Entenda o que é preciso considerar na tomada de decisão em marketing

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Indiscutivelmente, um dos aspectos mais importantes do crescimento do seu negócio é a sua estratégia de marketing. Com um plano de marketing eficaz, você poderá detalhar coisas como novas oportunidades de crescimento em potencial, quem são seus clientes reais versus quem você pensava serem, como adquirir mais clientes e onde melhor gastar o dinheiro de marketing futuro.

As empresas que não conseguem criar uma estratégia de marketing estão destinadas ao fracasso ou à luta indefinidamente. No entanto, só apenas criar uma estratégia não garante o sucesso.

A seguir listamos alguns fatores que podem fazer sua estratégia de marketing evoluir. Veja!

Sua compreensão do seu mercado-alvo

Toda estratégia de marketing tem um mercado-alvo que você deseja alcançar. Mesmo que você não tenha certeza de quem deve segmentar, comece inserindo informações que você conhece. Descobrir a demografia do seu público-alvo é um ótimo lugar para começar. Após definir os dados demográficos, você desejará criar a persona de um comprador.

A persona do comprador é a arma secreta usada pelas empresas de marketing de sucesso, inclui informações como idade, sexo e renda. Dependendo de suas necessidades, pode incluir detalhes como o que eles gostam de comer, quantos filhos eles têm ou até mesmo para quais times esportivos eles torcem.

O ponto é que você precisa entender seu mercado-alvo, para saber onde pode segmentá-los, como eles se comportam e que tipo de interesses eles têm. Se você não entende seu mercado-alvo, não pode esperar alcançá-los.

Comunicando o valor aos seus clientes

As estratégias de marketing mais impressionantes do mundo não funcionarão a menos que você comunique o valor do seu produto ou serviço aos seus clientes. Você precisa comunicar claramente exatamente o que seu produto oferece. Se eles podem comprar um bem ou serviço semelhante em outro lugar, você precisa comunicar o que torna o seu diferente, e melhor, do que o da concorrência. 

Observando os dados

Nestes dias de Google Analytics, uma ferramenta gratuita de dados de marketing, não há desculpa para não ficar de olho nos dados. Com a disponibilidade de dados de marketing, as empresas podem rastrear quais páginas da web estão gerando mais cliques, quanto tempo os visitantes permanecem nas páginas, de onde vêm os visitantes do site e muito, muito mais. A falha em gastar o tempo necessário para observar os dados pode significar o fracasso de toda a estratégia de marketing.

Leia também: Comunicação visual: saiba o que é e a importância para sua empresa.

Foco

As melhores empresas por aí se concentram em ajudar os clientes, não em ganhar dinheiro. Não é uma ideia intuitiva, o pensamento de colocar os clientes à frente dos lucros, mas funciona. “Assim que sua empresa começa a focar em dar valor aos clientes, ocorre um crescimento quase orgânico que é quase inexplicável”.

A prática de dar mais valor ao dinheiro do que ao componente humano sabota qualquer tipo de esforço que você faça para expandir seus negócios. Bons negócios não funcionam apenas assim. Para atingir esse tipo de foco, certifique-se de incluir sua equipe de marketing em reuniões sobre P&D e encontre outras maneiras de sua empresa agregar valor à vida das pessoas. Isso ajudará a lembrar sua equipe de marketing da verdadeira missão do negócio.

Paixão

Nunca subestime o poder da paixão em qualquer empreendimento. Se você se importa, ou não se importa, com um projeto, ele aparecerá no produto final. Se você está vendendo um produto para o cabelo ou bananas, você precisa ser apaixonado por sua empresa, seu produto ou serviço e sua estratégia de marketing. 

O negócio é um investimento de longo prazo que você precisa para encontrar um forte motivador no início. Se você não tiver paixão desde o início, nunca conseguirá mantê-la no longo prazo.

Eventualmente, sua falta de entusiasmo se manifestará, seja na qualidade do produto, na falta de direção em sua campanha de marketing ou na maneira como você lida com as interações com os clientes nas mídias sociais e fóruns online. Dito de forma simples, as pessoas podem dizer quando uma empresa não se importa com seus clientes e, eventualmente, elas também param de se importar.

Se você perdeu a paixão pelo seu negócio ou estratégia de marketing, considere alterá-lo de uma forma que gere interesse renovado. Isso pode significar adicionar uma nova linha de produtos, alterar a forma como você interage com os clientes ou até mesmo mover seu negócio de marketing para uma nova agência.

Obviamente, o primeiro passo para garantir o sucesso de sua estratégia é ter um bom plano definido para começar. Coloque o marketing da sua empresa em movimento implementando essas ideias hoje. Está precisando fazer o seu negócio se destacar no mercado? A Agência Novo Foco pode te ajudar! Confira nosso site e conheça os nossos serviços!

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