20 Ações para alavancar suas vendas na Black Friday com o Marketing Digital

Black Friday

A Black Friday teve início no Brasil em 2010, e de lá pra cá tem demonstrado crescimento constante quando falamos em vendas e aderência.

A cada ano, cada vez mais pessoas aproveitam a data para comprar produtos com descontos e condições especiais, utilizando como meio principal os e-commerces, e em 2020 este movimento deve ser ainda mais intensificado pelos desdobramentos da pandemia e isolamento social.

Entretanto, assim como as vendas têm aumentado, a concorrência também está cada vez mais acirrada e conquistar o seu público alvo na internet é uma tarefa que tem demandado cada vez mais planejamento e dedicação, principalmente em datas especiais.

Como posso me preparar para a Black Friday?

Como dissemos, essa data exige planejamento, e não apenas para o dia da Black Friday em si, mas principalmente antes, preparando o “terreno” (site) e também os seus clientes!

Existem algumas ações que podem ser tomadas antes da data, para que você consiga atrair o seu público alvo e oferecer uma boa experiência de compra, como por exemplo:

  • Consultar a sua hospedagem a respeito do grande volume de acessos que o site pode ter neste dia e quais são as soluções para evitar que o site fique fora do ar;
  • Análise de sua participação nos anos anteriores para poder contar com informações valiosas a respeito de número de vendas, número de acessos, estratégias bem sucedidas etc;
  • Prepare suas ofertas e seu estoque, evitando fazer ofertas que comprometam sua margem de lucro ou problemas com abastecimento de estoque gerando uma experiência negativa para os consumidores;
  • Tenha um SAC efetivo. Ter uma equipe de suporte que poderá auxiliar seus clientes durante sua jornada de compra pode ser decisivo para fazer com que eles optem por comprar da sua loja e não do concorrente;
  • Utilize diversos canais, para se comunicar e completar a jornada de compra do seu cliente, atendendo-o onde ele precisa e prefere ser atendido (loja física, online, app, chat, e-mail, telefone);
  • Conheça o seu cliente. Entender o tempo e o comportamento do seu cliente durante sua jornada de compra é essencial para realizar um bom planejamento de vendas.

Dica: Utilize as métricas do Google Analytics para gerar insights que irão auxiliar na realização do seu planejamento.

Qual produto do meu portfólio devo dar destaque na Black Friday?

Ok, você já está bem estruturado para começar a montar suas campanhas de Black Friday, mas agora vem a dúvida, qual produto devo destacar na minha página? Qual ou quais produtos devo ofertar para meus clientes?

Principalmente para lojas que vendem uma grande variedade de produtos, essa é uma dúvida que pode surgir, mas que pode ser resolvida facilmente, veja como:

  • Estude sua curva ABC. A sendo os produtos que rendam maior faturamento, mas que possuem menor estoque e B e C sendo produtos com maior estoque e menor faturamento. Você pode oferecer um desconto maior no produto C para aumentar o seu ticket médio, o consumidor chega na sua loja pelo produto A e compra o C pelo desconto oferecido.
  • Lista de produtos mais buscados. Existem ferramentas que possibilitam saber quais produtos estão sendo mais pesquisados, como o Google Trends, o próprio Google Ads e a busca da sua loja (não subestime essa ferramenta, ela é valiosa!).
  • Wishlists. Uma boa maneira de saber quais produtos da sua loja os clientes possuem maior interesse, é permitir que eles criem wishlists dentro do próprio site, numa área de cadastro.
  • Produtos que mais sofrem com carrinhos abandonados. Funciona mais ou menos como a wishlist, utilizar os produtos que mais são adicionados no carrinho é um bom filtro para realização de ações comerciais em datas especiais.

Dica: Tome suas decisões sempre baseando-se em resultados e nunca em achismos!

Como maximizar minha geração de leads para a Black Friday?

Leads nada mais são do que pessoas que demonstraram interesse em seu produto ou serviço, ou seja, são pessoas que podem estar propensas a realizar uma compra em sua loja, principalmente em um cenário de Black Friday.

Uma pesquisa realizada pela Social Miners mostrou que, em 2016, apenas 6,8% dos cadastros realizados nas lojas converteram em vendas durante o período da Black Friday, o restante 93% é uma fatia grande que poderá ser trabalhada ao longo dos demais meses, inclusive meses de menor demanda como janeiro e fevereiro.

Isso só demonstra quão valiosa é a captação de leads nessa época do ano.

Mas para gerar leads é necessário tomar certas ações que podem otimizar e alimentar sua lista de clientes ainda mesmo antes da data comercial.

  • Lista VIP. Segmente seus clientes com a lista VIP, ofereça benefícios, descontos na primeira compra, novidades da marca, etc.
  • CTA. Os famosos botões de conversão funcionam de forma brilhante, orientando o leitor a executar exatamente a ação que você precisa que ele execute, preencher um formulário, baixar um arquivo, etc. Faça testes para analisar a taxa de conversão, teste a cor, a copy e posição do botão.
  • Testes A/B. Realizar esses testes podem te ajudar a verificar se a sua comunicação está assertiva e qual estratégia adotada converte melhor.

Dica: Como campanha pré black Friday uma boa ideia é criar um formulário onde os leads podem responder quais produtos tem interesse em receber promoções!

Como acertar na comunicação com o cliente?

Agora que você já sabe como estruturar sua empresa para a Black Friday e quais produtos irá oferecer descontos e condições especiais, vamos te ajudar com algumas dicas valiosas de comunicação que farão você aproveitar este momento para alimentar sua base de leads e aumentar as suas vendas!

Comunicar-se com seu cliente através do Marketing Digital, além de ser importante para realizar o seu planejamento estratégico, traz insights valiosos que poderão ser utilizados nas campanhas.

Mas qual a maneira ideal de se comunicar com seu cliente nesta época do ano?

  • Utilize argumentos de escassez. Essa é a melhor época para adotar esse tipo de comunicação, gerando nas pessoas o desejo por suprir uma necessidade que talvez elas ainda não sabem que têm.
  • Utilize canais como Chat e Whatsapp. Esse tipo de canal costuma gerar mais engajamento com o cliente, sendo um contato mais pessoal e informal.
  • Invista em Landing Pages de Black Friday. Landing Pages são páginas dedicas à promoção de determinado produto ou serviço, dando a estes todo o destaque, sem distrações, e CTAs que tem como objetivo a conversão do cliente.
  • Utilize meios de comunicação como banners, tags, pop ups e timers na sua página. Esse tipo de ferramenta cria o senso de urgência nos clientes, que estão mais propensos a realizarem as compras por impulso.
  • Utilize ferramentas que façam automação de recuperação de boleto por Whatsapp/E-mail. É comum nessas datas que os clientes ajam por impulso, finalizem a compra e deixam os boletos vencerem, por esse motivo é interessante trabalhar com alguma ferramenta que de forma automática acompanhe esse cliente e faça essa recuperação, dando a ele uma segunda chance de realizar o pagamento.
  • Segmente seus clientes. Uma comunicação só será assertiva se você conhecer os seus clientes e além disso, saber em que nível do funil se encontram, em qual fase da jornada de compra estão, dessa forma você levará à informação (oferta) certa, para a pessoa certa.

Dica: Uma boa maneira de segmentar seus clientes é separá-los por interesse, seja ele por categoria de produto pesquisado, engajamento nas campanhas, última compra etc.

Automação de Marketing

Automação é a soma de todas as estratégias adotadas pela sua empresa no que diz respeito à marketing digital, realizadas de forma automática.

A automação tem o poder de aumentar em até 4x as conversões em sua loja.

Na prática, significa automatizar o processo que levará o seu lead até a conversão.

Veja o exemplo:

1) Sequência de e-mails pré Black Friday

2) Envio de régua de e-mails de uma categoria específica de acordo com produto de interesse do lead

3) Reenvio de oferta para pessoas que não engajaram/abriram uma campanha específica enviada anteriormente.

Dessa forma é possível preparar o cliente para as suas ofertas, notifica-lo assim que as ofertas forem lançadas e fazer uma nova tentativa caso a conversão não tenha sido realizada no primeiro contato.

Mas observe que, para que essa automação funcione, é necessário que o seu cliente esteja bem segmentado.

Enviar e-mails aleatórios para toda uma base de leads não é inteligente, pois tornará sua oferta um verdadeiro “spam” em meio a um mundo de e-mails que são enviados nessa época do ano.

Para vendar mais, invista mais!

Essa época do ano exige planejamento de mídias, know-how e expertise por parte dos anunciantes que querem se destacar, se você não está seguro com os seus resultados de edições passadas da Black Friday e quer alavancar suas vendas, busque por profissionais que entendem do assunto.

  • Profissionais de marketing digital têm o conhecimento necessário para te ajudar com todas as ações citadas neste artigo, não hesite em buscar este tipo de serviço!

A Black Friday está próxima, mas você ainda pode tomar uma atitude para fazer com que essa edição seja a melhor para a sua empresa! Nós da Agência Novo Foco temos um time capacitado, pronto para te ajudar a alavancar as suas vendas!

Converse com nossos especialistas!

 

 

 

Deixe um comentário sobre a matéria!

Sobre Nós

Agência de Marketing Digital em SBC, focada em Inteligência de Dados e Performance.

Somos uma Agência Parceira Oficial do Google, Facebook e RD Station.

Posts Recentes

Curta a nossa FanPage

Parcerias Oficiais

Receba nossos Conteúdos