O que é Newsletter e como criar e-mails eficientes?

O que é Newsletter e como criar e-mails eficientes?

Uma newsletter é um e-mail que é enviado regularmente – seja diário, semanal, quinzenal ou mensal – aos assinantes. Esta poderosa ferramenta de marketing pode conter uma variedade de conteúdos, incluindo anúncios sobre produtos e serviços, informações relacionadas à empresa e eventos futuros.

Os boletins informativos são uma ótima maneira de aprofundar o envolvimento do público, aprimorar a defesa da marca e melhorar as vendas.

Este artigo o ajudará não apenas a criar um boletim informativo do zero, mas também o preparará para ser uma voz autoritária que orienta a estratégia desde o início. 

Como criar um boletim informativo por e-mail?

Todas as pessoas são capazes de não somente enviar um boletim informativo, mas também encaminhar um boletim informativo de tirar o fôlego!

A seguir listamos oito maneiras fáceis de criar uma newsletter para impressionar seu chefe. Acompanhe a leitura e saiba mais!

1. Desenvolva uma estratégia de boletim informativo

Definir uma meta com antecedência é importante. Isso não só o ajudará a criar conteúdo, mas também a decidir quais resultados você deve usar para medir o sucesso da newsletter.

Cada e-mail deve incluir um forte apelo à ação – por forte, quero dizer, tipicamente, um botão grande e impossível de perder – encorajando os destinatários a fazerem tudo o que possa ajudá-lo a atingir seu objetivo.

Os objetivos potenciais do boletim informativo podem ser:

  • destinatários se inscrevendo em um evento;
  • direcionar tráfego para seu site;
  • destinatários interagindo com você nas redes sociais;
  • o número de vezes que um ativo é baixado;
  • clique e / ou taxa de abertura;

Entre os tipos de e-mails e a estratégia de marketing por trás deles, podemos destacar:

E-mail único

Se você estiver anunciando um evento especial ou uma venda em massa, avise seus clientes enviando um e-mail único. 

Se você é como eu e, acidentalmente acumula e-mails de todas as lojas de varejo que entram, você está bem familiarizado com isso. Eles são curtos, amáveis ​​e diretos, e são projetados de uma forma visualmente estimulante e envolvente.

O objetivo único é fazer com que os destinatários se inscrevam em um evento, interajam com você nas redes sociais, comprem em uma venda ou baixem um ativo.

E-mail de notícias

Sua empresa acabou de realizar algo realmente legal que todos deveriam saber, como ganhar um prêmio, lançar um novo produto ou hospedar um evento?

Além de enviar um comunicado à imprensa, divulgue a notícia por e-mail para conscientizar as partes interessadas, fãs e seguidores do sucesso. Isso aumentará suas taxas de cliques e de abertura, resultando no direcionamento de tráfego para seu site e na obtenção de interação na mídia social.

Tenha cuidado para não inundar as pessoas com esses e-mails – envie-os seletivamente, ou as pessoas podem se sentir incomodadas. Isso leva a apertar o botão de cancelamento, que nunca é o objetivo. 

Boletim informativo de assinatura

Se sua empresa tem um fluxo constante de atividades acontecendo todos os meses – sejam eventos, conteúdo útil ou promoções – considere um boletim informativo de assinatura. Isso manterá os seguidores informados e engajados com os acontecimentos da empresa e parecerá menos intrusivo porque eles optaram pessoalmente por receber informações de sua empresa.

Dependendo da plataforma que hospeda seu site, geralmente é bastante fácil adicionar um formulário simples que coleta dados do usuário e os exporta para uma plataforma de email marketing ou sistema de software de CRM.

Digest email

Tem um blog matador com postagens de novos conteúdos todos os dias? Os e-mails resumidos informarão os destinatários sobre as melhores e mais recentes partes do conteúdo da sua empresa de uma forma rápida e fácil de gerenciar. 

Você também pode compartilhar conteúdo que encontrou na Internet e que seu público achará relevante e útil.

Isso define sua empresa como uma fonte confiável de conhecimento. É uma ótima maneira de direcionar o tráfego para seu conteúdo e site, além de estabelecer um padrão de comunicação regular com seus seguidores.

2. Crie o conteúdo do boletim informativo

Agora que você sabe o que quer, provavelmente está se perguntando como fazer isso acontecer. O primeiro passo é o conteúdo – você não pode ter um boletim informativo vazio.

Se você está criando um e-mail de resumo, tenho ótimas notícias – você tem conteúdo que pode reaproveitar! Escreva introduções cativantes dos artigos que você está apresentando, que farão os leitores querer saber mais e, consequentemente, seguir os links para o seu site.

Lembre-se do que seus destinatários desejam. Se você ainda não criou perfis de clientes, é recomendável que o faça. Isso o ajudará a decidir qual conteúdo será relevante e interessante para seu público. 

Lembre-se de que as pessoas têm em média um período de atenção de oito segundos. Não importa o tipo de conteúdo que você está incluindo, deve ser uma leitura rápida, interessante e agradável. Se sua marca tem uma voz ou tom reconhecível usado em todo o seu site e nas comunicações, certifique-se de incorporar isso também ao conteúdo do boletim informativo.

3. Navegue pelos modelos de boletim informativo por e-mail

Um dos benefícios do software para envio de e-mail marketing são os modelos que essas plataformas oferecem. Faça algumas explorações e escolha a que melhor se adapta ao seu boletim informativo.

Alguns benefícios incluem:

  • pode reutilizar o mesmo modelo para e-mails futuros;
  • não é preciso se preocupar tanto com os elementos de design porque a maior parte do trabalho já foi feito para você;
  • um modelo de e-mail marketing, uma vez dominado, torna o processo muito mais rápido;
  • a maioria dos modelos de boletins informativos programados são totalmente personalizáveis, o que significa que, quando chegar a hora, você pode adicionar fotos ou vídeos que podem ser exibidos no corpo do e-mail ou mover as coisas para se ajustarem a certos temas;

Ao escolher um modelo de newsletter, lembre-se de que você está lidando com pessoas que recebem (potencialmente) centenas de emails por dia. Certifique-se de que o modelo escolhido seja elegante, atraente e fácil de navegar – especialmente em dispositivos móveis.

Em seguida, insira a maravilhosa cópia que você criou e adicione gráficos atraentes relacionados ao seu conteúdo. Incorpore sua marca onde puder, inclusive no esquema de cores do e-mail. Essa é uma ótima maneira de ajudar a aumentar o reconhecimento da marca no futuro.

Uma coisa a ter em mente: os dispositivos de alguns destinatários não são adequados para fotos ou têm configurações que impedem que as imagens sejam carregadas imediatamente. 

Seu texto alternativo são as palavras que aparecerão no lugar da foto nesses casos, então certifique-se de que esteja explicando o que é a foto para que as pessoas se sintam confortáveis ​​- e intrigadas – carregando-a. Isso também pode ser útil para clientes que podem ter problemas de visão e usam programas de tradução para e-mails.

O conteúdo também é dividido com uma chamada à ação – ou, neste caso, uma chamada para inscrições. Ele fornece uma pausa nos blocos de texto e, novamente, é uma maneira diferente de atrair os leitores para o site.

4. Determine uma estratégia de alcance por e-mail

Agora que o boletim informativo foi criado, é hora de pensar em como você o enviará. Muito provavelmente você já tem um banco de dados, partes interessadas ou clientes em potencial para enviar. 

Em vez de enviar em massa para todos, considere o uso de software de automação de marketing. Isso o ajudará a segmentar essa lista de clientes em seu CRM. Maneiras de segmentar incluem por interesse, comportamento de compra ou demografia. Esta segmentação permite personalizar estrategicamente o e-mail.

Por exemplo, se você sabe que certos grupos de pessoas estarão mais interessados ​​no coquetel do que no blog sobre táticas de recrutamento, coloque as informações do evento no topo do boletim informativo. Lembre-se de que esse tipo de evento provavelmente só será relevante para os clientes que residem no local. 

Se você estiver enviando para um grupo de clientes novos ou potenciais, considere ajustar o parágrafo de introdução do boletim informativo para incluir mais informações sobre quem é sua empresa e por que eles devem se importar.

5. Ofereça a opção de cancelamento de assinatura

Certifique-se de que “cancelar” seja facilmente acessível e visível. Não faça as pessoas trabalharem para isso. Todos nós já passamos por isso e isso só cria animosidade de marca e, pode causar problemas legais.

Crie um local para “cancelar” em seu modelo de boletim informativo por e-mail – se ainda não houver um – para estar sempre lá sempre que você iniciar um novo.

6. Envie um e-mail de teste

Não fique muito confiante – os planos mais bem elaborados ainda podem dar errado. Certifique-se de que não é porque você não testou o e-mail completamente.

  • teste em diferentes dispositivos. Androids, iPhones, tablets, desktops, etc;
  • teste em navegadores diferentes. Google Chrome, Internet Explorer, Safari;
  • teste em diferentes clientes de e-mail. Outlook e Gmail, por exemplo;
  • teste os seus links (certifique-se de que funcionam e vão para onde devem!);
  • campos de teste / personalização de nomes;

Envie-o também para alguns colegas como um teste e peça também que leiam e forneçam um feedback. Agora é a hora de encontrar erros de digitação, espaçamentos inadequados e áreas que precisam ser reforçadas.

8. Envie seu boletim informativo por e-mail

Agora, dê ao boletim informativo alguns dias para viver na natureza e, em seguida, use os dados para mostrar como você atingiu seu objetivo. A taxa de abertura e a taxa de cliques, também podem ajudar a orientá-lo ao criar o próximo boletim informativo. 

Curioso para saber como você pode continuar fortalecendo seus boletins informativos por e-mail? Abaixo estão 10 dicas rápidas para criar um boletim informativo de sucesso.

Dicas para o sucesso de uma newsletter

Um boletim informativo por e-mail impressionante pode ajudar a construir a identidade da sua marca e criar mais reconhecimento, o que, por sua vez, pode levar a uma base de clientes mais forte. 

A seguir estão os princípios básicos para o desenvolvimento de um e-mail marketing eficiente: 

1. Conheça o seu público

Como acontece com a maioria das coisas que envolvem conteúdo, é importante que você conheça seu público. A maioria das ferramentas de marketing para email tem a capacidade de se integrar a outros sistemas, como sistemas de CRM, para ajudá-lo a entender melhor seus clientes.

Use as informações fornecidas por um  software de CRM  ou sistema de gerenciamento de contatos para criar um boletim informativo voltado para as pessoas com maior probabilidade de se inscrever. O design também desempenha um grande papel nisso, mas o conteúdo do boletim informativo deve ser relevante e interessante para as pessoas que você está tentando atingir.

2. Escreva linhas de assunto tentadoras

Não importa o quão incrível seja o conteúdo do seu boletim informativo; ninguém o abrirá se a linha de assunto estiver maçante e confusa. Seja direto sobre o que a newsletter contém, transmita os benefícios que ele terá para o leitor e mantenha-o curto e rápido.

Concentre-se em inventar algo inspirador, inteligente, engraçado ou atraente para prender as pessoas ao escrever um assunto. Também tome cuidado para evitar palavras e pontuação que possam sinalizar seu e-mail como spam; as palavras “grátis” ou “tempo limitado”, ou pontos de exclamação excessivos, podem fazer com que suas caixas de entrada perdidas sejam totalmente

3. Faça um ótimo cabeçalho

Uma imagem de cabeçalho bem pensada é importante porque, bem, ela está no topo do seu boletim informativo. 

Uma vez que o cabeçalho é basicamente sua seção decisiva, reserve um tempo para criar uma bela imagem que não apenas se alinhe com a identidade da sua marca, mas também crie uma conexão emocional entre você e seus assinantes. 

Você deseja que aqueles que leem seu boletim informativo, sintam-se como se estivessem recebendo um presente bem embalado, e não um spam indesejado.

4. Concentre-se no formato

Formatar seu e-mail marketing de uma forma que fale com seus clientes atuais e potenciais ajuda a manter a consistência. A mensagem que você escolher  precisa ser relevante para um grupo específico de pessoas e deve ser formatada de forma a atender às necessidades delas. 

Em última análise, isso significa que grande parte da decisão sobre o formato de seu boletim informativo será ditada pelos interesses de seu público-alvo.

Usar esses dados pode dar a você uma compreensão clara do que seus clientes querem ver e como querem ver. A partir daí, tudo o que você precisa fazer é produzir um design que os acomode.

5. Organize seu conteúdo

A maioria das ferramentas de email marketing fornece alguns modelos para usar como ponto de partida, tornando a vida mais fácil para aqueles que estão menos interessados ​​em design 

Os modelos de newsletter por e-mail permitem que você organize e empilhe o conteúdo em caixas organizadas. Em vez de começar do zero, os modelos fornecem uma maneira fácil de criar rapidamente um boletim informativo visualmente atraente e fácil de navegar pelos assinantes.  

6. Equilibre informações com promoção

Sim, o foco principal do seu boletim informativo por e-mail deve ser ajudar seus clientes, fornecendo informações valiosas e relevantes para eles. No entanto, ainda é perfeitamente normal promover os seus próprios produtos e serviços, desde que não domine a newsletter.

Seu modelo de boletim informativo certamente pode ajudá-lo a equilibrar a quantidade certa de informações direcionadas com sua própria frase de chamariz (CTA) e materiais trabalhados em toda a sua extensão.

7. Se mantenha no cronograma

O envio de boletins informativos por e-mail em uma programação consistente ajuda os leitores a saber o que esperar. Definitivamente, existe uma ciência para determinar em que dia e horário os boletins informativos enviados por e-mail têm melhor desempenho, o que também depende de para quem você está escrevendo.

Uma vez que seus leitores saibam o que esperar, eles podem trabalhar lendo seu material em suas agendas. Dito isso, ainda é importante dar a eles algo interessante para mastigar, a fim de mantê-los voltando. Isso começa atualizando religiosamente as ofertas e promoções atuais que fornecem informações impactantes.

8. Tenha uma frase de chamariz clara

Ter um CTA claro ajuda a entender melhor se seus leitores estão se engajando com seu conteúdo da maneira que você gostaria. Após decidir sobre a ação mais importante que deseja que seu boletim informativo incentive, crie um CTA que peça aos leitores que realizem essa ação.

Dito isso, não é inédito ter mais de um CTA em um boletim informativo. É fundamental que o leitor saiba, no entanto, em qual CTA você deseja que eles ajam mais. O design desempenha um grande papel nisso, usando tamanho, cor e outros elementos para ajudar a direcionar os leitores para a ação principal que você deseja que eles realizem.

Só há uma maneira de saber se o seu boletim informativo por e-mail funciona com o seu público-alvo: você precisa testá-lo! Envie-o para seus amigos, parentes e grupos de foco para as reações iniciais. Visualize-o em diferentes navegadores e dispositivos para procurar falhas. Faça tudo o que puder para garantir que sua mensagem seja transmitida de forma clara e correta.

As ferramentas de marketing por e-mail, com a ajuda de testes A / B, podem ajudá-lo a determinar em qual versão de seu boletim informativo as pessoas têm mais probabilidade de clicar. 

Mesmo se você achar que criou o boletim informativo por e-mail mais incrível e visualmente deslumbrante de todos os tempos, não vale muito se as pessoas não o estiverem abrindo. Depois de passar por todos os tipos de teste, basta receber o feedback e melhorar. 

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