Como desenvolver a humanização de sua empresa

Humanização da empresa

Trabalhar a humanização de empresa pode ser um dos principais diferenciais competitivos para sua organização. Aqui, você consegue abordar a evolução de sua companhia de forma muito menos robótica e automática, garantindo vida para ela.

Esse tipo de comportamento acaba sendo refletido tanto interna quanto externamente, uma vez que seus colaboradores se sentirão muito mais valorizados, enquanto você cria com os clientes uma relação empática, mais próxima e duradoura.

Quando uma equipe está em um ambiente com bom clima organizacional, acaba se sentindo bem em estar na empresa, ou seja, desempenhando um trabalho com alta performance e um bom desempenho de produção, aumentando as possibilidades da marca.

Lembre-se, a marca é feita por pessoas

Desde o começo das indústrias, o mercado passou por diversas evoluções, sendo que uma das principais delas foi compreender que as pessoas são um dos elementos mais importantes para qualquer empresa.

Esse conceito, entretanto, não é antigo. Até algumas décadas atrás, o perfil de gestão que manipulava e dominava sua equipe era elogiado, até mesmo procurado. Entretanto, aos poucos, estudiosos começaram a perceber o impacto negativo que esse modelo gerava.

Assim, as empresas começaram a mudar sua forma de pensar e se reestruturaram, com gestores que inspiram e lideram com sabedoria suas equipes de colaboradores, seja em uma empresa de limpeza de fachada ou em qualquer outra companhia.

Inclusive, a globalização tem um forte efeito nesse contexto, sobretudo pelas possibilidades de engajamento que ela promoveu desde seu início. Conforme as empresas conheceram novas possibilidades e novas culturas, os horizontes de pensamento foram se ampliando.

Neste contexto, começam a surgir os primeiros conceitos de gestão de conhecimentos, que identificam a necessidade de treinar e desenvolver os membros da equipe, seja de uma empresa de uniformes ou de uma organização de contabilidade.

Um dos mais renomados especialistas em gestão de empresas, chamado Peter Druker, destaca a importância do trabalho em equipe quando define que não é o esforço de apenas uma pessoa que gera os resultados do trabalho, mas sim do coletivo.

Lidar com várias pessoas requer muita inteligência emocional por parte dos empreendedores, por conta disso é importante pensar em novas maneiras de trabalhar, integrando cada vez mais os membros das equipes.

Cada pessoa é única, e tem sua forma de pensar, agir e de reflexão. Por isso, quando você explora conceitos de humanização na gestão, acaba conhecendo e se aproximando dessas peculiaridades que tornam cada colaborador especial.

Assim, você consegue identificar quais são as principais necessidades destes funcionários, criando um ambiente propício para que ele consiga executar melhor suas tarefas e explorar todo o seu potencial.

Muitas pessoas quando estão iniciando sua carreira corporativa buscam formas de melhorar seus resultados através de estudos, cursos e workshops, todos focados na gestão negocial e em como engajar melhor produtos ou serviços.

Entretanto, o material humano que você tem em mãos é indispensável para conseguir alcançar esses resultados, e compreendê-los é uma parte importante do trabalho de gestão para qualquer organização, sejam empresas de contabilidade ou de ramos distintos.

Comece desenvolvendo comportamentos

Quando uma empresa decide se tornar mais humanizada, ela deve começar conhecendo sua equipe. Você pode ter diversos funcionários, mas precisa tratá-los como mais do que números em uma tabela específica.

Os colaboradores são pessoas com ideais, objetivos, desejos e medos, então, você precisa identificar essas necessidades para desenvolver melhor cada um de seus colaboradores.

Claro que desenvolver suas habilidades práticas relacionadas ao trabalho também é importante. Você deve criar todo o conteúdo para o trabalho em uma fábrica de camisetas lisas para sublimação, por exemplo, sem perder a oportunidade de se humanizar.

Mas se você focar em explorar quem cada um destes colaboradores é, conseguirá resultados muito mais satisfatórios. Os treinamentos de comportamento funcionam para que cada pessoa se conheça melhor.

Assim, o funcionário conseguirá identificar dentro de si seus limites e suas barreiras, pensando em soluções para transpor esses limitadores e se conscientizar de quanto ele pode evoluir em questão de trabalho.

Quanto mais você consegue aproveitar os conceitos pessoais de cada colaborador, maior será a chance de que ele compreenda o quão importante você o considera.

Esse tipo de relação mais próxima acaba validando o conceito do quanto ele gosta de estar onde está. Assim, um colaborador em, por exemplo, uma empresa terceirização de serviços de portaria, demonstrará sua satisfação trabalhando cada vez mais.

A maioria das pessoas quando entra em uma empresa deseja fazer o melhor para ela. Por isso, novos colaboradores costumam ser muito mais produtivos que antigos. Entretanto, se você trabalhar o pessoal de cada um deles, verá que tem muitas outras possibilidades.

Se os colaboradores antigos estiverem motivados, estimulados ao crescimento pessoal e descobrindo suas melhores capacidades, certamente eles acabarão produzindo tanto quanto os mais novos, o que gera resultados mais positivos para a empresa.

Entretanto, esse tipo de treinamento precisa ser inserido aos poucos na cultura de sua companhia. Muitos colaboradores ainda terão uma resistência maior, como acontece sempre quando as pessoas se acostumam com algo e tem que mudar.

Esse medo é algo irracional, mas muito comum. Então, deve ser tratado com cautela para não desmotivar ainda mais um colaborador. Trabalhar estes conceitos deve ser algo natural e com tranquilidade.

Você deve ter sempre em mente que estes treinamentos devem andar lado a lado com o desenvolvimento técnico. Não deixe as questões de produtividade para trás para focar apenas nesse tipo de ação.

Assim, você conseguirá explorar melhor o íntimo de cada colaborador, sem diminuir seu ritmo de trabalho, criando um ambiente corporativo muito mais amigável e interessante, seja dentro de um escritorio de assessoria contábil ou de qualquer outra empresa.

Dentre as vantagens de desenvolver o comportamento de seus funcionários, podemos citar:

  • Redução de turnover;
  • Aumento de produtividade;
  • Diminuição do estresse da equipe;
  • Melhora no clima organizacional.

Leia também: Saiba como explorar a comunicação omnichannel na sua empresa

Entenda quais são os reflexos da humanização

Um dos principais reflexos da humanização de sua empresa está no contato direto com o cliente. Todas estas descobertas e mudanças foram possíveis porque o perfil do consumidor mudou drasticamente, e isso foi refletido no mercado de consumo.

Estas ações, portanto, acabam acarretando em uma alta lucratividade, o que torna ainda melhor para as empresas explorar estes recursos para conseguir bons resultados, enquanto seus colaboradores são valorizados.

Os avanços de tecnologia estão cada vez mais rápidos. A cada dia, novidades acabam com ideias ultrapassadas, sendo que novas tendências surgem em um mercado mais digital. Entretanto, estas mesmas tecnologias estão disponíveis para todos.

Isso mostra que nenhuma empresa que está na internet ou aplicando conceitos digitais está inovando de fato. E quando todos têm as mesmas ações e possibilidades, o grande diferencial são as pessoas.

Para que um cliente receba um atendimento adequado e satisfatório, ele precisa encontrar um colaborador que esteja bem consigo mesmo, explorando todas as suas possibilidades e capacidades.

Isso significa que ele deve estar integrado com as missões, valores e visão da empresa, consciente de seu papel e com o desejo de ajudar o cliente a superar qualquer limitação que ele tenha encontrado.

Enquanto muitas empresas ainda estão presas no conceito de transformar os colaboradores nos funcionários que eles desejam, as companhias que estão na liderança do mercado já compreenderam que a identidade do indivíduo é muito mais importante que uma padronização.

Humanizar sua empresa significa acolher aqueles que precisam, entender e respeitar todos os envolvidos em qualquer negociação e compreender a necessidade que um tem do outro.

A empresa não existe sem os colaboradores, mas em contrapartida os colaboradores dependem da empresa para viver. Como os clientes, a empresa precisa deles para se manter ativa, enquanto os clientes precisam dos bens de consumo providos pela empresa.

Esse tipo de relação deve ser levada em conta em todas as ações realizadas pela empresa de dedetização ou qualquer outra, para que você consiga compreender de forma integral todo o potencial de humanidade que você pode oferecer através de sua empresa.

Identificar as competências pode ser uma excelente maneira de explorar todo o potencial de sua empresa. Inclusive, quando você identifica o potencial de um colaborador, é importante valorizá-lo por isso, colocando-o em destaque naquela função.

Assim, você conseguirá profissionais cada vez mais alinhados com seus propósitos, lutando para conseguir explorar melhor os recursos disponíveis pela empresa.

Considerações finais

A humanização é um reflexo do tempo em que vivemos. Cada vez mais as pessoas compreendem a necessidade de interação e de deixar de lado a automatização dos relacionamentos.

Em um mundo onde a maioria dos processos de uma empresa é realizado por máquinas e de forma automática, todas as interações humanas acabam sendo extremamente valiosas e permitem muito mais integração.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário sobre a matéria!

Sobre Nós

Agência de Marketing Digital em SBC, focada em Inteligência de Dados e Performance.

Somos uma Agência Parceira Oficial do Google, Facebook e RD Station.

Posts Recentes

Curta a nossa FanPage

Solicite um diagnóstico de marketing exclusivo para a sua empresa!

Parcerias Oficiais

Receba nossos Conteúdos