Como agregar valor ao marketing de conteúdo?

marketing de conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo precisa gerar valor para os usuários que irão fazer seu consumo.

Algumas dúvidas são bem comuns, como saber qual é a quantidade ideal de conteúdos, como atingir as dores da persona e como ficar a frente da concorrência.

Todos esses são pontos essenciais que devem ser pensados para uma boa estratégia que gere muitas conversões.

Dessa forma, é preciso contar com um plano de marketing de conteúdo que seja inteligente, prezando por processos bem definidos e ações passíveis de mensuração.

Neste artigo trazemos dicas para você agregar mais valor para suas estratégias de marketing de conteúdo, conquistando sua audiência. Continue lendo e confira.

O que é estratégia de conteúdo?

Uma estratégia de conteúdo é aquela que faz referência ao gerenciamento de qualquer tipo de mídia que você cria, tais como:

  • Textos;
  • Arquivos para download;
  • Conteúdos visuais;
  • Vídeos;
  • Podcasts.

Ou seja, é a forma de demonstrar quem você é e o que sabe em seu plano de marketing, gerando valor para o mercado em que você atua, como fabricantes de rodetes.

A criação de conteúdos de alto valor contribui para o crescimento da marca, mas é preciso pensar em diferentes pontos para a criação de conteúdos relevantes para seu público.

Como criar conteúdos valiosos?

Uma estratégia de marketing de conteúdo precisa de um bom planejamento das pautas e uma busca constante por novidades.

Mas, além disso, existem alguns pontos que você precisa se atentar para garantir resultados positivos.

Pontuamos abaixo 6 dicas para que seus esforços ocorram como o planejado, gerando os resultados esperados.

  1. Estabeleça metas e objetivos no briefing

O briefing é o ponto de partida de sua estratégia de marketing de conteúdo, pois esse é um documento que explica o que será abordado, especificando o que é importante para a criação dos conteúdos.

Existem vários modelos de briefing disponíveis na internet, que você pode baixar e adaptar para a sua realidade.

Entre os pontos principais devem estar os objetivos de sua estratégia, a definição do público-alvo, informações sobre a concorrência e sobre o conteúdo a ser criado.

Uma empresa de fomento mercantil usa o briefing para definir todos os detalhes de sua campanha, assim como para já começar a agregar valor no resultado gerado.

Por isso, é essencial que suas estratégias sejam sólidas desde o início para gerar bons resultados.

Pontue claramente seus objetivos e metas logo no início de seu projeto, e isso certamente o guiará quanto a outras tomadas de decisão ao longo do processo.

  1. Entenda seu público-alvo

Tendo seus objetivos e metas bem definidas, o próximo passo para a elaboração de sua estratégia de conteúdo é delinear para quem exatamente serão direcionados os conteúdos criados.

É importante salientar que conteúdo de alto valor são criados com o direcionamento e o envolvimento da audiência.

A partir de uma listagem dos tópicos que você deseja falar, o feedback de quem irá consumi-lo é parte essencial.

Afinal, uma boa estratégia de marketing de conteúdo é feita para dar respostas à sua persona, abordando dúvidas e dores, com o objetivo de educá-la.

Uma empresa de limpeza empresarial precisa se conectar ao seu público para criar um diálogo direto com ele.

É um trabalho de empatia para compreender qual a real situação do público e como você pode conversar com ele.

A melhor forma de fazer isso é pela criação de personas, que são personificações do seu público-alvo, com todas as características e informações possíveis para permitirem criar esse elo.

Forneça atributos reais para suas personas, tanto psicológicos quanto demográficos. Isso vai te ajudar a se familiarizar com elas como se fossem seres humanos, facilitando o diálogo.

  1. Determine seus KPIs

O fornecedor de um programa cupom fiscal eletronico sabe que a melhor forma de atingir suas metas é torná-las específicas e mensuráveis.

Para isso, você deve configurar indicadores-chave de performance, os key performance indicators, ou KPI.

Trata-se de indicadores que vão ajudar a definir quando você atingir suas metas e objetivos, nos mais diversos aspectos.

Você pode trabalhar com KPI’s para estimar as vendas, a receita, o SEO (Search Engine Optimization), o tráfego, assim como demais métricas de suas ações de marketing digital, como as mídias sociais e o email marketing.

  1. Faça brainstorms e pesquise palavras-chave

Uma consultoria tributaria contábil que quer gerar valor em seus conteúdos investe tempo fazendo brainstorms para amadurecer ideias e briefings.

Ainda que você tenha várias ideias de possíveis conteúdos para gerar, é importante considerar muito bem suas estratégias primeiro.

Estabeleça um calendário editorial que esteja bem direcionado conforme seus objetivos e metas. Contar com essa ferramenta evita que você crie postagens somente com base em seus estímulos, sem uma estratégia traçada.

Invista também em estratégia de SEO, otimizando seus conteúdos para que os mecanismos de busca, como o Google, coloquem seus conteúdos nas primeiras posições.

Nesse sentido, a escolha de palavras-chave, como “sistema de entrega” ou “serviço de entrega” deve ser feita estrategicamente, direcionado para suas soluções.

Faça uma pesquisa detalhada das palavras-chave mais buscadas por sua pessoa para definir sua estratégia.

Para isso, use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, faça uma lista, expandindo a quantidade de tópicos ao mesmo tempo que reflita sobre quais são mais relevantes.

Para te auxiliar, construa uma planilha, organizando sua listagem. Escolha quais termos deve priorizar.

É importante que seus conteúdos estejam de acordo com três pontos principais: as dores da persona, suas metas e as palavras-chave.

  1. Decida em quais formatos de conteúdo você vai investir

A estratégia de conteúdo de uma empresa de assessoria contábil pode contar com infográficos, vídeos, podcasts ou blog posts.

Todos esses formatos podem ter espaço em suas estratégias de conteúdo, mas é preciso ter essa definição, contando com uma boa história em todos eles.

Basicamente existem cinco pontos principais que você deve considerar para que um conteúdo agregue valor:

  • Qual a emoção gerada por seus conteúdos?
  • Elas ajudam a marca?
  • Qual a mudança gerada nas pessoas com seus conteúdos?
  • Como você pode alertar seu público das novidades?
  • Como gerar compartilhamentos dos conteúdos e da marca?

O áudio marketing é uma boa estratégia para se empregar, oferecendo a opção de blog posts em áudio.

Isso permite que as pessoas consumam seu conteúdo mesmo quando não podem estar lendo, como enquanto estão dirigindo ou fazendo uma atividade física.

Isso torna seus conteúdos mais acessíveis, aumentando o engajamento e contribuindo para uma percepção positiva do público.

O áudio marketing contribui com as estratégias de SEO e ainda é uma ferramenta para a geração de leads. Em troca da disponibilização do áudio é possível pedir informações de contato, como nome e email.

  1. Use suas redes sociais para promover seu conteúdo

As estratégias de marketing de conteúdo e mídias sociais estão interligadas, de forma que é impossível separar uma estratégia da outra.

As redes sociais são a melhor forma de direcionar seus conteúdos para as pessoas certas, mas é preciso um esforço bem direcionado.

Dessa forma, é importante que suas páginas sejam uma fonte confiável de recursos educativos e informativos.

Você não deve fazer apenas postagens ocasionais pedindo, por exemplo, que as pessoas se inscrevam em uma newsletter ou cliquem em um link.

É importante também encontrar a voz para sua marca, assim como a identidade visual de suas postagens.

Você pode optar por um tom com linguagem mais culta ou em uma linguagem mais despojada, em um tom mais brincalhão.

Uma campanha efetiva não depende que você esteja em todas as redes sociais, e sim que esteja nos lugares certos, onde seu público está.

Em cada opção que você escolher é importante ter uma estratégia de conteúdos específica direcionada para a rede social.

Cada plataforma conta com suas características próprias, com formas específicas de como seus usuários compartilham a informação.

Uma consultoria ambiental para empresas deve ter uma linguagem própria, homogênea, mas que saiba dialogar nas diferentes mídias sociais.

Considerações Finais

Como você pôde ver neste artigo, leva tempo e demanda-se muita criatividade e organização para a criação de uma estratégia de conteúdo que traga valor real, sendo efetiva.

Aqui você viu 6 dicas para agregar mais valor às suas estratégias, e todas demandam dedicação.

Envolvendo desde a concepção de um plano de conteúdos, até a escolha de boas ferramentas que permitam um bom gerenciamento de seu calendário editorial, é possível otimizar a gestão de todo o processo.

Dessa forma, é importante buscar uma agência especializada em marketing digital para te auxiliar neste processo.

Independente se você está começando suas ações de marketing de conteúdo ou se já faz isso a mais tempo, é fundamental rever de tempos em tempos suas estratégias. É importante que ela seja sempre atual, inovadora, com o foco em agregar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.