Metodologia AIDA: 4 etapas que podem potencializar seu negócio

Metodologia AIDA: 4 etapas que podem potencializar seu negócio

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AIDA

A cada dia que passa, uma nova teoria para analisar o comportamento do consumidor surge. A metodologia AIDA é uma das ideias mais conhecidas e defende que o ciclo pelo qual as pessoas passam antes da conversão;

Esse conceito é muito importante para os profissionais do marketing digital, pois a construção das páginas que compõe um site deve considerar todos os passos desse estudo.

Cada uma das letras do acrônimo AIDA representa uma das etapas pelas quais os clientes passam até chegar à fase da conversão. Entender essa metodologia pode ser um fator determinante para a colocar em prática e potencializar seus negócios.

Nesse artigo, iremos destrinchar cada uma dessas etapas e te deixar pronto para começar a utilizar a metodologia AIDA hoje mesmo!

 

O que é AIDA?

Antes de começar, é preciso saber o significado da expressão. Como dito anteriormente, cada letra que forma AINDA representa uma palavra diferente e de acordo com a metodologia, uma etapa do caminho do cliente até chegar a tão desejada conversão.

A: Atenção;

I: Interesse;

D: Desejo;

A: Ação.

A metodologia AIDA tem como base a jornada de compra tradicional do consumidor, indo do primeiro contato do lead com o produto e/ou serviço oferecido até o momento da decisão.

Uma forma de entender melhor esse conceito é imaginar o lead avançando pelo funil de vendas até realizar a compra.

Respostas para perguntas como “qual o desejo do meu cliente?” ou “o que ele realmente precisa para concluir a compra?” são responsáveis por elaborar as etapas necessárias para conduzir o lead até o final desejado, ou seja, a compra.

 

Conhecendo as etapas da metodologia AIDA

Agora que você já conhece o conceito, vamos detalhar cada uma das etapas representadas.

 

A = Atenção

O primeiro objetivo representado pelo acrônimo AIDA pode parecer muito óbvio de tão necessário que é: trata-se de ganhar a atenção do consumidor, fazê-lo perceber que algo está sendo oferecido.

Diversos fatores influenciam nesse momento. O uso das cores, tamanhos das fontes, imagens e elementos da página merecem muita atenção. Reserve a posição de destaque para aquilo que você realmente queira que o consumidor perceba, utilize cores fortes e contrastantes (com moderação).

Ter um site que funciona rapidamente e sem obstáculos que dificultem a experiência do usuário também faz a diferença.

 

I = Interesse

Depois de chamar a atenção do consumidor, é necessário despertar o interesse do visitante.

Saiba as palavras-chave que seus possíveis clientes procuram e deixe elas em destaque, seja no texto ou no anúncio do Google Ads. Isso atrairá o visitante e fará com que ele passe para o próximo passo e assim, chegando mais perto da conversão.

Utilizar as palavras corretas em títulos, subtítulos e outras posições de destaque podem fazer a diferença.

 

D = Desejo

As etapas anteriores da metodologia AIDA acontecem em uma questão de segundos. É fácil saber se algo chama a nossa atenção ou nos deixa interessados, mas se é capaz de despertar nosso desejo, a coisa muda de cenário.

Nesse terceiro passo, as informações começam a ser analisadas de forma mais detalhada e o lead procura saber o seu produto e/ou serviço é realmente capaz de atendar às necessidades dele.

O objetivo é transformar o “isso me interessa” em “eu quero isso”.

Nesse estágio, o consumidor já tem conhecimento da sua marca, sabe que tem uma necessidade e que a sua empresa pode ser a responsável por solucionar isso. Mas ao mesmo tempo, um concorrente pode ter conseguido avançar nas duas etapas anteriores assim como você. Então como fazer o lead escolher o seu produto e/ou serviço ao invés de outro?

É preciso deixar claro que os benefícios que você oferece é exclusividade do seu produto e/ou serviço, que é exatamente aquilo que o consumidor precisa. Desse jeito, é possível agregar valor ao produto, despertar o desejo e induzir esse cliente para a conversão.

Uma boa maneira de fazer isso é apostar nos indicadores de confiabilidade, como depoimentos, garantia, feedback dos clientes, etc. Esses indicativos podem ser responsáveis por um aumento significativo na taxa de conversão.

 

A = Ação

Lembra que falamos sobre a importância de possuir um site que funciona de forma fluída? Nessa etapa, esse diferencial é essencial.

Sua empresa já conseguiu chamar a atenção, despertar o interesse e fazer o cliente desejar o que você oferece. Agora, ele está pronto para realizar uma ação que resultará na conversão.

A ação que o cliente deve realizar depende do seu objetivo, pode ser o cadastro para o download de um ebook, a solicitação de uma reunião ou até, a compra em si.

Não exija informações além do necessário ou o preenchimento de formulários longos demais, pois coisas como essas costumam desanimar o lead. Possua um site com informações claras, que o cliente possa seguir de forma intuitiva.

Outro fator que pode ajudar é investir em estímulos capazes de influenciar a tomada de decisão, como descontos e a criação de um senso de urgência (“só até amanhã”, “apenas X unidades em estoque”, “essa oferta se encerrará em…”, etc), por exemplo.

 

Como utilizar a metodologia AIDA nos seus negócios

Já faz muito tempo que esse conceito vem sendo aplicado, mas ainda assim, continua sendo uma ótima maneira de transformar as taxas de conversão do seu negócio.

É preciso ter em mente que a metodologia AIDA é um modelo de comunicação entre a empresa e o lead, já que auxilia a saber como se comunicar-se com o consumidor durante a jornada de compras.

Todas as etapas apresentadas anteriormente devem ser adaptadas de acordo com as diferentes plataformas de contato que os clientes podem utilizar para se relacionarem com sua marca até a conversão.

 

Conclusão

A metodologia AIDA, quando bem estruturada, é um ótimo guia para a equipe de marketing traçar estratégias para atingir o público-alvo em todas as etapas da jornada do consumidor.

Seu “passo a passo” é envolvente, persuasivo e capaz de converter clientes potenciais. Por isso, torna-se fundamental ao menos conhecer essas ideias.

Muitas marcas ao redor do mundo já aplicam a metodologia AIDA para conquistar clientes e a sua pode ser a próxima. A Agência Novo Foco tem experiência consolidada em marketing digital e trabalha com a construção de sites e conteúdos capazes de aumentar seus resultados. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

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