SEO On Page x SEO Off Page: saiba as diferenças

search-engine-optimization-target-marketing-concept-over-bokeh-b
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de ações desenvolvidas com o objetivo de melhorar o ranqueamento do site dentro dos sites de pesquisa na internet.  As principais ações são divididas em SEO On Page e SEO Off Page.


O marketing digital compõe diversas ações que visam converter leads (possíveis clientes) em consumidores ativos de um negócio. As estratégias variam desde gerar autoridade e qualificar leads até a experiência do usuário dentro dos sites..

Ocorre que todos os tipos de conteúdos que são publicados dentro de um site precisam ser vistos. Da mesma forma como as redes sociais qualificam as páginas por quem tem mais interações, assim também é com os sites de pesquisa.

Os sites de pesquisa são aqueles pelos quais fazemos nossas pesquisas genéricas, ou seja, Google, Yahoo, Bing e outros. Quando estamos com alguma dúvida de um assunto ou falamos algo perto do celular automaticamente soluções aparecem.


Para que isso seja possível, os sites estabelecem toda uma força tarefa para que os textos, imagens, URL, descrições, títulos e palavras-chave, estejam colocados da maneira correta, quantidade e momento adequado.

Então, saiba que dificilmente você estará lendo algum conteúdo pela internet sem que essa estratégia chamada SEO esteja sendo aplicada dentro da página web em questão.

Imagine uma empresa de locação de andaimes sem um revendedor adequado com experiência no mercado e conhecimento sobre o produto? O Google, por exemplo, detém um algoritmo que trabalha de uma forma.

Os sites analisaram os algoritmos e montaram uma espécie de cartilha a ser seguida para que esse sistema seja utilizado a favor delas.

O mais interessante é que diariamente milhares de desenvolvedores aprimoram o algoritmo desses sites em busca de fazer com que somente os sites mais relevantes sejam vistos. 

Em contrapartida, os chamados “Analistas de SEO” acompanham esse trabalho para fazer com que as estratégias sejam atualizadas e as ações não percam o resultado. 

Esse tipo de trabalho se popularizou e já é possível ver diversas empresas de cursos online SP sobre o assunto, devido a necessidade de profissionais relacionados a essa área. Que por sinal, são bem remunerados e requisitados.

Não se aprende todas as técnicas SEO de uma só vez, mas é possível seguir essa “cartilha de ações” para fazer o seu site ser melhor ranqueado nos mecanismos de pesquisa. 

Dessa forma, agregando a prática com uma capacitação, é bem possível se tornar um especialista no assunto.

Não somos uma empresa de informatica SP, mas nosso objetivo é de ajudar a entender um pouco sobre esse tema. Para isso, desenvolvemos em tópicos as principais diferenças entre as ações de SEO que são utilizadas diariamente. 

Se você não ouviu falar, ou ainda não leu nada sobre o assunto, saiba que as ações SEO são divididas em duas vertentes que agem independentes entre si, são elas: SEO On Page e SEO Off Page. Vejamos agora as principais diferenças entre elas.

SEO ON Page

O Seo On Page como o próprio nome diz, são ações realizadas dentro da página, isto é, tudo aquilo que ocorre dentro da página em questão, ou seja, tudo aquilo que pode ser feito dentro das páginas para melhorar o ranqueamento delas.

Por exemplo, uma palavra-chave de um função de um curso de excel avançado EAD (Ensino a Distância), colocada para gerar interação e captar mais acessos dentro da página. As palavras-chave são umas das maiores estratégias que realizam diversas funções dentro da estratégia.

Começando por essa que dá sentido ao nosso texto, o melhor ranqueamento da página, uma vez que podem ser acessadas entre outros diversos links, é levar o consumidor para uma página de compra, ou seja, a loja do site. 

Além das palavras-chave temos outras diversas ações que são de usabilidade do SEO On Page, como:

  • Imagens;
  • Headings;
  • Textos;
  • Links Internos.

Vamos dar um destaque especial aos textos, já que para a maioria dos sites eles são os principais agentes da permanência de uma pessoa dentro da página. Sabe-se que quanto maior o tempo de uma pessoa dentro da página, maior será o ranqueamento dela.

O algoritmo entende que se o usuário está interagindo com a  página, ou seja realizando ações como abrir imagens, acessar links e ler os textos aquele conteúdo é relevante. Isso significa que pessoas que fizerem pesquisas parecidas serão redirecionadas a esses sites.

Os Headings são os formatos dos títulos dos textos, como <H1>, <H2> e <H3>, que são utilizados para hierarquizar a informação. Isso faz a leitura seguir uma certa hierarquia, o que faz o usuário ir direto para a parte que ele deseja.

O principal fator que a internet proporciona é a navegação. Assim como aquele banner para eventos preço em locais estratégicos faz muito sucesso, títulos criativos são essenciais para chamar a atenção de um leitor.

Da mesma forma que o acesso aumenta o ranqueamento, se uma página é acessada e imediatamente fechada, por causa dos famosos “clickbait” perdem ranqueamento. Por isso, é preciso agregar estratégia com conteúdo e constância.

Garantir a navegação com um site agradável é essencial para que seja visto de forma clara e contínua. Tudo deve funcionar corretamente da mesma forma quando usamos aqueles  totens de autoatendimento em algum fast food.

Lembrando que, as pesquisas orgânicas são as mais realizadas dentro da internet, logo, mesmo que você pague para ser visto, se não realizar essas ações, não terá os melhores resultados. 

SEO Off Page

O SEO Off Page é um pouco diferente e podemos dizer que até mais técnico do que o SEO On Page, uma vez que suas ações podem não ser tão visíveis, mas extremamente necessárias para atingir o objetivo do site que quer ser visto. 

Diversas ações compõe o SEO Off page, entre elas estão:

  • Texto âncora;
  • Backlinks;
  • Credibilidade;
  • Contexto do conteúdo.


Lembra que falamos sobre os clickbaits? Eles são extremamente tóxicos para todos aqueles que querem um maior engajamento dentro dos mecanismos de pesquisa. Isso ocorre porque as pessoas estão em busca de uma solução rápida e isso não é dado.

Eles acabam levando elas a outro contexto ou saírem da leitura sem a solução que foi prometida. Logo, esses links são rapidamente fechados e acabam por tirar o ranqueamento do site, já que o algoritmo define um tempo mínimo de acesso. 

Como vimos, o Seo off page age naquilo que necessariamente não estamos vendo como a navegação. 

Isso significa que todos os links utilizados devem por natureza funcionar, ou seja, é preciso um trabalho de manutenção desses links para que a navegação não seja interrompida. Muitos sites colocam links quebrados que interrompem a navegação dos usuários.

Imagine estar utilizando uma lousa digital interativa, e no momento de resolver a equação, ela apaga. Esse tipo de situação é constrangedora, portanto, links quebrados dentro de um site os referenciou, e acabam diminuindo o alcance dele.

Menções e Diversidade

Separamos esses dois pontos, pois são de extrema importância dentro daquilo que prometem e oferecem ao mesmo tempo. Muitas discussões estão em torno se as redes sociais podem atuar como uma espécie de SEO off page.

Isso porque muitos sites utilizam as redes para conseguir acesso dentro de suas páginas, afinal, se existe uma função dentro das redes sociais é a captura de clientes. Quem nunca conheceu um site ou uma loja após ver um stories ou publicação no Instagram?

Podemos entender isso como menções, mas de fato aquilo que é comprovado pelos algoritmos são referências dentro de outras páginas na web. Por exemplo, você está dentro de uma loja de uma empresa de brindes promocionais.

Durante sua navegação, seja lendo um texto ou olhando em um produto, vê que existe uma landing page, anúncio ou hiperlink que está oferecendo acesso a um curso de marketing. 

Ao interagir com o conteúdo, você é redirecionado para uma página de um curso de marketing e faz a compra, ou encontra dentro do conteúdo uma página de acesso a textos sobre o assunto bastante relevantes.

Você tem muitos backlinks que retornam para a página inicial e tem menções que te direcionam a conteúdos correspondentes ao que foi oferecido. Tudo isso aumenta o ranqueamento de todas as páginas.

Por isso, é bem comum dentro de um mesmo texto, você ver diversos links interativos e alguns pop-ups pedindo para realizar algo em troca de alguma outra coisa. Tudo isso são ações SEO On e Off Page atuando nas entrelinhas para realizar diversas funções. 

Considerações finais

A estratégia SEO é algo de extrema relevância no universo digital, as empresas disputam os especialistas no assunto pois são capazes de trazer muitos usuários para as páginas de captura da empresa.

De fato, existe um conhecimento atrelado a uma alta demanda, que por sua vez, não é feito de um dia para o outro, mas por meio da obtenção de experiência de acesso e estudo técnico adquirido ao longo de alguns anos.

Portanto, acreditamos que você já consegue notar um pouco de seus estudos baseado nessas informações iniciais que demos aqui. Junte todas as estratégias e realize a maioria das ações, você verá a diferença nos resultados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.