Pesquisa de palavra-chave: saiba o que é e qual a sua importância

Pesquisa de palavra-chave: saiba o que é e qual a sua importância
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

O surgimento de ferramentas eficazes de marketing digital torna o cenário de negócios hoje uma arena muito empolgante para as empresas, pois elas estão competindo entre si na venda de seus produtos e serviços online. 

Uma estratégia de marketing digital mais eficaz e inteligente pode significar várias coisas para as empresas.

Em primeiro lugar, significa mais oportunidades para as empresas alcançarem um público mais amplo online. Em segundo lugar, significa mais oportunidades para o público alcançar empresas online.

Quando falamos de “públicos que alcançam empresas online”, no topo da lista de ferramentas que podem gerar mais tráfego, encontramos a “Pesquisa orgânica”.

Quando as pessoas precisam de informações sobre qualquer coisa, desde ler notícias até fazer uma compra online, elas normalmente digitarão sua consulta no Google e visitarão os sites com classificação mais alta, o que mostra o quanto as pessoas confiam nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. 

Portanto, como proprietário de uma empresa, ao construir sua presença online, você deve ter como objetivo fazer com que seu site seja classificado o mais alto possível no Google para receber mais tráfego e ter mais oportunidades de vender seus produtos e serviços.

A importância da pesquisa de palavras-chave

O que é pesquisa de palavras-chave?

A pesquisa de palavra-chave é o processo de pesquisar e analisar termos de pesquisa, palavras e frases populares que as pessoas digitam em mecanismos de pesquisa como o Google e incluí-los estrategicamente em seu conteúdo com o objetivo final de fazer com que determinado conteúdo apareça em uma posição superior no mecanismo de pesquisa páginas de resultados (SERP). 

O importante na pesquisa de palavras-chave é que as palavras-chave escolhidas tenham volume de pesquisa suficiente, sejam relevantes para o seu conteúdo e não tenham muita concorrência. 

Como você pode obter classificações mais altas?

A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar os conjuntos certos de palavras-chave para se concentrar, também conhecidas como palavras-chave alvo para sua campanha de marketing ou conteúdo específico.

A pesquisa de palavras-chave é um dos aspectos mais importantes de uma campanha de Search Engine Optimization e é uma etapa crucial que os proprietários de empresas que desejam ter sucesso no mercado online nunca devem negligenciar. Neste blog, explicaremos o porquê. 

Por que devo dedicar muito tempo à pesquisa de palavras-chave?

Se você não sabe para qual “palavra” ou “termo de pesquisa” deseja que suas páginas específicas sejam classificadas, provavelmente não será capaz de otimizar páginas, imagens e estratégias para direcionar mais tráfego para seu site. 

E o mais importante …

Se você escolheu palavras-chave que não estão relacionadas ou são relevantes para o seu site e incluiu essas palavras-chave na postagem do seu blog, há menos chance de sua página ter uma classificação mais elevada nas páginas de resultados de pesquisa relacionadas ao conteúdo da sua página . 

Se desejar ajuda na escolha das palavras-chave certas para o seu site, você pode entrar em contato com nossos especialistas.

Palavras-chave de cauda curta

Palavras-chave de cauda curta, também conhecidas como “termos principais”, são frases de pesquisa que contêm apenas uma única palavra. 

Devido ao comprimento das palavras-chave, isso as torna menos específicas do que pesquisas com várias palavras. As pessoas geralmente usam esse tipo de palavra-chave ampla para pesquisar no Google quando estão decidindo o que fazer (fazer compras, nadar) ou o que comer (comida chinesa, pizza).  

Quando você está tentando direcionar muito tráfego para seu site, deve usar palavras-chave de cauda curta, pois isso o ajuda a alcançar uma gama maior de públicos. Esse tráfego, no entanto, pode não estar pronto para comprar ou querer realizar uma ação em seu site.

Para direcionar o tráfego com mais “intenção”, recomendamos segmentar palavras-chave de cauda longa. Além disso, segmentar palavras-chave de cauda longa em vez de palavras-chave de cauda curta pode ser uma boa coisa, pois geralmente há menos competição por palavras-chave de cauda mais longa.

Conforme mencionado antes, há algumas coisas que devemos ter em mente ao escolher palavras-chave de cauda curta para as quais desejamos classificar:

Volume: por  falar em volume de pesquisa, quanto mais curta for a palavra-chave, maior será o volume de pesquisa. Se sua classificação for bem-sucedida para palavras-chave de cauda curta, você definitivamente direcionará muito tráfego para seu site.

Concorrência: devido a um volume de pesquisa tão alto, não há dúvida de que todos estão tentando se classificar para palavras-chave de cauda curta. A competição por palavras-chave de cauda curta, portanto, é muito alta. 

Vamos supor que você possui uma agência de marketing e deseja se classificar para “marketing” como uma palavra-chave de cauda curta …

Como você pode ver, há muitos sites aparecendo para o termo de pesquisa “marketing”. Isso significa que a concorrência é muito alta e que será muito difícil para sua empresa obter uma classificação elevada para essa palavra-chave.

Palavras-chave de cauda longa 

Uma palavra-chave de cauda longa, por outro lado, são frases que contêm mais de 3 palavras. Eles são definitivamente muito mais direcionados e não tão amplos quanto uma palavra-chave de cauda curta. 

Você não conseguirá gerar tanto tráfego de pesquisa com esse tipo de palavra-chave, mas o tráfego que você gera é mais relevante e o tipo de tráfego que você deve procurar. 

Volume: quando se trata de volume de pesquisa, veremos que o volume de tráfego é muito menor do que palavras-chave de cauda curta. No entanto, quando você está tentando direcionar um tráfego mais relevante e “pronto para ação” para seu site, essa palavra-chave de cauda longa o ajudará a fazer exatamente isso. 

Concorrência: Quando alguém busca algo específico para suas necessidades, o termo de busca tende a ser mais específico, como as buscas são mais específicas, a intensidade da competição vai ser menor.

Palavras-chave de cauda curta vs. cauda longa: qual é a melhor?

Embora direcionar muito tráfego para seu site com palavras-chave de cauda curta pareça bom, se não for o tráfego certo, pode não estar trazendo nenhum valor. É melhor ter uma classificação alta para palavras-chave de cauda longa que direcionam os visitantes do site que estão procurando ativamente realizar uma ação em seu site e agregar valor aos resultados financeiros de sua empresa.

Conclusão

A pesquisa de palavras-chave é importante para o seu negócio?

Claro que é. A sua pesquisa de palavras-chave é muito importante para o seu negócio e, para obter os resultados pretendidos, tem de o fazer de forma adequada. 

Com as dicas e ideias deste artigo, você poderá começar a trabalhar na pesquisa de palavras-chave para sua empresa e obter os melhores resultados.