Como criar uma bio para o Instagram que desperte a atenção dos usuários?

Como criar uma bio para o Instagram que desperte a atenção dos usuários?
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Com certeza você já leu vários conteúdos para desenvolver uma estratégia eficiente nas redes sociais, não é mesmo? Mas, existe um elemento que você talvez não esteja dando atenção e que é fundamental para um bom gerenciamento de redes sociais: a bio do Instagram.

Preparamos este post para explicar a importância de ter uma biografia completa no perfil do Instagram e para dar dicas de como otimizá-la para chamar a atenção dos seguidores. Continue a leitura a seguir e saiba mais!

O que é a bio do Instagram?

A biografia do Instagram é crucial, pois a partir dessa leitura é que o visitante decide se seguirá ou não o seu perfil, além de ser o único local desta rede social que permite um link clicável.

Essa área também permite que o usuário utilize outros recursos, como emojis, hashtags e breves informações sobre a empresa.

Há disponibilidade para 150 caracteres para mostrar aos visitantes quem é você, o que oferece e por quais motivos eles devem seguir e se importar com aquele perfil. Então, vale a pena investir um tempinho para que ela fique bem elaborada e encante de cara os seus visitantes!

O que colocar na biografia do Instagram?

Antes de começarmos a desenvolver um roteiro de como otimizar a bio do Instagram, vamos entender um pouco como é o “esqueleto” dessa área e o que é possível fazer por lá.

Nome

O texto inserido por você neste campo aparece em negrito no topo de sua biografia. É necessário incluir o nome de sua marca com até 30 caracteres, para você poder trabalhar de maneira mais eficiente, colocando informações além do próprio nome (uma palavra-chave, por exemplo).

Este campo é o que está incluído nas pesquisas que o usuário faz no Instagram, então dê atenção a ele!

Nome de usuário

Escolha com cuidado! Ele deve ser condizente com o seu identificador em outros perfis, de modo a facilitar que o seu seguidor marque sua página em mais de uma rede social.

Website

Você pode acrescentar seu blog, site ou até mesmo outra rede social para divulgação. E o melhor de tudo: você pode alterá-lo quando quiser!

Tente usar um encurtador de URL para que não fique com uma aparência poluída, ok? Se quiser utilizar um código de acompanhamento, melhor ainda! Assim, torna-se possível obter estatísticas sobre os seus visitantes do Instagram.

Como montar uma biografia no Instagram?

A bio de uma marca precisa explicar quem você é, o que faz, além de transmitir uma personalidade única. Uma ótima pedida para um curto espaço de 150 caracteres).

Assim como você considera os outros elementos do seu perfil para uma estratégia eficiente, está na hora de focar em como otimizar a bio do Instagram.

Use emojis

Às vezes, você pode considerar os emojis muito fofos para usar na maior parte da comunicação de sua marca. Mas é interessante que você adicione nessa caixa de ferramenta do Instagram.

O emoji escolhido (rostos, animais, símbolos mais contidos ou cartas), cria certa personalidade para a sua página. Como são poucos os caracteres, um emoji pode valer mais do que mil palavras! Aquele utilizado de maneira correta pode dizer aos seus visitantes mais sobre a sua empresa e o que representa. 

Acrescente palavras-chave

As palavras-chave são utilizadas para melhorar a rastreabilidade do perfil. Por isso, elas costumam ser encontradas em biografias no Instagram. 

Pense nos termos para os quais você deseja ser encontrado quando os usuários o digitarem na barra de buscas. 

Por exemplo, se você tem um escritório de advocacia que é especializado em impostos, pode ser uma boa ideia aplicar a keyword “direito tributário” nesse espaço.

Coloque as informações com espaçamento ou quebra de linhas

Colocar todas as informações em um bloco de texto pode deixar a página poluída e cansativa de chegar até o fim dessa leitura, mesmo que pequena. Por isso, divida as informações em quebra de linhas ou espaçamento.

Um texto precisa ser escaneável, ou seja, bem apresentável e mostrar as principais informações de forma clara e objetiva. Na bio do Instagram não é diferente! Apresente tudo o que for de interesse do seu visitante com clareza.

Utilize hashtags

As hashtags são ferramentas poderosíssimas para qualquer estratégia. Com elas, é possível coletar conteúdo gerado pelo usuário.

O jeito mais fácil de ter acesso a essas interações é por meio de hashtags! Coloque-as em sua bio para que seus usuários as reconheçam e compartilhem o conteúdo da sua marca no próprio feed. A partir delas, você terá fácil acesso a esses compartilhamentos e pode, inclusive, participar da interação.

Introduza CTAs

Como em qualquer boa comunicação e marketing, os CTAs são fundamentais para a eficiência da estratégia.

Uma boa dica é lembrar os seus seguidores com postagens esporádicas no feed e a famosa frase para que eles acessem: “link na bio”.

Informe os seus interesses

Como você sabe, o Instagram é uma rede social, uma praça virtual para encontrar e interagir com pessoas com gostos semelhantes.

Portanto, listar os seus interesses é um ótimo ponto de partida para atrair pessoas com ideias parecidas e aumentar o seu círculo social.

Use fontes diferentes

O uso de fontes diferenciadas é um ótimo meio de chamar a atenção do usuário. Para isso, é necessária a utilização de ferramentas externas. Mas adote a estratégia com moderação, escolhendo um tipo de letra que combine com o estilo do seu público.

Assim como a estratégia de conteúdos, essa área do seu perfil não pode, de modo algum, ser negligenciada. Ela é parte fundamental para o sucesso de qualquer negócio nas redes sociais.

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