8 dicas para ter uma boa noite de sono e produzir melhor no dia-a-dia

8 dicas para ter uma boa noite de sono e produzir melhor no dia-a-dia
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Ter uma noite de sono tranquila é uma das maiores necessidades fisiológicas do ser humano visto que não somos uma máquina e isso faz com que o descanso seja, de fato, muito importante para conseguirmos viver uma vida pessoal e profissional saudável.

Mas, infelizmente, a rotina atarefada e estressante dos empreendedores acaba dificultando ou reduzindo suas horas de sono, causando-lhes problemas físicos e emocionais. Como nós sabemos o quanto isso pode lhe ser prejudicial e afetar sua produtividade e motivação, preparamos esse post.

Acompanhe a leitura a seguir e veja nossas dicas para melhorar a qualidade do seu sono!

Como potencializar o sono?

O sono não é algo estático, ou seja, não dormimos de maneira linear. Na verdade, nosso sono é dividido em ciclos de 90 minutos e isso é importante para calcularmos quando devemos nos deitar para que o despertador não interrompa de maneira brusca um ciclo e passemos o resto do dia com aquela sensação de cansaço.

Seria o mesmo que ocorre quando interrompemos o carregamento de um celular: por não ter completado o ciclo de recarga, ele irá necessitar de uma nova carga antes do previsto.

Assim, para potencializar nosso sono é essencial que aprendamos a respeitar nosso corpo e suas limitações. Além disso, conhecer como nosso organismo se comporta em uma noite de sono é imprescindível para um descanso satisfatório.

Como dormir bem?

Chegou o momento de você aprender algumas dicas que realmente fazem a diferença. 

Como o nosso objetivo é que você durma bem e consiga manter uma boa produtividade na empresa, reunimos uma lista de boas práticas que favorecem um sono tranquilo e saudável. Confira!

1. Dormir não só é para os fracos

No mundo moderno é comum ouvirmos a expressão de que dormir é para os fracos, como se quem dormisse mais estivesse em desvantagem em relação aos demais indivíduos. Comece a entender que isso é um erro, pois o sono acumulado não é reposto com tanta facilidade.

O sono é essencial para o processo de conhecimento, além de lhe conferir uma sensação de bem-estar, energia, disposição e motivação para enfrentar os desafios do cotidiano intenso de um empresário.

2. Mantenha quarto escuro

Dormir em ambientes claros e com alta incidência de luminosidade pode atrapalhar sua noite e fazer com que você acorde diversas vezes.

Desta forma, procure adequar o seu quarto para ele ser realmente escuro — a ponto de não conseguir ver sua mão quando colocada na frente de seu rosto. Para isso, existem algumas opções interessantes no mercado, como a colocação de cortinas e janelas com blackout.

No entanto, caso não seja possível, procure adquirir uma máscara para dormir. Apesar de não retirar toda a luminosidade do ambiente, já será uma grande ajuda.

3. Evite aparelhos eletrônicos

Os equipamentos eletrônicos emitem uma luz azul que reduzem a produção de melatonina e enganam o nosso cérebro, fazendo com que ele entenda que ainda há luz disponível e que por isso pode continuar em alerta.

Se você ficar verificando o celular a todo momento e atento às notificações de redes sociais, o sono será totalmente prejudicado e você poderá sofrer de insônia.

4. Não ingira estimulantes à noite

Se você frequenta academia à noite, não é aconselhável ingerir estimulantes e termogênicos muito tarde. Isso porque, substâncias como cafeína, taurina e mesmo produtos naturais como canela, café e gengibre atuam no sistema nervoso, estimulando o metabolismo.

A consequência disso é muito simples: você ficará aceso por muito mais tempo, demorando a dormir. Caso precise se levantar cedo no dia seguinte, certamente terá perdido algumas horas líquidas de sono.

5. Desenvolva uma rotina de sono

Outra dica para que você durma bem é estabelecer uma rotina para dormir. Procure determinar horários para se deitar, assegurando que você estará em repouso pelo menos sete horas por noite.

Lembre-se de que para que o seu organismo compreenda e aceite esse hábito é importante repeti-lo por, no mínimo, 21 dias. Além disso, a estratégia de se dar pequenas recompensas também ajuda o cérebro a memorizar essa rotina.

Desse modo, ao cumprir com uma boa noite de sono, você pode, por exemplo, comer algo que gosta no café da manhã ou mesmo tirar alguns minutos para ouvir uma música antes do trabalho.

6. Diminua a temperatura do seu corpo antes de dormir

O nosso corpo reduz a própria temperatura na hora de dormirmos. Essa é uma explicação científica para o fato de conseguirmos dormir melhor quando temos ventilador ou ar condicionado no quarto.

Por outro lado, é preciso lembrar que sentir frio também não é positivo para o organismo. O ideal é que você mantenha o ambiente em 21°C.

Mas, caso isso não seja possível, procure não tomar um banho muito quente antes de se deitar e usar roupas confortáveis e mais frescas. Lembre-se de quanto mais quente seu corpo estiver, mais horas ele demorará para chegar à temperatura ideal para se desligar totalmente do ambiente externo.

7. Leia um livro

A leitura é uma ótima maneira de estimular o sono, desde que não seja um assunto ou tema que exija reflexão e análise crítica.

Portanto, ter o hábito de ler romances e outras obras de ficção ajudará o seu cérebro a relaxar e se desligar das inúmeras responsabilidades que seu dia exige. Em poucos instantes, você se sentirá melhor e mais preparado para dormir.

8. Faça meditação

Toda inquietação da rotina agitada de empreendedor pode influenciar na qualidade de seu sono, fazendo com que ele não consiga relaxar na hora de dormir.

Por isso, se você sofre com esse problema, experimente meditar antes de se deitar, focando no ritmo de sua respiração. Esse exercício, além de acalmar os hormônios, retarda o envelhecimento do cérebro, melhora a concentração e estimula a criatividade. 

Quem deseja ter sucesso no empreendedorismo, precisa começar a avaliar como é a qualidade de seu sono. Afinal, de nada adianta ter boas ideias e coragem para empreender, sem saúde e disposição para encarar os desafios diários.

Gostou do artigo? Aproveite e leia também 9 hábitos produtivos para começar a praticar