Como utilizar o YouTube em sua estratégia de marketing digital?

YouTube

O YouTube é a principal plataforma de vídeos dos mais variados tipos em todo o mundo, portanto, as empresas que o utilizam em suas estratégias de marketing digital conseguem aumentar sua visibilidade e as conversões.

Esse canal também ajuda a estreitar o relacionamento com o público, devido a isso, precisa fazer parte das campanhas de marketing de qualquer negócio.

Contudo, devemos saber como aproveitar os recursos dessa plataforma, para impactar o público-alvo e atingir os objetivos da maneira desejada.

Mesmo sendo tão importante e necessário, algumas empresas, principalmente os pequenos negócios, acreditam que o YouTube é uma plataforma muito complexa, com um tipo de marketing ainda muito caro e inacessível para elas.

Isso acontece porque costumamos ver, geralmente, marcas grandes e famosas fazendo suas propagandas por lá. Mas a verdade é que o marketing por esse canal de vídeo é acessível a todos.

Independentemente do tipo de negócio que você tenha ou do tamanho dele, é perfeitamente possível chegar à sua audiência usando o YouTube.

Neste artigo, vamos falar sobre as vantagens desse marketing, as melhores estratégias, como produzir vídeos e quais tipos de conteúdo veicular. Confira.

Entenda quais são as vantagens do YouTube

Fazer marketing no YouTube é vantajoso porque ele é um dos canais mais eficientes que existem para aumentar o engajamento e a visibilidade da marca.

Os vídeos por si só são o melhor formato que existe hoje e que mais agrada as pessoas, por isso estão crescendo muito.

Por meio deles, assistimos aulas, tutoriais sobre tudo o que imaginamos, vídeos engraçados, curiosidades sobre diversos assuntos, dentre muitas outras finalidades.

As pessoas assistem vídeos todos os dias e isso se deve, justamente, ao surgimento do YouTube. Esta plataforma foi lançada em 2005 e desde então é a principal nesse segmento na internet.

Por lá, você também pode ter acesso a campanhas de várias empresas, como uma clinica de RPG. Isso acontece porque o site já conta com mais de 2 bilhões de usuários e o número só aumenta.

Para se ter uma ideia, em 4 anos, o consumo de vídeos pelo YouTube cresceu 135% contra apenas 13% da TV. Analisando esses dados, é praticamente impossível não encontrar público para os seus conteúdos.

Mesmo porque, a estimativa é de que as pessoas gastem, em média, aproximadamente 12 minutos por dia assistindo vídeos nesta plataforma.

Todo esse crescimento fez dela o canal perfeito para vender e promover produtos e serviços, indo muito além do compartilhamento de conteúdo.

As marcas estão atentas a toda essa influência e por isso começaram a ver tudo o que ela pode oferecer para suas estratégias de marketing.

E isso acontece com todas, desde fabricantes de esteiras ergométricas profissionais até uma loja especializada em massas e congelados.

Por conta disso, o próprio YouTube passou a oferecer diferentes possibilidades no que diz respeito a Marketing e Comunicação. As companhias conseguem aumentar o seu brand awareness, seu engajamento e sua autoridade como marca.

O melhor é que essas possibilidades não se limitam apenas à publicação de vídeos, mas abrangem anúncios, parcerias com seus influenciadores, interação com a audiência, dentre outras.

Só que precisamos conhecer as melhores estratégias de marketing nessa plataforma, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Melhores estratégias de marketing pelo YouTube

Existem algumas práticas que fazem toda a diferença quando falamos em marketing pelo YouTube.

Importante ressaltar, ainda, que essas técnicas podem ser adotadas por uma consultoria contábil ou qualquer outra empresa, então, dentre elas temos:

Produzir conteúdo relevante

Essa plataforma tem como foco a produção de conteúdo relevante, por isso, é fundamental que tudo o que a sua empresa faça esteja de acordo com os interesses do seu público-alvo.

O primeiro passo para produzir bons materiais é conhecer bem a audiência da marca e, com isso, construir uma persona.

Assim, todos os vídeos serão capazes de cativar, emocionar ou responder às dúvidas das pessoas.

Engajar a audiência

Não podemos publicar um vídeo e esquecê-lo. É preciso responder os comentários, criar vídeos para responder dúvidas e perguntar em outras redes sociais o que eles gostariam de ver.

São estratégias de engajamento que valorizam os seguidores e melhoram a reputação da empresa, como uma de manutenção de geradores.

Divulgar os vídeos

É importante divulgar o vídeo em outros canais que a empresa use, por exemplo:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Site;

Mídias pagas e e-mail marketing também são bons canais e que ajudam a levar até as pessoas os conteúdos de interesse delas.

Otimizar SEO

Assim como nos textos que você publica no blog da empresa, nos vídeos também é importante usar as estratégias em SEO, para que os usuários encontrem o seu conteúdo.

É dessa forma que o seu canal aparece entre os primeiros resultados e aumenta a audiência. Para fazer isso, é necessário pesquisar as palavras-chave, criar bons títulos, dentre outras práticas.

Leia também: Como medir o funcionamento de sua estratégia de marketing

Confira dicas para criar bons vídeos

Agora que você já sabe sobre algumas estratégias de marketing no YouTube, vamos mostrar como criar bons vídeos.

Qualquer empresa, como uma revenda de fonte para teclado, deve seguir práticas como:

Entender o público-alvo

Para ter sucesso, precisamos saber o que o público gostaria de ver no canal. Devemos identificar suas dúvidas e dores, bem como seus hábitos de consumo de vídeos.

Assim, mais do que a pauta, também conseguimos saber qual a duração ideal para os vídeos.

Todas essas informações podem ser obtidas por meio da persona e também de algumas pesquisas no Google, além de testes realizados.

Criar um roteiro

Ao definir a persona e os objetivos, é possível criar a história que o seu vídeo vai contar. O roteiro inclui um resumo do vídeo, previsão de duração e a sequência de falas e imagens.

Pense, também, nos elementos multimídia que vai usar, como gráficos, sons, músicas e imagens, bem como links. É importante planejar para que a produção seja mais eficiente.

Definir os objetivos do canal

Qual é o objetivo dos vídeos que você vai produzir? Uma empresa especializada em certificação de produtos, por exemplo, pode fazer isso para aumentar o tráfego em seu site, aumentar a interação com sua audiência, etc.

Para ter bons resultados e atingir o retorno esperado, é essencial definir os objetivos de um vídeo ou de toda uma série de conteúdos que você vai publicar.

Fazer uma boa edição

A edição do vídeo é uma parte muito importante, por isso deve ser incluída no planejamento. É o momento em que você vai organizar tudo o que foi gravado e fará toda a diferença no resultado final.

Uma boa edição depende da transição das imagens, ritmo do vídeo, músicas e efeitos utilizados, links, dentre outros recursos que você implantar.

Definir frequência de publicação

A publicação dos vídeos não deve ser aleatória, mas sim, seguir datas corretas e com uma frequência constante.

Para decidir como e quando publicar, observe os hábitos de consumo da audiência e equilibre com a sua capacidade real de produção.

É assim que os seguidores saberão quando tem vídeos novos e podem acompanhar o canal. Assim, você consegue conquistar uma audiência fiel com o seu público.

Veja os melhores tipos de conteúdo

Existem alguns tipos de conteúdo específico que chamam mais atenção das pessoas interessadas em empresas de usinagem e muitos outros tipos de negócio.

As dicas relacionadas à área de atuação da companhia são um exemplo de tipo de vídeo considerado interessante pelas pessoas. Elas, assim como os tutoriais, esclarecem as mais diferentes dúvidas.

Os depoimentos de clientes e colaboradores também chamam a atenção dos usuários, uma vez que eles podem saber a opinião sincera de outras pessoas sobre a sua marca.

Os colaboradores, por sua vez, podem mostrar um pouco dos bastidores da empresa, como uma de dedetização e controle de pragas.

As pessoas gostam de saber como os produtos e serviços que consomem são feitos, então, nada melhor do que mostrar isso a elas.

Vídeo resposta também está entre os formatos preferidos dos usuários. Sua empresa pode criar um vídeo respondendo às dúvidas mais comuns e, até mesmo, fazer uma live para responder ao vivo.

Conclusão

O YouTube é um mar de possibilidades e oportunidades para pessoas e empresas divulgarem seu trabalho, produtos, serviços e marcas.

O vídeo é o formato de conteúdo mais consumido pelas pessoas, porque permite que elas absorvam melhor as informações e não sobrem brechas para dúvidas.

Se o seu potencial cliente não tem dúvidas acerca do que você vende, as chances de ele comprar são muito maiores, certo?

Seguindo nossas dicas, com certeza a sua empresa conseguirá criar os melhores materiais para o YouTube e conquistar uma audiência engajada e fiel, que mais do que comprar, também vai indicar os seus conteúdos para outras pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe um comentário sobre a matéria!

Sobre Nós

Agência de Marketing Digital em SBC, focada em Inteligência de Dados e Performance.

Somos uma Agência Parceira Oficial do Google, Facebook e RD Station.

Posts Recentes

Curta a nossa FanPage

Solicite um diagnóstico de marketing exclusivo para a sua empresa!

Parcerias Oficiais

Receba nossos Conteúdos