Por que utilizar o protocolo HTTPS no seu site?

Nas estratégias iniciais de SEO, os profissionais do ramo utilizam o protocolo HTTP para oferecer páginas aos usuários. Ele está sendo substituído pelo HTTPS, sendo bastante recomendado para qualquer site. Em qualquer estratégia de SEO para e-commerce ou blog, o uso do HTTPS é fundamental.

O que é HTTPS?

Para entender melhor o que é HTTPS, vamos voltar ao início. O protocolo HTTP surgiu em 1999, utilizado para se comunicar com o WWW (World Wide Web). E, por quase 18 anos, essa recomendação foi a base da comunicação na internet, sendo o que enviava informações de servidor para servidor.

Com o crescimento do número de usuários na rede e o crescimento dos ataques virtuais contra dados, o HTTP se mostrou pouco seguro, já que as informações do protocolo podem ser manipuladas e interceptadas por hackers. Surgiu, então, o HTTPS.

O protocolo HTTPS é a versão mais segura do HTTP. O “S” em HTTPS significa segurança, já que essa convenção acrescenta uma camada de proteção que garante a criptografia na transferência de recursos.

Protocolo de segurança do HTTPS

Para migrar do HTTP para o HTTPS é preciso adicionar um protocolo de segurança entre cliente e servidor. Há um procedimento chamado handshake, em que o servidor envia ao cliente um certificado digital e esse certificado atua como uma chave criptográfica.

Essa chave dificulta a invasão e manipulação de terceiros às informações do servidor de um site. Existem duas formas de segurança para o HTTPS: o TLS e o SSL. Ambos atualizam a segurança de um site.

Atualmente, o Google recomenda o uso do protocolo TLS 1.1 ou 1.2 para proteger a sua página e eliminar qualquer vulnerabilidade.

Migração para o HTTPS segue em ritmo acelerado

Uma pesquisa da SEMrush traz dados que mostram uma migração acelerada dos principais sites da internet para o protocolo HTTPS. Na pesquisa é possível notar uma tendência constante do crescimento do HTTPS entre os 10 mil top domínios da internet.

Entre 2014 e 2018, a porcentagem de domínios com HTTPS aumentou 23,9%. Ainda segundo o SEMrush, entre os 5 mil top domínios do SEMrush Rank, 41% estavam usando o protocolo HTTPS.

O SEMrush também escolheu 100 mil palavras-chave aleatórias e analisou a relação entre as posições nos resultados de busca e o uso do HTTPS. Nessa análise, quase 45% dos sites que estão na primeira posição usam a versão mais segura.

Quais são os principais benefícios do HTTPS para o seu site?

O HTTPS é um símbolo de segurança e se tornou uma característica requisitada para uma estratégia de SEO assertiva. Confira abaixo quais seus principais benefícios:

Segurança

Com o HTTPS, você protegerá as informações do seu site, o que é crucial para qualquer negócio online, principalmente em sites de e-commerce e serviços, que lidam com informações pessoais. Negócios dessa natureza são fortemente instruídos a utilizar o HTTPS para não correrem risco de sofrer com roubos e manipulações de dados.

Credibilidade

De acordo com uma pesquisa da GlobalSign, empresa de internet e SSL, 9 entre 10 usuários têm mais confiança em sites que utilizam indicadores de segurança como o protocolo HTTPS.

Esse pode ser um fator primordial para os visitantes do seu site se sintam seguros para inserir seus dados pessoais e fazer uma compra, por exemplo. Segundo a GlobalSign, o “cadeado verde” que aparece em sites com HTTPS passa mais credibilidade e confiança para que os usuários naveguem e comprem no endereço.

Otimização de SEO

Desde 2014, o Google utiliza o protocolo HTTPS como um dos fatores de classificação nos resultados de busca. Em outras palavras, o seu site pode ganhar posições nos resultados de busca porque ele possui o mecanismo de segurança.

Com o aval do próprio Google, o HTTPS é um protocolo importantíssimo e, de certa forma, fácil de ser implementado. Então, não há mais motivos que impeçam um site a adotar essa nova convenção e se tornar mais seguro para todos, tanto para o dono do site quanto para as pessoas que o acessam.

Deixe um comentário sobre a matéria!

Sobre Nós

Agência de Marketing Digital em SBC, focada em Inteligência de Dados e Performance.

Somos uma Agência Parceira Oficial do Google, Facebook e RD Station.

Posts Recentes

Curta a nossa FanPage

Solicite um diagnóstico de marketing exclusivo para a sua empresa!

Parcerias Oficiais

Receba nossos Conteúdos