Marketing Digital em 2022: conheça as maiores tendências

Marketing Digital em 2022: conheça as maiores tendências
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Cada novo ano traz novas tendências em marketing digital! No centro do processo de transformação digital das empresas,marketing online é um dos setores mais promissores para os negócios. 

É preciso estar a par das novas tendências para melhor compreender e implementar na sua estratégia de marketing. Veja a seguir as principais tendências de marketing 2022!

O fim dos cookies de terceiros

Um cookie é um arquivo que fica oculto em um navegador da web para permitir que os anunciantes facilitem a segmentação da publicidade com base nos perfis do usuário. No início de 2020, o Google anunciou que eliminaria os cookies de terceiros em seu navegador, assim como o Firefox e a Apple antes dele. A sentença de morte foi conformada: durante 2022, os anunciantes terão que deixar os cookies de terceiros para trás e refazer sua estratégia de marketing digital .

Entre as tendências do marketing digital em 2022, os cookies de terceiros podem ser substituídos por FLoc e Fledge. FLoC é uma tecnologia que permite a criação de listas de prospects com interesses semelhantes. O servidor externo Fledge, por outro lado, explora os dados de que dispõe para distribuir a exibição de publicidade nos sites visitados.

Funcionários como embaixadores da marca

Você sabia que quase 50% dos consumidores preferem não usar uma marca se seus funcionários não estiverem suficientemente informados? O comportamento inadequado dos funcionários também é prejudicial para a conversão dos visitantes . Lembre-se sempre de que seus colaboradores são os melhores representantes de sua empresa. Para transformar seus funcionários em embaixadores da marca em 2022:

  • forneça treinamento para melhorar o conhecimento de suas ofertas;
  • incentive-os a postar conteúdo sobre a cultura, notícias, produtos e serviços da empresa: 
  • disponibilize guia e/ ou publicações prontas para divulgação nas redes sociais;
  • agregue valor à experiência deles, oferecendo-lhes a oportunidade de escrever artigos para o blog, deixando-os falar em vídeos ou apresentar seu perfil para sua comunidade.

Foco no marketing híbrido

É melhor favorecer um canal de vendas digital ou físico? Enquanto mais e mais consumidores estão comprando produtos e serviços online, também estão abandonando as lojas físicas. É por isso que o próximo desafio das empresas será oferecer uma experiência omnichannel! Para ter sucesso em sua estratégia híbrida e se manter atualizado com as tendências atuais de marketing, você precisará:

  • manter uma imagem de marca consistente em todos os canais de mídia e distribuição;
  • criar uma experiência perfeita para o cliente em cada ponto de contato, com ofertas disponíveis na loja física e online;
  • desenvolver conteúdo sob medida para cada plataforma;
  • coletar informações de clientes em potencial que você conhecer pessoalmente e adicioná-las ao seu software de CRM ( Customer Relationship Management), para depois entrar em contato com eles novamente por meio de mídia digital.

Mais inclusão nos negócios, menos desigualdade

Conforme os perfis dos consumidores se tornam mais diversificados, torna-se essencial para uma marca refletir autenticamente uma ampla gama de origens e experiências em suas mensagens, anúncios e campanhas. O objetivo: construir conexões fortes com seus futuros clientes.

No entanto, promover a inclusão e a diversidade não é suficiente, já que mais do que a maioria dos clientes são particularmente leais a marcas que tratam ativamente da desigualdade. 

Agora você conhece as tendências de marketing para 2022, que tal colocá-las em prática? Se você está precisando de um auxílio nas suas estratégias de marketing para alavancar seus negócios nesse ano que se inicia, a Agência Novo Foco poderá te ajudar. Visite o nosso site e conheça os nossos serviços!