre a produtividade

Ter uma empresa que conhece o que faz e que caminha em direção a um objetivo específico, possível e com visão de futuro, permite que os funcionários se sintam mais empolgados para trabalhar, aumentando a produtividade geral. 

Dicas de como construir uma estratégia eficaz

Além de incluir o marketing integrado na empresa, ele deve ser feito de maneira eficaz para poder desencadear os resultados desejados. Então, pensando nisso, separamos algumas dicas para isso. São elas:

Utilizar o omnichannel

Esse conceito está relacionado com unir todos os canais de comunicação com o consumidor que uma empresa utiliza. Então, a estratégia serve para unificar a experiência de compra. 

Ou seja, significa integrar esses pontos de comunicação para conseguir melhorar a satisfação do cliente no momento que adquire um produto, consequentemente, melhorando o relacionamento dele com a empresa.

Estudar a persona

Para que as estratégias criadas sejam eficazes e proporcionem resultados para a empresa, ela precisa definir um cliente ideal, uma persona da marca, com base nas características dos seus consumidores. Assim, ela compreende seus hábitos de consumo e interesses.

Sabendo dessas informações, ela consegue direcionar suas estratégias para os gostos desse cliente, tendo mais sucesso, pois sabe que o que será entregue o interessa, da maneira mais agradável.  

Por exemplo, se uma fábrica de arruelas sabe que seu público é, em geral, lojas de utensílios de construção, ela pode focar suas estratégias para atrair essas pessoas e aumentar o consumo. 

Usar a tecnologia

A tecnologia é uma fonte rica de plataformas para facilitar a integração das equipes. Utilize ela para organizar as tarefas e acompanhar o desenvolvimento das atividades. As planilhas compartilhadas são uma ótima alternativa. 

Por exemplo, para as empresas de contabilidade, é muito favorável compartilhar os resultados das ações em outras instituições, para que todos os funcionários consigam analisá-los e continuar planejando projetos que não ultrapassam o disponível. 

Melhorar os canais de comunicação

É muito importante melhorar a experiência do cliente em todos os canais de comunicação. Isso porque uma marca não cria uma imagem sólida se seu atendimento é bom apenas em certos locais, ela deve ser uma maneira geral. 

Então, ser rápido e estar presente de fato para atender o consumidor na plataforma que ele desejar, melhora a visão que ele tem dela e o relacionamento entre eles. 

Integrar todas as equipes

Um dos pontos mais importantes é manter as equipes integradas. Isso porque elas são as responsáveis por colocar o planejamento em prática. Então, é necessário promover ações de integração entre os funcionários e estimular a comunicação para que isso se mantenha.

Além disso, ter uma equipe trabalhando em harmonia diminui o stress do trabalho, pois ela tem a comunicação sob controle e a utiliza para resolver os problemas que surgem. Consequentemente, aumenta-se a produtividade e a qualidade do serviço. 

Por exemplo, se uma fábrica de tubos de aço tem os funcionários da publicidade trabalhando de acordo com os do financeiro, as estratégias usadas são mais rápidas e eficazes.

Cuidar do conteúdo

Quando há conhecimento da persona e de qual conteúdo será postado, é possível utilizá-lo em mais de um canal de comunicação. Dessa forma, diminui-se o tempo gasto com essa produção e aumenta os resultados, pois consegue atingir mais pessoas.

Por exemplo, se uma empresa de gerenciamento de resíduos decide produzir um documentário sobre determinado assunto para postar em seu blog, ela pode pegar pequenos momentos dele e postar nas redes sociais, aumentando o público. 

Pense sempre no cliente

É imprescindível lembrar que o foco da estratégia de marketing integrado é agradar o cliente. Então, quando as ações forem colocadas em prática, é preciso analisar a experiência do consumidor, para poder torná-la o mais agradável possível.

Conclusão

Como considerações finais, é importante relembrar que utilizar o marketing integrado pode proporcionar diversas vantagens para uma empresa. Contanto, as etapas de sua realização devem ser feitas com cuidado para serem eficazes de fato.

Um último ponto muito importante de ressaltar é que essa estratégia deve ser realizada de maneira contínua, para conseguir afetar sempre os seus clientes e manter um relacionamento agradável e benéfico com eles. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.