Saiba como fazer migração de domínio

migração de domínio sskj

Todo mundo odeia se migrar. Esteja você se mudando pela cidade ou pelo país, o ato de empacotar seus pertences e garantir que tudo termine em sua nova casa é desgastante. O mesmo vale para transferir seu site de um serviço de hospedagem para outro.

Ao contrário de se mudar no mundo real, você pode não ter ideia de como mover postagens de blog, imagens, vídeos e outros conteúdos para o novo domínio. Não se preocupe; orientaremos você nas etapas necessárias para tornar o processo o mais simples possível. 

1. Faça backup do seu site

Assumimos que você já encontrou um novo host e nome de domínio para seu site. Agora, você deve embalar tudo para a mudança. Nesse caso, isso significa fazer backup do seu site. Existem três maneiras principais de fazer isso:

O Método WordPress

Se você estiver trabalhando com um site com WordPress, precisará de um plug-in do WordPress para encerrar tudo. Duplicator, UpdraftPlus e All-in-One WP Migration são apenas três das muitas opções. Esses plug-ins fáceis de usar permitem que você faça backup do seu site WordPress com apenas alguns cliques. Usando o Duplicator, por exemplo, você deve:

  1. Clique em “Pacotes” e depois em “Criar novo”. Isso cria um pacote que contém todos os elementos do seu site e WordPress, além de um instalador.
  2. Baixe o pacote de arquivo do site.
  3. Use o instalador para abrir o pacote de arquivo em seu novo ambiente de hospedagem.

O método cPanel

O próximo nível é usar o painel de controle de um site. Muitos hosts da web populares usam o cPanel, por exemplo, para gerenciar arquivos. Aqui está como fazê-lo:

  1. No cPanel, navegue até a seção “Arquivos” e clique em “Assistente de backup”.
  2. Faça backups parciais de seu diretório inicial, bancos de dados MySQL e encaminhadores de e-mail. Em uma ruga estranha, você não deseja criar um backup completo, porque você não pode restaurar a partir dele.
  3. Navegue até o cPanel do novo host. Restaure cada arquivo de backup, um de cada vez.

O método FTP

Se você estiver familiarizado com o trabalho no back-end de um site, poderá fazer backup dos arquivos do seu site via FTP (File Transfer Protocol) e phpMyAdmin. Você pode realizar um backup FTP com qualquer cliente FTP—recomendamos o FileZilla. Além disso, você precisará ter as credenciais de login do site antigo. Aqui está como fazê-lo:

  1. Entre com o cliente FTP – ou use o Gerenciador de Arquivos embutido em muitos painéis de controle – e baixe o conteúdo da pasta “Public_HTML”. 
  2. Então você vai querer encontrar o phpMyAdmin; geralmente está na seção “Bancos de dados” do seu painel de controle. Clique na guia “Exportar”, “Rápido” como o método de exportação e “SQL” como o formato. 
  3. Clique em “Ir”. Isso cria um arquivo de banco de dados baixados automaticamente no seu PC. 
  4. Reverta ambos os processos em seu novo domínio.

2. Verifique suas configurações de DNS

Você adquiriu um novo nome de domínio de um registrador de domínio independente? O novo domínio veio como parte de um pacote de hospedagem na web? Independentemente disso, verifique se as configurações do seu sistema de nomes de domínio (DNS) estão corretas. 

Leia também: Conteúdo contextual: Saiba como essa abordagem pode cativar seu público.

Um registro DNS vincula seu nome de domínio ao seu site e servidor. Esses registros DNS geralmente estão na forma de um endereço IP, um subconjunto de quatro números (104.17.210.9, por exemplo). Existem também servidores de nomes gerais vindo em forma de URL. Você os obterá do seu provedor de hospedagem na web. Se o seu registrador e o host da Web forem iguais, pule esta etapa. Caso contrário, você deve adicionar essas informações ao seu registrador de nomes de domínio. Aqui está como fazê-lo:

  1. Faça login em sua nova conta de servidor de domínio e verifique os detalhes do servidor. Isso estará em um local diferente em cada provedor de hospedagem. Isso deve incluir seu registro DNS e servidores de nomes.
  2. Faça login em seu registrador de domínio e edite o registro DNS e os servidores de nomes para corresponder ao seu novo domínio.
  3. Aguarde, pois pode levar de 24 a 48 horas para que o processo funcione.

3. Transferir arquivos para um novo domínio

Este passo é essencialmente o inverso do primeiro passo. Você precisará de um arquivo de todos os arquivos do diretório do seu site original, bem como do banco de dados, que informa ao seu servidor web para onde vai todo o conteúdo. É importante certificar-se de que ambos estão no lugar certo.

Primeiro, você precisa ter certeza de que já existe um banco de dados criado no novo site. (Para sites WordPress, geralmente será wp-config.php.) Em seguida, usando o phpMyAdmin, importe o conteúdo do arquivo para o banco de dados existente. Selecione as opções “Importar” no phpMyAdmin, escolha o arquivo no seu PC e clique em “Ir”. Isso deve importar todas as entradas do banco de dados do seu site antigo para o novo. Agora, você pode transferir os arquivos do seu site.

Como transferir arquivos usando o WordPress

  1. Você precisará usar o instalador e o pacote de arquivamento que você baixou na primeira etapa. 
  2. Use um cliente FTP ou o Gerenciador de Arquivos integrado para se conectar ao seu novo host
  3. Clique no instalador para iniciar o processo de restauração. 

O UpdraftPlus e plug-ins semelhantes podem ter uma opção de clonagem ou migração que permite restaurar tudo de um arquivo em seu PC.

Como transferir arquivos usando o cPanel

  1. Se você seguiu a rota do cPanel, basta acessar o Assistente de Backup em seu novo domínio e restaurar seu site a partir dos arquivos criados anteriormente. Esta é a opção “sem confusão, sem confusão”.

Como transferir arquivos usando FTP

  1. Use um cliente FTP ou o Gerenciador de Arquivos integrado do site para se conectar ao seu novo host. 
  2. Carregue os arquivos do arquivo do diretório inicial do seu site antigo para o diretório inicial do novo host. 
  3. Carregue seu arquivo de banco de dados. O arquivo de banco de dados precisa estar no servidor para a próxima etapa, então faça o upload agora.

Para saber mais dicas relacionadas, entre em nosso site ou rede social!