Anúncios Responsivos na Rede de Pesquisa

Anúncios Responsivos na Rede de Pesquisa

Anúncios Responsivos na Rede de Pesquisa

Anúncios Responsivos na Rede de Pesquisa

Anúncios Responsivos na Rede de Pesquisa

Anúncios Responsivos na Rede de Pesquisa

Anúncios Responsivos na Rede de Pesquisa

Anúncios Responsivos na Rede de Pesquisa

Anúncios Responsivos na Rede de Pesquisa

Hoje neste artigo traremos um assunto muito conhecido pelos amantes de Marketing Digital, os anúncios do Google!

Por mais que seja um assunto bastante explorado neste universo, traremos aqui um tipo específico de anúncio que você não pode deixar de conhecer e algumas dicas pra você otimizar seu uso agora que o Google está fazendo algumas atualizações.

Leia Também: Atualização no Relatório de Termos de Pesquisa do Google Ads

Caso você tenha chego de Marte recentemente, o Google Ads é a plataforma de anúncios do Google onde é possível que empresas anunciem seus produtos ou serviços diretamente no maior site de buscas do mundo.

Além disso, é também a principal fonte de receita do Google atualmente.

Só no Brasil as ferramentas de busca e publicidade do Google ajudaram a movimentar cerca de R$ 41 bilhões de reais em 2018 (números estão no Relatório de Impacto Econômico do Google no Brasil).

Tipos de anúncios

Ao criar sua conta no Google Ads, você terá a possibilidade de escolher qual tipo de campanha você irá desenvolver, sendo elas:

  • Rede de Pesquisa
  • Rede de Display
  • Gmail Ads
  • Google Shopping
  • Vídeo
  • Campanha universal de apps

Neste artigo abordaremos sobre a Rede de Pesquisa, tipo de campanha mais utilizado principalmente pelo fato de possibilitar que seu anúncio seja veiculado no maior site de pesquisas do mundo.

Mas fique atento, aqui separam-se os anunciantes que sabem trabalhar com essa ferramenta e otimizam suas campanhas para gerar cada vez mais cliques com um menor custo, daqueles que gastam milhares de reais sem retorno significativo.

Saber criar um anúncio de qualidade é fundamental para obter os resultados desejados.

Anúncios Responsivos

Nada mais são do que anúncios em que o algoritmo do Google trabalha para entregar aos usuários o formato certo de anúncio de acordo com o seu histórico de pesquisa e no caso da Rede de Display ele ajusta o seu anúncio de imagem para caber em diversos sites parceiros diferentes.

Para a Rede de Display os anúncios responsivos sempre foram uma opção, em 2019 o Google trouxe essa opção também para a Rede de Pesquisa no formato de texto.

Este ano os anunciantes começaram a notar que o Google já está alterando algumas contas oferecendo o Anúncio Responsivo como primeira opção de anúncio para rede de pesquisas, mudança justificada pelo poder do Machine Learning e com base nos resultados obtidos nas campanhas no mundo todo.

Com essa mudança, o trabalho do anunciante neste momento será de encontrar as melhores opções de textos (até 15 opções) e descrições (até 4 opções) para o seu produto ou serviço e fazer a análise dos resultados a fim de otimizar cada vez mais suas campanhas, deixando para o Google a tarefa de apresentar ao usuário o melhor formato de anúncio.

Uma outra vantagem do anúncio responsivo é que ele se renova automaticamente, podendo ser válido por mais tempo, uma vez que a combinação de 15 títulos com 4 definições pode gerar milhares de combinações diferentes e conforme você vai analisando o retorno das melhores combinações isso também te dará mais ideias para criação de novos anúncios!

Machine Learning

Em 2018 o Google anunciou que o futuro dos seus anúncios seria baseado em Machine Learning, que significa que o próprio algoritmo do Google encontraria a melhor maneira de divulgar a sua empresa para o seu público alvo baseado na experiência dos algoritmos em pesquisas e dados fornecidos pelos usuários diariamente.

Atualmente é possível identificar o uso do Machine Learning em diversos apps que utilizamos, como por exemplo, dando uma olhadinha no seu app de músicas, quando você começa a pesquisar por um gênero de música específico, logo o algoritmo daquele app entende o seu gosto e começa a te entregar mais daquele gênero, playlists e mais playlists.

Mesma coisa as redes sociais, se você pesquisa ou demonstra interesse por um assunto, interagindo com ele, com o tempo mais daquele mesmo assunto será apresentado a você.

Isso otimiza a experiência do usuário dentro da Internet e por isso o Machine Learning está sendo cada vez mais utilizado!

Dicas para um anúncio de sucesso

Em resumo, quando falamos em anúncio responsivo, a diferença para o anúncio de texto comum é que antes você precisava criar um anúncio para cada título e descrição diferente, agora você cria diversos textos e descrições e o próprio Google se encarrega de criar os anúncios.

Mas existem algumas dicas que podem tornar esse trabalho mais assertivo, confira!

– A dica de ouro é não repetir as palavras dos títulos, uma vez que não tendo o controle da criação do anúncio, você corre o risco de ficar com palavras repetidas num mesmo criativo.

– Para cada título que você escolhe existe a opção de fixá-lo em uma determinada posição, dessa forma você tem uma pouco mais de controle sobre o seu anúncio e pode garantir que determinado texto apareça sempre na primeira posição por exemplo. Ou seja, se existe algum título que só faz sentido para você que ele apareça no começo ou no final do anúncio, você pode fixá-lo e a descrição do anúncio segue a mesma regra.

– Utilize a URL de visualização para inserir palavras-chave que chamem a atenção do seu público-alvo, dessa forma você novamente assume um pouco mais de controle.

Já conhecia os anúncios responsivos? Gostou dessas dicas? Conta pra gente nos comentários!

Nós da Agência Novo Foco já nos preparamos para essa alteração e estamos nos sentindo mais criativos do que nunca! Se você busca profissionais qualificados para cuidar dos seus anúncios e atrair mais clientes, converse com nossos especialistas!

Deixe um comentário sobre a matéria!

Sobre Nós

Agência de Marketing Digital em SBC, focada em Inteligência de Dados e Performance.

Somos uma Agência Parceira Oficial do Google, Facebook e RD Station.

Posts Recentes

Curta a nossa FanPage

Parcerias Oficiais

Receba nossos Conteúdos