Planejamento empresarial no mês de novembro para a Black Friday

Planejamento empresarial no mês de novembro para a Black Friday
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Esteja preparado para aproveitar as oportunidades de venda deste período.

O segundo semestre do ano é muito aguardado pelos varejistas devido às campanhas especiais de vendas desta época. Uma oportunidade de acabar com aquilo que está parado no estoque e aumentar os lucros.

Sem dúvidas, a Black Friday é um dos momentos mais esperados neste período, já que muitos consumidores programam as compras para esta temporada por causa das ofertas e condições exclusivas.

Entretanto, se sua empresa não tem um bom plano para aproveitar as vendas dessas datas promocionais, ela corre o risco de não se beneficiar do potencial dessas campanhas.

Afinal, aumentar o número de pedidos, consequentemente, também envolve o aparecimento de mais imprevistos e você precisa estar preparado para resolvê-los com eficiência, mantendo a qualidade dos seus serviços. 

Para evitar que você passe por esses problemas, montamos um guia para orientar o seu planejamento para a Black Friday. Não desperdice as chances de venda dessa data!

Passo a passo para criar uma campanha de Black Friday

A elaboração de um plano para a Black Friday vai além de apenas escolher descontos para os produtos. Os hábitos dos consumidores ao comprar já não são mais os mesmos.

Por isso, é necessário pensar estrategicamente nas ações desse período para fazer com que o público estabeleça um relacionamento concreto com a sua marca. Promoções imediatas podem até gerar algum efeito, mas não são os únicos fatores para o sucesso.

A seguir, confira as principais etapas da construção de um planejamento estratégico consistente para a Black Friday:

Equilíbrio

Um dos desafios das empresas é não ter público suficiente interessado nas suas ofertas. Por isso, essa primeira fase serve para investir na divulgação, aproximando mais pessoas da sua marca.

Ela é realizada no início de novembro, nas semanas que antecedem a Black Friday, por meio de ações que despertem a atenção da audiência para as futuras campanhas promocionais.

Aproveitamento de demanda

Nesta etapa, direcione os esforços especialmente para o público que já demonstrou interesse no seu negócio, aumentando a probabilidade de converter sua publicidade em vendas. Para isso, aproveite a semana da Black Friday para liberar descontos exclusivos para quem já se cadastrou na sua loja ou que já adquiriu seus serviços e produtos.

Estímulo

A sexta-feira da Black Friday é o ápice do planejamento, sendo o mais propício para atrair as vendas, visto que o consumidor já aguarda as promoções. Então, use todos os recursos para se comunicar com seu público nas mais diversas plataformas possíveis neste dia, oferecendo ainda mais opções exclusivas.

Recuperação

As chances de venda não se encerram na sexta-feira, por isso trace um plano que também inclua a semana posterior (que começa com a Cyber Monday) para tentar converter o máximo dos produtos.

A recomendação é investir numa queima de estoque intensa, colocando itens acumulados a preços extraordinariamente menores. É uma forma de fidelizar os consumidores, impactando-os novamente com ofertas únicas.

5 cuidados para não esquecer na preparação para a Black Friday

Somente um cronograma estruturado não garante que todas as áreas da sua empresa estejam prontas para o aumento de demanda da Black Friday. Realizar as ações abaixo também é importante para o sucesso da sua campanha: 

1. Analise seu estoque

Não faz sentido oferecer produtos que você não possui, já que a ideia da Black Friday é principalmente liquidar o que está em excesso. Por isso, observe bem os itens disponíveis e deixe-os organizados para facilitar a entrega.

2. Avalie sua precificação

Nem sempre será possível vender no preço mais barato, mas com criatividade você pode pensar em outras vantagens para os clientes, como frete fixo ou brindes exclusivos. 

3. Configure a sua plataforma digital

Elimine as barreiras do seu site que dificultem a experiência dos clientes. A boa performance da sua loja online depende de um layout personalizado e ágil.

4. Melhore seu atendimento

Esteja disponível nos canais digitais para sanar as dúvidas dos seus consumidores no menor tempo possível. Os clientes precisam se sentir amparados para efetuar a compra com segurança.

5. Defina bem os processos de entrega

Cumpra com precisão o envio do produto. Não esqueça que a entrega faz parte do processo de compra e interfere na qualidade do serviço. Ainda vale a pena ampliar o tempo da entrega para evitar imprevistos.

Comece agora seu planejamento para a Black Friday!

Ao saber das decisões a serem tomadas antes de uma ação efetiva na Black Friday, você pode ficar com a impressão de que não existe mais tempo hábil para montar uma boa campanha.

Contudo, nunca é tarde para elaborar sua estratégia! Tenha em mente que esta época serve para intensificar vendas, mas a divulgação precisa acontecer todos os dias, e não somente em datas sazonais.

Aproveite as nossas dicas e comece hoje avaliando as melhores ideias para o seu negócio de forma a atrair mais vendas até você durante o ano todo.