Por que adotar um calendário de publicações para suas redes sociais?

calendário de publicações
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Com a pluralidade das redes que possuem um certo destaque na internet, é importante para uma empresa estar presente em todas elas, o que exige um certo controle, pois cada uma apresenta características diferentes. Um calendário de publicações pode auxiliar nisso.

Assim como as atividades em uma fábrica precisam passar por um controle de qualidade, com os supervisores de cada área gerindo as suas respectivas equipes, de acordo com as atividades necessárias para o trabalho na instituição, o mesmo acontece na internet.

Ao se tornar um canal profissional de comunicação, a internet passou a contar com a mesma responsabilidade que uma empresa tem com os seus processos internos e externos, levando os seus produtos ou serviços para um público.

Esse sistema pode ser mais claro para uma empresa que atua especificamente na internet, como uma companhia que comercializa modelos de formação online, como um curso de excel avançado EAD (Ensino a Distância).

Por outro lado, esse mesmo tipo de compromisso é necessário quando se pensa em uma rede de restaurantes, pois mesmo atuando com produtos e com áreas distintas, um digital e outro físico, a comunicação nas redes sociais é algo praticado por ambos.

Para competir pela atenção dos usuários nessas plataformas, é preciso entregar conteúdos com uma regularidade frequente, para que eles se destaquem não só contra os seus concorrentes, mas com todas as entidades presentes na internet.

E para auxiliar a sua equipe de marketing e conteúdo nesse processo, adotar um calendário de publicações pode ser uma boa ideia. Ainda melhor, pode ser a ferramenta responsável por um processo completo de otimização da comunicação realizada por sua empresa.

Como funciona um calendário de publicações?

Tendo um nome bem intuitivo, um calendário de publicações serve como uma ferramenta de auxílio, como uma agenda, na qual é possível anotar todas as informações necessárias à uma postagem, e como a melhor compartilhar com o público.

Realizando uma função similar a um sistema de compartilhamento de imagem click share, que é um dispositivo de programação que permite que uma imagem seja transmitida de forma prática e eficaz por um projetor, conectado a um computador, celular ou tablet.

Um calendário de postagens pode atuar organizando os conteúdos a serem postados, com base em informações específicas, como:

  • Dia da publicação;
  • Horário da postagem;
  • Formato da publicação;
  • Segmentação do público;
  • Em quais redes o conteúdo será postado.

Além dessas informações ajudarem a definir todo o processo de comunicação de uma empresa, esse controle de dados pode resultar em um número maior de conversões, visto que os conteúdos de apelo comercial irão atingir um público maior.

Fora a definição do conteúdo a ser postado, um calendário de publicações também lida com a sua própria formatação, que se adapta ao apelo profissional que o responsável pela definição busca dar a essa ferramenta de apoio às ações de comunicação.

Isso porque esse calendário pode ser organizado em planilhas, produzidas em ferramentas como Excel e Google Sheets, mas também em documentos de edição escrita, como o Word, um bloco de notas ou até mesmo anotações em um calendário em si.

Enquanto empresas de grande porte podem lidar com um software de inteligência artificial, que as ajude nesse processo de identificação de postagens, um influenciador digital em começo de carreira pode fazer esse planejamento com um lápis e um caderno.

Independente das ferramentas utilizadas, a implementação dessa estratégia é capaz de identificar o momento ideal de se realizar algum tipo de postagem, prevendo, por exemplo, datas comemorativas e eventos dignos de serem mencionados.

O dia das mães pode ser uma data propícia para uma loja de cosméticos fazer postagens que vão além do apelo comercial, trabalhando a imagem da marca com o público, aproveitando-se da data para realizar esse serviço.

As vantagens que esse calendário de publicações pode trazer

Um calendário de publicações é capaz não só de identificar algumas possibilidades de mercado, como também em aprimorar atividades que já são trabalhadas por outros setores e ferramentas aplicados em sua empresa.

A equipe de comunicação tem um papel essencial para o sucesso de uma companhia, pois é a partir do sucesso desse primeiro contato com o público, que os propósitos de venda podem encontrar ou não um público convertido ao processo de compra.

Como alguém interessado em se profissionalizar, que passa a buscar na internet pelo assunto, por meio de pesquisas como “cursos profissionalizantes valores”. Com base nos resultados desse processo é que esse indivíduo irá de fato se inscrever em um curso.

O engajamento com o público

A interação com a sua audiência se torna mais natural e incisiva quando a comunicação realizada pela sua empresa nas redes se adequa ao estilo do seu público, abordando assuntos relevantes a eles.

Por isso, é importante fazer um planejamento de postagens, contando os assuntos do momento ou datas comemorativas pode ser um primeiro passo para contar com uma interação por parte do público.

A frequência de postagens é outra questão importante para se contar com o engajamento do público, afinal, uma comunicação constante permite uma aproximação do perfil empresarial de uma marca com os usuários que o seguem.

A periodicidade das publicações

Se por um lado as empresas precisam se mostrar com frequência nas redes, a intensidade com que essa atividade precisa ser feita precisa ser discutida, porque postagens demais saturam o público, assim como publicações de menos podem desaparecer na rede.

Principalmente quando se pensa em negócios de que atuam com um público segmentado, como uma empresa de software gestão de ativos de TI (Tecnologia da Informação). Para falar com essa audiência específica, é necessário uma comunicação específica, com uma frequência adequada.

Redes de conteúdos mais profissionais, como o LinkedIn, trabalham com uma frequência menor de postagens, justamente por serem plataformas que contam com um acesso menor e mais controlado por parte dos seus usuários.

Enquanto isso, redes com um alcance maior, como o Facebook e o Instagram, exigem um número mais expressivo de publicações, garantindo que o seu conteúdo chegue à maior quantidade possível de usuários da rede.

Dessa forma, ao LinkedIn se recomenda um número baixo de postagens semanais, enquanto às redes do grupo Facebook é aconselhável uma média de 1 a 3 postagens por dia. O Twitter, por lidar com conteúdos menores, é indicado uma quantidade maior.

Adequando o conteúdo a rede

Diante essa pluralidade de estilos, com cada rede social sendo beneficiada por uma frequência e modelos de postagens, cabe ao produtor de conteúdo ter um controle sobre as postagens idealizadas para cada plataforma.

Uma campanha focada em divulgar a importância dos serviços de programação de CLP e IHM para a sua empresa, por exemplo, busca ser veiculada em todas as redes, com postagens de conteúdos e frequências diferenciados para cada site.

Um calendário de postagens permite que a equipe de comunicação de uma companhia consiga ter um controle sobre o números de publicações e onde realizar esse compartilhamento, sem que haja uma confusão entre esse volume de informações e direcionamentos.

Descobrindo qual conteúdo tem o melhor destaque

Um cronograma de postagens permite também uma melhor análise sobre a reação do público sobre esse conteúdo, como os horários que demonstraram um maior engajamento e visualização com os usuários.

Talvez um perfil voltado para assuntos do meio industrial pode ter percebido que postagens relacionadas a curiosidades e informações sobre sistemas utilizados nessa indústria, como 

a implantação programa 5s, trazem um número maior de interações.

Sendo assim, o cronograma de postagens deve dar um foco maior a esse tipo de conteúdo, repassando então essa planilha de publicações, realizada em frequência pelo setor de mídia, para a equipe de criação, que irá produzir posts melhor direcionados.

Com que frequência devo atualizar esse calendário de publicações?

Contando com o rápido processo de transformação que as redes sociais apresentam, assim como o público, é indicado que esse calendário de postagens seja atualizado com a mesma frequência com a qual as publicações são feitas.

Optar por ferramentas digitais ajuda nesse sentido, com a equipe de profissionais tendo a possibilidade de modificar e atualizar esse arquivo, excluindo as postagens já realizadas, assim como adicionando novas demandas que se mostraram necessárias.

De forma geral, um calendário de publicações age como um importante documento de auxílio para todas as equipes que trabalham com as redes sociais, desde a área de vendas ao time de publicidade.

Encontrando assim, a frequência ideal de postagens, para que o mesmo público que pesquise por “banner para eventos preço” e por dicas de decoração para uma festa, encontre esses respectivos conteúdos na mesma rede.

Sendo uma forma de alinhar as estratégias da empresa, contando com as perspectivas positivas que o ambiente digital pode trazer ao seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.