Como melhorar o rankeamento de seu site em buscadores?

buscadores

Ter uma boa visibilidade e rankeamento nos buscadores é o desejo de toda empresa que entende o potencial do universo digital e investe nele para atrair mais clientes e fazer o seu negócio crescer cada vez. 

Não é novidade para ninguém que a internet mudou completamente a maneira com a qual podemos consumir e produzir produtos, serviços, materiais e conteúdos. Com a chegada das redes sociais, isso se tornou mais acessível e rotineiro. 

Hoje, conseguimos encontrar um desembaraço aduaneiro bagagem desacompanhada em poucos segundos e com apenas alguns cliques, o que nos prova o grande poder e velocidade da internet. 

E é claro que qualquer empresa que entende isso vai desejar crescer e construir um verdadeiro império com a ajuda da internet, consequentemente, essa marca também irá desejar ter um bom rankeamento dentro dos buscadores. 

Caso você não saiba o que é rankeamento ou buscadores, não se preocupe, neste texto iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto e como aumentar os seus resultados dentro da internet.

Rankeamento e buscadores: Entenda o que são

O termo rankeamento se refere justamente a um ranque, como se fosse um pódio. Dentro da internet, falamos do ranque entre os sites, ou seja, quanto melhor o site, em uma posição mais alta ele estará. 

Vamos imaginar que uma pessoa pesquisa por “câmara de congelamento preço” no Google, normalmente irá aparecer centenas de sites e páginas com diferentes lugares para ela visitar e adquirir o que ela procurou. 

Entretanto, a maioria das pessoas tendem a clicar logo na primeira opção que aparece, e isso acontece por dois motivos. O primeiro é porque aquele é mais acessível e provavelmente irá ajudá-la no que ela precisa. 

Já o segundo motivo, pode não ser percebido por você, mas ele acontece até mesmo inconscientemente. O site que aparece em primeiro lugar tende a ser o site mais recomendado pelo Google. 

E esse site não vai parar lá do dia para a noite, é necessário um conjunto de estratégias e características que fazem esse site ter qualidade e merecer o primeiro lugar na página de resultados, que é a posição mais desejada para quem trabalha com a internet.

Agora, falando sobre os buscadores, eles nada mais são do que as plataformas de busca de informação. É onde vamos quando queremos encontrar o que precisamos, seja uma outorga poço tubular ou até mesmo um curso de idiomas. 

Existem diversos buscadores na imensidão que é o mundo digital, mas os mais usados pelos usuários em todo o mundo são:

  • Google;
  • Yahoo;
  • Bing;
  • Ask;
  • Boing;
  • Terra. 

Aqui, vale a pena dar um destaque maior ao Google, que é o maior buscador de informação em todo o mundo. Claro que o restante também possui seus pontos positivos e são ótimos, mas o Google é a primeira opção da maioria das pessoas. 

Não é à toa que quando falamos de rankeamento de sites em buscadores, o maior parâmetro usado pelos profissionais é a primeira posição no ranque do Google, ou seja, é quando o seu site conquista o primeiro lugar e na primeira página de resultados desse buscador. 

O Google ganhou toda essa notoriedade devido ao seu melhor funcionamento e resultados se comparado a outros buscadores. Por exemplo, se pesquisarmos por “motor de corrente alternada trifásico” no Google, os resultados serão bem mais satisfatórios. 

E esses resultados englobam facilidade de pesquisa, acessibilidade, resultados coerentes, proteção de sites duvidosos e milhares de opções para te ajudar a encontrar o que você deseja exatamente do jeito que imaginou.

Você pode estar se perguntando qual a importância de possuir um site com um bom rankeamento dentro dos buscadores, e estamos aqui para te falar também sobre como isso afeta completamente o seu negócio.

Hoje, mais da metade de toda a população mundial possui acesso à internet e a pelo menos um dos buscadores que listamos acima. Isso significa que se você deseja aumentar o seu lucro e resultados, seu lugar é na internet.

Se um distribuidor fonte chaveada vendia 10 produtos por dia em sua loja física, com o enorme alcance da internet, ele consegue vender até 10 vezes mais do que essa quantidade ao mesmo tempo. 

Esse é um benefício que apenas a internet consegue oferecer no momento, e garantir que o seu site tenha um bom rankeamento te ajuda a saber que mais pessoas irão conhecer a sua marca e consumir de você. 

Como mencionamos acima, as pessoas tendem sempre a clicar logo no primeiro site que aparece, ou seja, o que está na primeira posição do buscador, logo no topo da página de resultados. 

Chegar lá não é simples, mas quando você chega, os resultados começam a surgir como nunca antes e você verá com seus próprios olhos como um bom rankeamento faz toda a diferença em qualquer tipo de negócio.

E para isso, é necessário usar as estratégias corretas e estar atento ao que pode ser mudado ou acrescentado no seu site para que ele obtenha um bom rankeamento, e é justamente sobre isso que vamos falar a seguir.

3 dicas para melhorar o rankeamento do seu site nos buscadores

Agora que você entendeu sobre o que se trata os conceitos de rankeamento e buscadores, chegou a hora de aprender o que é necessário fazer para que o seu site obtenha ótimos resultados, independente de qual buscador ele estiver. Confira:

  1. Atente-se ao bom funcionamento do seu site 

Quando uma empresa decide criar um site para a marca dentro da internet, acreditam que basta criar um domínio e começar a postar coisas aleatórias que os clientes irão surgir, mas se engana completamente quem pensa assim. 

Além de contratar uma plataforma segura e eficaz para criar o seu site, é necessário se preocupar com o bom funcionamento dele, ou seja, garantir que ele funcionará da melhor maneira possível para o seu usuário. 

Vamos imaginar que uma pessoa pesquisa por “peças plásticas em vacuum forming” no Google e decidi entrar em dois sites diferentes para saber qual será o melhor para ela de acordo com o que está procurando. 

Em um site, ela possui uma experiência incrível, todas as páginas funcionam de maneira rápida, o site é responsivo e mostra um caminho para ela seguir até chegar no produto ou serviço que deseja.

Já o outro site, é muito lento, ao clicar em uma determinada página, o usuário demora minutos para que ela abra e muitas vezes a página acaba levando para um site aleatório ou apresentando informações desorganizadas e duvidosas. 

Provavelmente esse cliente irá ficar no primeiro site e comprar o que ele oferece, pois, apresentou um funcionamento melhor. Por isso, garanta que o seu site irá entregar um bom funcionamento e, se necessário, contrate alguma empresa ou plataforma para cuidar disso para você. 

  1. Otimize o SEO do seu site

SEO é uma sigla para o termo Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para os Mecanismos de Busca. Trata-se de um conjunto de estratégias que irão te ajudar a aumentar o seu rankeamento nos buscadores. 

Algumas das estratégias de SEO mais utilizadas e que geram melhor resultado para as empresas são os Guests Posts e os Backlinks. 

Guest Post significa Artigo Convidado, ou seja, você pode convidar uma outra empresa que possua um negócio no mesmo ramo que o seu e pedir para ela escrever um artigo para o seu site, assim como você pode escrever para o dela. 

Já o backlink significa troca de links, é quando você insere links do seu site no site de algum site que possua um segmento parecido com o seu e esse parceiro pode fazer a mesma coisa. 

Essas estratégias servem tanto para produtos ou serviços como aeração tratamento de efluentes até mesmo para clínicas odontológicas ou lojas de roupa. 

Os robozinhos do Google avaliam muito bem essa otimização de SEO e, com isso, ajudam ambos os sites a crescerem seu rankeamento dentro do buscador.

  1. Crie conteúdos de qualidade

E por fim, não poderíamos deixar de fora uma das dicas mais importantes para quem deseja aumentar seu posicionamento na internet, a criação de conteúdos relevantes e de qualidade para os seus usuários. 

Hoje, o que mais vemos na internet são conteúdos vazios e sem propósito, que parecem ‘encher linguiça’ e não acrescentam nada de útil na vida de quem lê. Por isso, saia da curva e se preocupe em oferecer algo valioso e importante para as pessoas. 

Assim, você garante não apenas um melhor rankeamento nos buscadores, mas uma ótima avaliação dos usuários que podem se tornar fiéis clientes da sua marca a partir de um simples conteúdo que o ajudou em algum momento. 

Independente de qual seja o seu negócio, um bom rankeamento dentro dos buscadores garante que você alcance ainda mais pessoas ao redor do mundo e gere resultados surpreendentes para a sua empresa. 

Seja ela uma ferramentaria de moldes de injeção de alumínio ou até mesmo uma confeitaria, a internet e o mundo digital possuem espaço para tudo e todos que desejam crescer e adquirir mais resultados.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

FALTA POUCO PARA VOCÊ
ESCALAR AS VENDAS DA SUA EMPRESA...

Preencha corretamente TODOS os campos abaixo, para que possamos realizar um DIAGNÓSTICO e te enviar uma PROPOSTA personalizada.

Após o envio, você será direcionado para agendar uma call para apresentação da proposta e estudo que vamos elaborar…