SEO Black hat: saiba o que é e como trabalhar

hand-arrange-white-letters-as-seo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

As empresas buscam sempre aumentar o seu alcance e relevância através das suas estratégias de marketing, aumentando o número de leads e clientes e expandindo seus negócios. Uma estratégia que é usada, mas não é recomendada, é o SEO Black Hat.

Pensando nisso, o texto de hoje é focado em apresentar essa ferramenta de marketing, quais os pontos negativos e porque evitá-la, além de apresentar algumas opções para caso ainda assim pense em recorrer a ela.

O mundo digital chegou com tudo na vida das pessoas e tem oferecido diversas oportunidades de empreendedorismo, descobrindo talentos e novas fantásticas aquisições de pessoas para o mercado, inovando e transformando o cotidiano.

Desde empresas de engenharia civil em SP até mesmo simples, porém eficientes, empresas que vendem artesanato, todas precisam estar inseridas no meio digital e mostrar o seu trabalho para outras pessoas, aumentando seu alcance e relevância.

Existem alguns fatos que englobam esse assunto, como a facilidade de entrar no meio digital nos dias de hoje, porém, é difícil se consolidar a marca dentro dele e a estabilidade que uma empresa precisa para investir em novos aspectos do negócio.

Isso sem mencionar o interesse das pessoas nos produtos e serviços, afinal, na mesma proporção que alguém se interessa por algo, elas também perdem o interesse, seja um produto voltado para o entretenimento ou para tecnologia, como um software de inteligência artificial.

Porém, com tantas empresas tentando atrair novos clientes e entrando no meio digital, com a ajuda das redes sociais e da criação de conteúdo, se tornou ainda mais difícil ser encontrado dentro desse meio, tornando o mercado bastante competitivo.

Em outras palavras, a criação de conteúdo é essencial para ser notado e manter o interesse das pessoas na sua empresa, além de outras estratégias de marketing. Com isso, diversos empreendedores buscam o crescimento rápido dessa relevância.

Sejam empresas de terraplanagem e pavimentação ou de qualquer outro ramo, muitos apelam para a utilização das ferramentas de SEO junto do Black Hat. o que não é indicado, apesar de trazer uma atenção momentânea para a sua página.

O conceito de SEO

De forma simples e bastante direta, o SEO é um termo que vem do inglês e significa Search Engine Optimization, que em uma tradução para português seria algo como Otimização dos Mecanismos de Busca.

Eles são um conjunto de ferramentas, algoritmos e critérios utilizados pelos buscadores, como Google e Bing, para entregar o que você busca na barra de pesquisa, ranqueando e entregando os sites e páginas de maior relevância, seja de moda ou um distribuidor adubo.

Isso significa que é possível, mesmo com um site novo, você se enquadrar dentro desses critérios e conseguir que o SEO te categorize com um certo grau de relevância, indicando sua página para as pessoas que procuram sobre determinado assunto ou tem interesse de compra.

Pense em quantas vezes você comprou algo que estava além da primeira página do Google. 

Provavelmente, foram poucas vezes ou até mesmo nenhuma. Isso porque, de forma direta ou indireta, quando mais próximo da primeira página, mas relevante, mais autoridade e mais confiável é o site.

Sendo assim, sua empresa de cálculo estrutural, por exemplo, deve se atentar a alguns critérios importantes para se qualificar positivamente no algoritmo das ferramentas de SEO. 

Entre esses critérios, podemos destacar:

  • Conteúdo relevante;
  • Links de qualidade;
  • Layout e design atrativo;
  • Constância de postagens;
  • Seguir as diretrizes da plataforma do Google.

Quando falamos em SEO, quanto melhor e mais harmonizados os elementos acima destacados estiverem, mais seu site será indicado e maior será a chance de atrair leads e convertê-los em clientes, além de aumentar o tráfego de usuários.

Mas o que o site ou página de venda de climatizadores, por exemplo, e o Black Hat têm em comum nessa história? É isso que ficará mais claro no tópico a seguir.

O que é SEO Black Hat?

Agora que já foi entendido o que é SEO e como ele funciona, já é possível entender também o que é Black Hat e porque ele pode ser prejudicial para o seu trabalho. 

O Black Hat é uma das estratégias utilizadas para posicionar e ranquear o seu site ou página de forma mais efetiva frente aos mecanismos de busca, aumentando a sua indicação pela ferramenta, porém, de forma eticamente questionável.

Suponhamos que você acabou de abrir uma empresa de cobertura metalica, parte do processo para ganhar relevância e autoridade é mostrar seu trabalho para os usuários, tanto pela qualidade do que é entregue quanto por uma criação de conteúdo assertiva.

Isso faz com que mais pessoas conheçam a sua marca, de forma natural e orgânica, onde tudo começa aos poucos a crescer. Ou seja, quanto mais pessoas te encontrarem, mais produtos você irá vender e mais influentes será.

Porém, esse tipo de coisa leva tempo e esforço, não acontece do dia para a noite. Então, se não for feito da maneira correta, pode acontecer de sua empresa de terceirização de portaria nunca seja notada ou bem posicionada pelas ferramentas.

Além disso, muitos procuram uma maneira de burlar o sistema e fazer o algoritmo indicar o negócio, mesmo que os requisitos não estejam sendo atingidos ou não esteja havendo o esforço e tempo necessário para que isso aconteça.

Dessa forma, os resultados de busca, de vendas, de compra de produtos e de relevância aumentam consideravelmente, porém, de forma limitada, pois esse tipo de prática vai de encontro às diretrizes da plataforma, prejudicando o site a longo prazo.

Algumas penalidades são variáveis, mas sempre estão relacionadas a queda de performance da página, como diminuição do alcance da mesma, a não indicação dos mecanismos de pesquisa para os usuários e uma realocação do posicionamento.

Só isso já é o suficiente para prejudicar o engajamento da página e mostrar às pessoas que utilizam essa prática como ela não vale a pena e como pode ser extremamente prejudicial ao negócio.

Afinal, é matemática simples. Com menos pessoas conhecendo e acessando o site, menor são as vendas e menor será o lucro.

Como evitar o SEO Black Hat?

Essa estratégia é o oposto dos critérios mencionados anteriormente no texto, ou seja, é a utilização indevida de links, criação de conteúdo e manipulação dos algoritmos de forma nociva.

Links

Os links colocados no site ou página, quanto mais qualidade tiverem, melhor o SEO irá indicar o domínio. Ou seja, a construção do link building é muito positiva tanto para o Google quanto para a sua empresa.

O Black Hat deixa os links ocultos. Dessa forma, o SEO acredita que o site está oferecendo conteúdo de qualidade quando na verdade está apenas usando a ferramenta de forma indevida.

Spam

Para quem não sabe, o spam é uma sequência enorme de comentários iguais utilizados para gerar atenção e fazer com que mais pessoas acessem um link ou, de fato, consigam ser ouvidas e observadas. O que também deve ser evitado.

Além de ser mal visto pelos mecanismos de busca, não gera engajamento e traz muito pouco retorno, sendo mal visto por usuários e não ajudando a sua empresa a criar e manter autoridade e relevância.

Conteúdo Duplicado

Copiar conteúdo de outras páginas da internet, além de ser extremamente antiético, é utilizado como forma de punição pela ferramenta. 

Não existe problema algum em referenciar, agora, copiar como se fosse seu é errado e muito prejudicial para a sua estratégia.

Sem mencionar que, se seus usuários perceberem de onde o texto foi tirado, você perde naquele momento um possível lead e um potencial cliente.

Portanto, é importante lembrar que as informações na internet voam, e uma má conduta de sua página pode ser o que precisa para ela deixar de ser ranqueada e ser esquecida nas últimas páginas de pesquisa.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou o que é o SEO Black Hat e porque não utilizar essa estratégia, mostrando o conceito que engloba tanto a ferramenta como a prática, além de darexemplos de como evitar esse processo.

Nenhuma empresa chegou onde chegou sem esforço e dedicação, e a sua não deve ser diferente. É preciso bastante planejamento, tentativas, erros e experiência para que um negócio se desenvolva.

Além disso, o Black Hat SEO surge como uma forma fácil de ganhar autoridade e relevância, criando muitas armadilhas e prejudicando o seu árduo trabalho a longo prazo.

Agora que você já entende como funciona, sente-se e analise todas as informações e orientações disponibilizadas ao longo do texto, utilizando-as de forma inteligente para correr do Black Hat e se tornar mais atrativo no meio digital, criando então uma base sólida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.