Dicas para promover sua marca no Twitter

pile-of-3d-twitter-logos (1)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Ter destaque nas redes sociais é o objetivo das empresas que trabalham a sua comunicação no ambiente digital. Promover sua marca no Twitter, Facebook ou Instagram pode favorecer a visão do público sobre os seus negócios.

Não existe uma fórmula específica para todas as redes, pois cada uma apresenta as suas especificidades, possibilidades, e dessa forma desafios diferentes. Cada rede possui uma característica própria, mas nenhuma é tão rápida e compacta como o Twitter.

A popularidade do Twitter

Criado em 2006, o Twitter é hoje uma das redes sociais mais populares, muito por parte do seu conteúdo ágil e segmentado. Diferentes assuntos e temas são discutidos de forma frequente, acompanhando os acontecimentos muitas vezes em tempo real.

Isso se dá pela praticidade da rede, que funciona principalmente por meio de textos curtos, que justamente por sua forma reduzida precisa causar impacto para que ele receba atenção entre os usuários, chamados aqui de seguidores.

No início o Twitter suportava textos com apenas 140 caracteres, destacando a necessidade do público de utilizar frases rápidas, reduzindo a sua comunicação ao máximo, para que o conteúdo completo fosse disponibilizado nesse pequeno espaço.

Com o tempo, a rede notou a necessidade do público por um lugar maior para se comentar, principalmente com a inclusão e popularização de elementos de apoio aos textos, como imagens, vídeos e links para conteúdos terceiros, como sites ou blogs.

Pensando nisso a rede trabalha hoje com o número de 280 caracteres, o dobro de dígitos com o qual trabalhava antes, permitindo mais possibilidades para as marcas, que podiam divulgar seus produtos e trazer um conteúdo diferenciado no mesmo tuíte.

Dessa forma, uma empresa de engenharia elétrica consegue agora comentar sobre seus serviços, divulgar o seu site e fazer um comentário breve dentro de uma mesma postagem, sem precisar de vários tuítes seguidos para uma comunicação em conjunto.

Outra ferramenta a tornar o Twitter em um site popular é o caráter de urgência que ele traz ao seu conteúdo, por mais que ele não atue com postagens temporárias, como acontece com o Facebook e o Instagram, por meio da ferramenta Story.

A rede até chegou a testar essa modalidade por meio do Fleets, estilo de postagem que tinha a validade de 24 horas e era exclusiva da versão mobile do aplicativo, sem a possibilidade de acessá-los no navegador do seu desktop, por exemplo.

Essa ferramenta teve inclusive os primeiros testes realizados no Brasil, diante a popularidade que a rede possui no país, mas por fim acabou desistindo do formato em agosto de 2021.

O caráter imediato do Twitter se dá, na verdade, pela facilidade com o que um conteúdo pode ser postado na rede, justamente pelo número reduzido de caracteres. É uma rede convidativa para se tecer comentários sobre o que ocorre naquele momento.

Essa facilidade faz da rede social um lugar propício para se achar comentários sobre uma grande festa que aconteceu em São Paulo, digitando-se apenas “agência de eventos SP” na barra de pesquisa, nomeada como uma área de exploração.

A rede dá destaque aos conteúdos em tempo real, por meio dos chamados Trending Topics, os tópicos de conversação mais populares naquele momento, o que acaba destacando eventos como jogos de futebol, premiações de TV e competições esportivas em geral.

Qualquer tipo de evento ou cerimônia que reúna um grupo de espectadores ao mesmo tempo, pode se tornar um trending topic, através dos usuários comentando o que acontece em tais espetáculos, mesmo que eles não tenham tido um contato prévio entre si.

E se o público está presente de forma tão atuante, esse é um ambiente propício para as empresas que buscam se conectar com seus clientes, podendo usar dessa rede em comum para fortalecer os laços com seus atuais e possíveis consumidores.

Abrindo um contato direto com o seu público

Diante a diversidade de assuntos comentados, todas as marcas podem encontrar o seu nicho de público dentro do Twitter, pois apesar da rede ter um grande destaque com o público jovem, ela conta com um número cada vez mais diversificado de públicos.

Uma empresa de consultoria ambiental, por exemplo, pode se destacar na rede tecendo comentários relevantes sobre o universo do meio ambiente, o que evidencia com usuários que pesquisam e interagem sobre o tema.

Ao mesmo tempo, ela pode divulgar seus serviços para o público empresarial e para o consumidor final, já que ambos podem se encontrar no Twitter, diante da sua popularidade e suas possibilidades comerciais.

A comunicação usada pelas marcas também pode ditar o sucesso dela nas redes, sendo necessário adaptar o discurso para aquele usado pelo público do site, que se comunica por meio de referências a conteúdos terceiros ou de via cômica, os chamados memes.

Para se conectar ao público não basta estar presente nas redes, é preciso saber como estreitar os laços com a sua audiência, através de um bom planejamento de comunicação, e uma ótima adaptação dele para o caráter único e segmentado do Twitter.

Como se destacar no Twitter

Para se promover nas redes sociais é necessário seguir as regras estabelecidas não só pelas companhias, mas pelo comportamento ditado pelo público ali presente. No Twitter, especificamente, algumas dicas podem garantir uma boa performance na rede, tais como:

  • Tenha uma boa apresentação;
  • Poste nos horários certos;
  • Torne seus tuítes visualmente chamativos;
  • Aposte em postagens relevantes;
  • Saiba o que o seu público fala de você;
  • Não tenha medo de usar anúncios.

Pois bem, para deixar isso ainda mais claro, listamos com mais detalhes cada um dos pontos:

Tenha uma boa apresentação

Logo após abrir o seu perfil, é preciso prestar atenção nas configurações dele, utilizando imagens que destacam o caráter profissional ou descontraído da sua marca, dependendo do estilo de comunicação que você pretende adotar.

Por exemplo, empresas de segurança patrimonial precisam passar uma sensação de proteção e segurança em sua comunicação, no que envolve tanto o estilo de diálogo mais formal, como na forma em que sua empresa se apresenta visualmente.

Nesse caso específico de uma empresa de segurança, seria interessante uma foto de perfil que destacasse o logotipo da companhia, de forma a apresentá-la ao público, com o banner de capa podendo ser uma imagem relacionada à vigilância, como câmeras de segurança.

Mudar o nome de usuário para ações comerciais específicas pode ser interessante, mas fazer uma troca frequente pode confundir os seus seguidores. A mesma coisa pode ser dita sobre as fotos de perfil e de capa.

Poste nos horários certos

Assim como você busca destacar a sua empresa no Twitter, seus concorrentes também estão atuando com esse intuitos, além de todos os outros usuários comuns da rede. Logo, para garantir que seus tuítes cheguem ao público, é preciso prestar atenção no horário.

Fazer postagens nos horários de pico, momentos em que o maior número de usuários está online, aumenta as chances do seu conteúdo ser avistado em tempo real. Essencial para quem realiza algum tipo de campanha específica.

Como uma empresa de automação residencial, que anunciou os seus serviços no intervalo de uma competição esportiva. Ao mesmo tempo, tal companhia divulgou em seu perfil o link para o seu site. É preciso que ambos cheguem ao público na mesma hora.

Além disso, postar em dias e horários de pico – o que no Twitter costuma acontecer às sextas e aos finais de semana – garante um melhor índice de CTR (taxa de cliques em um anúncio).

Torne seus tuítes visualmente chamativos

Mesmo sendo uma rede muito focada no conteúdo de texto, o Twitter vem destacando o uso de vídeos, imagens e gifs (imagens em movimento), tornando-se uma rede cada vez mais interativa.

Para o mercado consumidor, isso significa uma oportunidade a mais para divulgar os seus produtos, como empresas de limpeza e conservação, que podem postar a diferença de um local antes e depois dos seus serviços.

Aposte em postagens relevantes

Apesar de estar caminhando nesse sentido, o Twitter não é uma boa rede para servir de vitrine para os seus produtos. É importante sim divulgá-los, mas utilizando de ferramentas complementares, como uma comunicação própria, interagindo com o público.

Pelo seu espaço menor para conteúdo, o Twitter se destaca como uma rede de apoio, para informações mais completas, disponíveis em seu site ou blog.

Saiba o que o seu público fala de você

É importante analisar a reação do público ao seu conteúdo, seja interagindo com suas postagens ou até mesmo comentando espontaneamente.

Por exemplo, uma empresa que trabalhe com serviços para condomínios pode pesquisar por “adm condominial” e ver se a sua companhia está sendo positivamente falada.

Não tenha medo de usar anúncios

Assim como outras redes, o Twitter também oferece a possibilidade de promover o seu conteúdo de forma paga, por meio de anúncios no Twitter Ad.

Tuítes promovidos alcançam um número maior de usuários, e podem ter um desempenho ainda melhor se o seu conteúdo for bem idealizado, tanto para o público segmentado, que já acompanha o seu perfil, como para os seguidores em potencial.

Considerações finais

A verdade é que o Twitter é uma rede social com grande possibilidade de se realizar um conteúdo mais especializado, diferentemente do caráter mais amplo de outros sites.

Uma empresa de terceirização, assim como uma marca de sabão em pó, podem encontrar suas audiências ali, e se conectarem a elas. Públicos convergentes em alguns casos, por meio de uma comunicação compacta e divertida. Como o Twitter em si.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.