9 hábitos produtivos para começar a praticar

9 hábitos produtivos para começar a praticar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Todo mundo conhece alguém super produtivo que consegue dar conta de milhões de tarefas diariamente, mais especificamente aquele ser iluminado que consegue terminar coisas que demorariam horas em apenas 20 minutos.

O fato é que, a procura por um dia de trabalho mais produtivo levou a certas noções equivocadas sobre o que a produtividade realmente é – e é muito mais do que riscar um monte de tarefas da lista.

Pessoas realmente produtivas não estão focadas em fazer mais coisas; isso é justamente o oposto de produtividade. Se você realmente quer ter hábitos produtivos, você precisa focar em menos tarefas a cada momento.

Por isso, listamos 9 hábitos eficazes neste artigo para você começar a praticar e alcançar o patamar das pessoas que você mais admira. Acompanhe e saiba mais!

Os 9 hábitos produtivos mais importantes

Ao estudar como pessoas com hábitos produtivos trabalham e ultrapassam desafios que todos nós experienciamos, vemos como é possível aumentar a nossa produtividade também.

A maioria das pessoas mais eficientes vence desafios como:

  • procrastinar em tarefas, desde as pequenas até as mais desafiadoras;
  • trabalho exaustivo que precisa ser feito;
  • responder a emails e outras mensagens no trabalho;
  • se manter animado e motivado durante todo o dia;
  • ter foco e finalizar os projetos mais importantes;

A seguir apresentamos os hábitos produtivos mais importantes para se desenvolver e maximizar sua eficiência!

1. Não seja multitarefa

Você pode até pensar que está concluindo mais coisas, mas pular de tarefa para tarefa frequentemente, na verdade, trava seu processamento cognitivo. As pessoas mais produtivas passam várias horas em uma única tarefa, melhorando a concentração e produzindo melhores resultados.

2. Encerre a sua caixa de entrada de email

Os trabalhadores mais produtivos delegam horários fixos para conferir e responder mensagens online.

Para muitas pessoas, a melhor hora para fazer isso é entre 9h30 e 10h da manhã e outra sessão a partir das 16h. Passe o resto do seu dia com sua caixa de entrada fechada e longe da sua vista. 

3. Evite distrações

Se você estiver em um ambiente barulhento, não sinta receio de colocar fones de ouvido ou sentar mais longe daquele colega fofoqueiro.

Além disso, minimize distrações na sua tela fechando aquela infinidade de abas no navegador. E, principalmente, coloque seu celular fora do seu alcance!

4. Utilize a técnica 80-20 

Ao começar um projeto, implemente a regra 80-20, também conhecida como princípio de Pareto. Ou seja, apenas 20% do esforço, tempo e tarefas em um projeto irão produzir 80% dos resultados desejados.

Gaste alguns minutos para identificar aqueles 20% críticos e foque bastante neles. O resto você pode eliminar, esquecer, delegar ou automatizar. Por exemplo, seus 20% de contribuição podem ser colocar o time certo junto e dar a missão e motivação certas. Os outros 80% serão realizados sem você.

5. Se priorize

Um qual parte do dia você está foca em si mesmo, no seu crescimento, em níveis de energia e paz de espírito? Pessoas produtivas e bem-sucedidas passam a primeira parte do dia com elas mesmas.

O hábito diário do início da manhã combinado com meditação, exercícios físicos, leitura e um bom café da manhã garante tempo suficiente para recarregar as energias e planejar, antes que o dia fique acelerado. 

6. Tenha o deep work como um hábito produtivo

Todo mundo tem algumas tarefas diárias que são difíceis porque são tão chatas que acabam dando sono. Ao mesmo tempo, outras são difíceis porque demandam muito mesmo. Não dá pra ser multitarefa aqui. 

Você precisa dedicar muito tempo e espírito para conseguir finalizá-las e, considerando que a habilidade de foco intenso está cada vez mais escassa, aqueles que conseguem dominá-la estão em grande vantagem. 

7. Faça pausas

A dor de cabeça ou cansaço mental depois de várias horas de trabalho devem ser um sinal de que você precisa de um tempo. Visto que seu cérebro usou toda a sua energia, dê a si mesmo um momento de descanso lanchando, indo caminhar ou apenas meditando.

Você irá voltar recarregado e pronto para fazer seu trabalho com melhor desempenho

8. Crie um sistema

Lide com maus hábitos problemas criando um sistema. Para aqueles que checam o email compulsivamente, planeje uma hora para fazer isso. 

Já para os multitarefas, faça um cronograma para se organizar. Do contrário, você ficará eternamente distraído e não atingirá suas metas mais importantes durante o dia.

9. Não confunda produtividade com preguiça

A preguiça é o principal contribuidor para a perda de produtividade. Na verdade, um grande número de métodos de gestão de tempo — ter reuniões ou ler emails, por exemplo — são apenas maneiras de não realizar um trabalho efetivo. Concentre-se em fazer coisas que mais importam e possuam entregas tangíveis.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre como aumentar a sua produtividade? Leia também 4 dicas para melhorar a produtividade no home office