Pop-ups no Marketing Digital: O que é e como utilizar?

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Muitos sites utilizam pop-ups, pois se trata de uma excelente maneira de atrair usuários para as páginas dos negócios e mantê-los lá por mais tempo.

Em alguns casos, eles são considerados inconvenientes pelos usuários, principalmente, porque algumas empresas utilizam essa ferramenta erroneamente, fazendo-os surgir na hora errada.

No entanto, se for bem utilizada, essa estratégia é bastante útil e pode trazer bons resultados para a marca. Inclusive, ela é capaz de facilitar a navegação em um site e oferecer aquilo que o visitante procura.

Pelo fato de ter sua utilidade e trazer benefícios para quem anuncia e para quem compra, o pop-up é um recurso ainda muito presente na estratégia de muitas empresas.

Para aplicar todo o potencial desse recurso, é importante entender bem sobre ele, dessa forma, ele vai favorecer o negócio, além de melhorar a experiência do usuário.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é pop-up, suas funções no marketing digital, quais são os melhores gatilhos de disparos de pop-ups e como usá-los no marketing digital.

O que é pop-up?

Pop-up é uma janela, ou várias, que se abre em diversos formatos em uma página, assumindo formato de anúncio ou trazendo informações sobre o próprio site.

A intenção, ao usá-lo, é chamar a atenção do usuário. A estratégia foi criada para substituir os banners, isso porque eles ocupavam muito espaço e eram inseridos em excesso, o que atrapalhava a experiência do leitor.

Por outro lado, um pop-up sobre uma empresa de portaria virtual consegue anunciar os serviços da marca de maneira pontual e mais organizada.

Isso significa que ele é um bom recurso para otimizar a experiência do usuário, além de ajudar a empresa a alcançar seus objetivos, sejam eles atrair mais clientes ou qualquer outro.

No entanto, se a empresa usa esse recurso do jeito errado ou em excesso, o contrário acontece, e os usuários vão se afastar do site. Por isso, é necessário saber usar essa estratégia.

Gatilhos de disparos de pop-ups

Para funcionar, é necessário usar alguns gatilhos de disparo fundamentais para que o pop-up apareça em momentos oportunos. 

Entre eles, podemos citar:

  • Click;
  • Scroll;
  • Exit Intent;
  • Timed.

O primeiro gatilho, click, é usado, por exemplo, por uma assessoria em segurança do trabalho quando o usuário realizou alguma ação em seu site. Exemplo disso é quando ele clica em uma área e o pop-up aparece para sugerir outra ação.

O scroll aparece depois que o usuário já navegou por um tempo no site. Para usá-lo, a marca deve detectar qual oferta fará quando o usuário chegar a um conteúdo ou estiver na página há um tempo.

O gatilho exit intent aparece no momento em que o visitante está deixando a página, então, não interfere na experiência dele. Devido a isso, é considerado uma das melhores opções nessa estratégia.

Por fim, o timed aparece depois de um tempo específico ou quando o visitante estiver em uma página específica.

Como usar os pop-ups no marketing digital

Os pop-ups são muito bons em gerar leads para os negócios, como uma empresa de manutenção de geradores. O segredo é usar esse recurso no momento certo e tendo um objetivo bem planejado.

Por isso, mostraremos, a seguir, de que maneira você pode usar essa estratégia em marketing digital para favorecer a empresa:

Notificar publicações

É possível usar essa opção direto no navegador, por isso, muitos sites trabalham com ela. Esse pop-up abre uma janela de notificação sempre que uma nova postagem for feita.

Dessa forma, ao clicar nela, o usuário é direcionado para a publicação. É uma boa estratégia para indicar para os visitantes outros canais usados pela marca, seja no blog, YouTube ou outras redes sociais.

Esse recurso mantém o interesse dos usuários pelos conteúdos da empresa, como no caso de uma fabrica de camisa polo para revenda, além de incentivar a interação.

Assinar newsletter do blog

Nesse caso, é a empresa quem escolhe onde colocar esse pop-up, de qualquer forma, recomenda-se usar os dados de navegação da plataforma como indicativos de interesse pelos conteúdos para oferecer assinatura de newsletter.

A paginação pode ser usada para isso, ou seja, quando o visitante acessar outras páginas, pois isso demonstra que ele está buscando informações que a marca possa ter, ela pode ajudá-lo a encontrar.

Usá-lo dessa forma mostra que a empresa já conhece a intenção do usuário, só que é preciso identificar e testar qual gatilho vai trazer um resultado maior.

Exemplo disso é o exit intent, pois ele ajuda aqueles visitantes que estavam saindo do blog, mas que gostariam de receber mais conteúdos relacionados aos que acabaram de consumir.

Promover conteúdo exclusivo

Se um usuário está lendo um post sobre distribuidora de EPI, por exemplo, significa que ele gostaria de aprender mais sobre esse assunto.

Para ele, é muito relevante terminar de ler uma publicação sobre o tema e, após isso, receber uma oferta de um guia completo sobre o assunto.

Para que essa estratégia dê certo, cabe à empresa configurar um pop-up em determinados posts, relacionados à pauta abordada, bem como, à temas de sua área. E o gatilho ideal para isso é o timed ou scroll.

Isso não torna a estratégia invasiva, uma vez que o leitor está interessado no assunto. Com isso, fica mais fácil fazer uma conversão, ainda mais oferecendo versões em PDF ou download de conteúdos relevantes.

Um bom momento para essa prática é quando a publicação é muito extensa ou em casos de tutoriais que apresentam um passo a passo mais complexo.

Trata-se de uma troca construtiva muito comum em marketing digital, em que um negócio, como uma empresa de segurança do trabalho, oferece um conteúdo em troca de informações básicas sobre o visitante.

Encaminhar para a landing page

Os pop-ups também são excelentes recursos para encaminhar os visitantes para a landing page. Para isso, basta alocar o recurso em conteúdos de fundo de funil.

Usando essa estratégia, se o lead realmente estiver preparado para a compra, ele vai clicar no pop-up que o levará até uma página com mais informações e links para compra.

Ofertar produtos e serviços

Quando o usuário está visitando páginas de preço, funcionalidades do produto ou serviço, cases de sucesso e outros conteúdos fundo de funil, esta é uma hora favorável para propor ajuda.

São visitantes que estão entendendo um pouco mais sobre os benefícios do que a empresa tem a oferecer, como no caso de consultoria em licenciamento ambiental, então, cabe à empresa ajudá-lo mostrando o caminho.

Essa ajuda pode ser um conteúdo fundo de funil que aborde o assunto em questão ou uma conversa direta com os vendedores que vão esclarecer melhor todas as dúvidas.

Os pop-ups são excelentes recursos nesses momentos, e podem, ainda, aparecer em formato de janela de pagamento, o que traz mais segurança e agilidade para o visitante.

Também é uma boa estratégia com aqueles que preencheram todos os dados de compra, mas que por algum motivo não concluíram, completarem as informações.

Leia também: A importância da fidelização do cliente

Como fazer os pop-ups?

Para fazer os pop-ups, é preciso trabalhar com algumas ferramentas, de acordo com as necessidades do negócio. Além disso, é importante ter atenção na hora de configurar.

Para isso, um distribuidor de acessórios para moveis, por exemplo, precisa ter atenção e criar mensagens específicas. Isso significa pensar no público e na oferta, descartando textos padrões para tornar o recurso mais atrativo.

Também é importante valorizar a chamada para ação da mensagem, deixando claro o que o usuário deve seguir. Por exemplo, em caso de navegação interrompida, o melhor é expor exatamente o que você quer que o usuário faça.

É importante lembrar, também, que do outro lado tem uma pessoa, por isso, o ideal é usar uma linguagem coloquial, sem desconsiderar o objetivo de atrair a atenção do visitante e as considerações dele.

Conclusão

O uso dos pop-ups pode trazer muitos benefícios para os negócios, em qualquer área de atuação. Isso porque estamos falando de uma estratégia prática e econômica, principalmente no que diz respeito ao tempo, por ter um funcionamento programado.

No entanto, é importante lembrar que assim como qualquer outra ação dentro do marketing, se eles não forem usados no momento oportuno, podem atrapalhar os objetivos do negócio, mas principalmente a experiência do usuário.

Dessa forma, é necessário ter atenção e trabalhá-los com sabedoria. De qualquer maneira, é uma prática que auxilia muito as ações em marketing digital para atrair e nutrir leads.

Seguindo as dicas deste texto, com certeza, a sua empresa saberá empregar esse recurso, extraindo dele resultados promissores que farão o seu negócio crescer.   

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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