O que é a estratégia Click & Collect dos e-commerces?

O que é a estratégia Click & Collect dos e-commerces?
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Novo método de entrega proporciona benefícios para clientes e empreendedores.

Nos últimos tempos, uma tendência que ganhou mais adeptos entre os lojistas de todo o país é a omnichannel. Ou seja, uma série de sistemas estão integrados para oferecer melhor atendimento ao consumidor, viabilizando uma experiência qualificada e diferenciada quando ele compra um produto.

A ideia é oferecer diferentes canais para que a clientela veja e compre os produtos desejados, como site corporativo, loja física, chat online, telefone e aplicativos para smartphones. Pensando nessa satisfação, empreendimentos de peso do e-commerce, como as que fazem parte da Via Varejo, desenvolveram a estratégia Click & Collect, que promete que o consumidor possa retirar rápido e com desconto o produto adquirido.

Mas você sabe do que se trata, especificamente, essa estratégia? Se é a primeira vez que você ouve o termo, não tem problema: explicamos o que ele é e como ele beneficia os varejistas.

O que é Click & Collect?

Podendo ser traduzida como “Clique e Retire”, essa é uma nova modalidade de entrega na qual o cliente faz uma compra online e retira o pedido na loja física ou em um ponto de retirada próximo. A aquisição pode ser feita pelo site da varejista digital ou no aplicativo do estabelecimento.

A ideia é que esse modelo, cada vez mais comum entre e-commerces e marketplaces, seja uma alternativa à tradicional entrega realizada pelos Correios e outras transportadoras terceirizadas.

Como funciona?

Em muitos casos, vários clientes desistem de concretizar uma compra por causa do frete. O tempo de entrega demorado e o valor cobrado são alguns dos principais motivos dessa desistência. Com isso, as lojas virtuais precisaram pensar em alternativas para não perder as vendas.

Com o Click & Collect, o cliente tem a facilidade de comprar online por qualquer canal da empresa e, depois, retirar o produto prontamente em uma loja física. E essa retirada não precisa ser em uma loja física específica daquele varejo: em várias situações, o ponto de retirada é em uma loja terceirizada, agilizando a vida de quem precisa de determinado item com urgência ou não deseja esperá-lo em casa.

Quais os benefícios?

A adoção da estratégia Click & Collect proporciona vantagens tanto para consumidores quanto para empreendedores. Para quem compra, há uma melhora na experiência de compra, além de pagar menos pelo frete e receber o pedido com mais agilidade. Assim, o cliente aproveita de mais conveniência e economia, ficando mais satisfeito com o serviço prestado.

Já pelo lado do comerciante, são vários os benefícios. Um deles é a redução dos custos logísticos da operação, uma vez que há a diminuição das despesas ligadas ao transporte dos produtos. Com isso, ele também reduz as chances de imprevistos, como roubos de carga ou de o produto ser danificado durante o transporte, evitando prejuízos para a empresa.

Também é uma oportunidade para que o empresário aumente o ticket médio com a venda dos produtos. No caso do e-commerce que tem loja física, essa estratégia é a oportunidade de realizar um cross-selling. Isso porque, ao ir buscar o produto comprado pela internet, há uma boa chance de o cliente fazer compras adicionais, complementando o pedido original.

De uma forma geral, o Click & Collect oferece maiores chances de conversão. Ao contrário do consumidor desistir da compra por causa do tempo de entrega e do valor do frete, ele se sente mais inclinado a fechar a compra, proporcionando lucro para a loja.

Quais os cuidados necessários?

A adoção dessa estratégia não pode acontecer sem o devido planejamento, sobretudo em questões envolvendo a operação logística. Um dos pontos que merece atenção é a gestão de estoque, que precisa ser eficiente e integrada, com o devido controle de entradas e saídas de produtos em tempo real.

A logística interna também precisa estar bem preparada, separando os pedidos para que a sua entrega seja feita com rapidez e precisão. Isso impedirá, por exemplo, que o cliente chegue no ponto de retirada e seja informado que seu produto ainda não está pronto para entrega.

Não negligencie, também, a comunicação com os clientes. Ela deve ser transparente, informando a ele todas as informações e orientações necessárias sobre a entrega. Notifique-os imediatamente quando o produto puder ser retirado, podendo enviar esse comunicado por SMS ou e-mail.