4 dicas para melhorar a produtividade no home office

4 dicas para melhorar a produtividade no home office

4 dicas para melhorar a produtividade no home office

4 dicas para melhorar a produtividade no home office

4 dicas para melhorar a produtividade no home office

4 dicas para melhorar a produtividade no home office

4 dicas para melhorar a produtividade no home office

4 dicas para melhorar a produtividade no home office

4 dicas para melhorar a produtividade no home office

produtividade no home office

Nos dias atuais, trabalhar home office pode não ser uma novidade para diversos profissionais. Porém, com a pandemia do covid-19, muitos trabalhadores se viram forçados a adotar o trabalho remoto para manter-se em segurança e nosso cérebro pode demorar a se adaptar a essa novidade, afetando a produtividade.

Essa mudança drástica na rotina semanal exige no cérebro uma concentração maior para fazer atividades que antes eram realizadas de forma quase automática.

A neurocientista Thaís Gameiro nos lembra que as informações do ambiente são assimiladas de forma inconsciente e podem interferir na produtividade. “O escritório frequentado diariamente emite ‘pistas’ de que é hora de trabalhar. Sua cadeira, mesa, sala, entre outros, são fatores ambientais que influenciam inconscientemente nessa disposição”.

Por outro lado, sua casa pode enviar ‘sinais’ opostos, pois é naturalmente associada ao horário de descanso e de ficar com a família.

Pensando nisso, separamos quatro dicas para te auxiliar no aumento da produtividade enquanto trabalha remotamente.

 

1) Tire o pijama

Essa dica já foi repetida milhões de vezes, mas é sempre bom frisar sua importância.

Como falamos acima, assim como sua casa, o pijama também emite ‘sinais’ inconscientes de descanso e relaxamento. Isso pode causar uma confusão no cérebro e atrapalhar a produtividade durante o horário de trabalho.

Você já deve ter reparado que sua postura muda quando veste determinada roupa. Ao usar algo que gostamos, nos sentimos bem. Ao vestir um uniforme, por exemplo, sabemos que nossa postura será atrelada diretamente ao nome do negócio que essa peça carrega.

Por isso é importante tirar o pijama. As roupas formais podem ser deixadas no armário, pois não há necessidade de tanta pompa, porém, escolha algo que você usaria se precisasse participar de uma videochamada sem parecer desleixado.

 

2) Uma tarefa por vez

Muitas pessoas se gabam de serem multitarefas, ou seja, capazes de realizar diversas funções simultaneamente. Infelizmente, isso é um mito.

O que ocorre é que o cérebro fica alternando o foco de uma coisa para outra constantemente e esse processo gasta recursos e é capaz de causar sobrecarga cognitiva. Esse stress causado na tentativa de ser multitarefa também reduz a dopamina, que é fundamental à atenção.

Portanto, separe um momento para organizar as demandas, estabelecer as questões prioritárias e nunca use o horário de trabalho para resolver problemas familiares.

 

Leia também:Estratégias de lances do Google Ads – Qual devo utilizar nas campanhas?

 

3) Mantenha sua rotina

Uma das ‘vantagens’ mais divulgadas pelos amantes do home office é a possibilidade de dormir um pouquinho mais, já que não existe a necessidade de se preparar para enfrentar o trânsito no deslocamento para  o local de trabalho.

Mas na realidade, esse hábito pode atrapalhar a produtividade do profissional.

As demandas domésticas e até atrasos para iniciar o expediente causam um efeito dominó, que engole os compromissos do dia e faz com que o tempo pareça insuficiente para resolver tudo.

Acordar e seguir os horários convencionais de trabalho auxilia o cérebro a “compreender”  o home office.

 

4) Saiba a hora de parar

Todo local de trabalho tem regras e horários pré-estabelecidos para iniciar e encerrar suas atividades diárias e isso não deve mudar quando se trabalha de casa.

Sem essas regras, o profissional pode extrapolar a jornada de trabalho inconscientemente ou crendo que isso o ajudará a cumprir tarefas pendentes. Mas, conforme os dias da semana passam, o cansaço e o stress causados pelo aumento da carga horária prejudicam as funções cognitivas e afeta negativamente a produtividade.

Caso tenha dificuldade para encerrar o expediente, agende algum ‘compromisso’. Assistir um filme, brincar com seus filhos, jogar ou conversar com aqueles que moram com você são alguns exemplos simples do que pode fazer.

 

Aproveite a incrível capacidade de aprender que seu cérebro possui e utilize essas dicas simples para garantir a produtividade e a saúde durante o home office.

Deixe um comentário sobre a matéria!

Sobre Nós

Agência de Marketing Digital em SBC, focada em Inteligência de Dados e Performance.

Somos uma Agência Parceira Oficial do Google, Facebook e RD Station.

Posts Recentes

Curta a nossa FanPage

Parcerias Oficiais

Receba nossos Conteúdos