Saiba a diferença entre dados qualitativos e quantitativos e como usá-los

qualitativa shhskiuso

Se você está considerando seguir uma carreira na área de dados, ou em qualquer categoria que precise de pesquisa, como marketing, você precisará se familiarizar com dois tipos de dados: os quantitativos e qualitativos.

Falar de dados quantitativos é falar de tudo que possa ser contado ou medido, referente a dados numéricos. Os dados qualitativos são descritivos, referindo-se a tudo que pode ser observado, mas não medido, como cores ou emoções.

Definiremos a seguir dados quantitativos e qualitativos com mais detalhes. Em seguida, exploraremos todas as principais maneiras pelas quais eles diferem, desde como são coletados e analisados, até as vantagens e desvantagens de cada um. Também incluiremos exemplos úteis por toda parte, continue lendo a seguir!

As principais diferenças entre dados quantitativos e qualitativos estão no que eles nos dizem, como são coletados e como são analisados. Vamos resumir as principais diferenças antes de explorar cada aspecto com mais detalhes:

  • Os dados quantitativos são contáveis ​​ou mensuráveis, relacionados a números. Já os dados qualitativos são descritivos, relativos à linguagem.
  • Os dados quantitativos nos dizem quantos, quanto ou com que frequência (por exemplo, “20 pessoas se inscreveram em nosso boletim informativo por e-mail na semana passada”). Os dados qualitativos podem nos ajudar a entender o “porque” ou “como” por trás de certos comportamentos, ou podem simplesmente descrever um determinado atributo, por exemplo, “A caixa postal está vermelha” ou “Eu me inscrevi no boletim informativo por e-mail porque estou realmente interessado em ouvir sobre eventos locais”.
  • Os dados quantitativos são fixos e “universais”, enquanto os dados qualitativos são subjetivos e dinâmicos. Por exemplo, se algo pesa 20 quilos, isso pode ser considerado um fato objetivo. No entanto, duas pessoas podem ter relatos qualitativos muito diferentes de como vivenciam um determinado evento.
  • Os dados quantitativos são coletados medindo e contando. Os dados qualitativos são coletados através de entrevistas e observação.
  • Os dados quantitativos são analisados ​​através de análise estatística, enquanto os dados qualitativos são analisados ​​agrupando-os em categorias ou temas significativos.

Qual a diferença entre dados quantitativos e qualitativos?

Para ilustrar a diferença entre dados quantitativos e qualitativos, vamos usar esse exemplo. Imagine que você deseja descrever seu melhor amigo. Que tipo de dados você pode coletar ou usar para pintar uma imagem vívida?

Primeiro, você pode descrever seus atributos físicos, como a altura, o estilo e a cor do cabelo, o tamanho dos pés e o peso. Então você pode descrever alguns de seus traços de personalidade mais proeminentes. Além disso, você pode descrever quantos irmãos e animais de estimação eles têm, onde moram e com que frequência vão nadar (seu hobby favorito).

Todos esses dados se enquadram nas categorias quantitativas ou qualitativas, como segue:

Dados quantitativos:

  • Meu melhor amigo tem 1,50 m de altura
  • Eles têm tamanho 36 dos pés
  • Pesam 63 quilos
  • Meu melhor amigo tem um irmão mais velho e dois irmãos mais novos
  • Eles têm dois gatos
  • Meu melhor amigo mora a vinte milhas de distância de mim
  • Eles vão nadar quatro vezes por semana

Dados qualitativos:

  • Minha melhor amiga tem cabelo castanho cacheado
  • Eles têm olhos verdes
  • Meu melhor amigo é engraçado, barulhento e um bom ouvinte
  • Eles também podem ser bastante impacientes e impulsivos às vezes
  • Meu melhor amigo dirige um carro vermelho
  • Eles têm um rosto muito amigável e uma risada contagiante

É claro que, ao trabalhar como pesquisador ou analista de dados, você estará lidando com dados muito mais complexos do que os exemplos que demos. No entanto, esperamos que nosso exemplo de “melhor amigo” tenha facilitado a distinção entre dados quantitativos e qualitativos.

Os dados quantitativos são discretos ou contínuos:

  • Dados quantitativos discretos assumem valores numéricos fixos e não podem ser decompostos. Um exemplo de dados discretos é quando você conta algo, como o número de pessoas em uma sala. Se você contar 32 pessoas, isso é fixo e finito.
  • Dados quantitativos contínuos podem ser infinitamente divididos em unidades menores. Pode assumir qualquer valor; por exemplo, um pedaço de barbante pode ter 20,4 cm de comprimento ou a temperatura ambiente pode ser de 30,8 graus.

Simplificando, se você usa dados qualitativos ou quantitativos (ou uma combinação de ambos!) depende do projeto de análise de dados que você está realizando. Aqui, discutiremos quais projetos são mais adequados para quais dados.

Como identificar quais dados usar?

Geralmente, você pode usar os seguintes critérios para determinar se deve usar dados qualitativos, dados quantitativos ou uma abordagem de métodos mistos para coletar dados para seu projeto.

  • Você quer entender algo, como um conceito, experiência ou opiniões? Use dados qualitativos.
  • Você quer confirmar ou testar algo, como uma teoria ou hipótese? Use dados quantitativos.
  • Você está assumindo a pesquisa? Você pode se beneficiar de uma abordagem de métodos mistos para a coleta de dados.

Você pode descobrir que, na maioria das vezes, ambos os tipos de dados são usados ​​em projetos, de modo a obter uma imagem geral clara, integrando o lado dos números e o lado humano das coisas.

E se você gostou desse conteúdo e quer saber mais informações sobre marketing, conheça a Agência Novo Foco! Visite o nosso site e conheça os nossos serviços!

FALTA POUCO PARA VOCÊ
ESCALAR AS VENDAS DA SUA EMPRESA...

Preencha corretamente TODOS os campos abaixo, para que possamos realizar um DIAGNÓSTICO e te enviar uma PROPOSTA personalizada.

Após o envio, você será direcionado para agendar uma call para apresentação da proposta e estudo que vamos elaborar…