Marketing de influência: conheça essa tendência

Marketing de influência: conheça essa tendência

O marketing de influência tem ganhado a preferência de muitas empresas como parte essencial das estratégias de marketing. Por meio dele, é possível chegar a resultados satisfatórios no ambiente digital.

Inclusive, o marketing digital trouxe inúmeras possibilidades para veiculação de conteúdo de valor, como as redes sociais e blogs. E nesse meio existem pessoas que conquistaram um público extenso de seguidores.

Essas pessoas são conhecidas como “influenciadores digitais” ou “digital influencers”, e são capazes de interferir nas decisões dos consumidores que as seguem.

De olho nesse comportamento, empresas e profissionais de marketing passaram a enxergar nos influenciadores uma aposta valiosa de marketing digital.

Trabalhar com eles é sinônimo de mais alcance e maior capacidade de comunicação com o público-alvo. Disso nasceu o que hoje chamamos de Marketing de Influência, pauta deste artigo.

Só que não basta entrar em contato com uma dessas pessoas e solicitar que elas falem sobre seu produto ou serviço. Existem algumas ações importantes que envolvem essa estratégia.

Pensando nisso, vamos explicar o conceito de marketing de influência, o que são os influenciadores, as vantagens de aderir a uma parceria com eles e dar dicas para selecionar os melhores. Confira!

Entenda o conceito de marketing de influência

Também conhecido como Influencer Marketing, trata-se de uma estratégia de marketing digital que envolve produtores de conteúdo, que de maneira independente influenciam uma grande quantidade de pessoas, tendo um público engajado.

O objetivo deste trabalho é construir uma ponte entre a marca e os seguidores desses influencers, trazendo muitos benefícios para o marketing digital da companhia.

Se um influenciador digital conhece e confia em uma empresa de uniformes e fala sobre ela em seu canal, fica mais fácil para a organização gerar valor e confiança, reter clientes, influenciar na decisão de compra e se aproximar de seu público.

Isso é feito por meio da identificação entre as pessoas e o influenciador, o que traz oportunidades de estabelecer parcerias que visem à utilização, apresentação e divulgação dos produtos e serviços.

Agora que você já sabe o que é marketing de influência, vamos explicar o que são os influenciadores. Acompanhe a leitura do próximo tópico.

O que é influenciador digital?

Digital influencers ou influenciadores digitais são pessoas que usam plataformas digitais, de modo a trocar informações ou fornecer conteúdos, e que possuem uma boa quantidade de pessoas engajadas (seguidores).

É possível encontrar influenciadores de diferentes tipos, e dentre os que mais se destacam nesse meio, temos:

  • Moda;
  • Empreendedorismo;
  • Humor;
  • Educação;
  • Estética;
  • Turismo.

Existem influenciadores que possuem milhões de seguidores e que se tornaram uma espécie de celebridade por conta de sua fama na internet.

Em vista disso, muitas marcas, como as empresas de contabilidade, com o intuito de aumentarem sua clientela e se consolidarem em meio ao público, fazem parcerias com os influenciadores.

Elas se dão por meio do pagamento de permutas para divulgação, com pessoas que possuem seguidores compatíveis com o público-alvo da marca. E este trabalho traz muitas vantagens para as organizações, tais como:

Resultados reais

De acordo com uma pesquisa realizada, 51% das empresas que investiram nessa estratégia afirmaram que é mais fácil conquistar clientes qualificados por meio dela.

Essas mesmas organizações também se mostraram bastante satisfeitas com o ROI obtido (retorno sobre investimentos). Por conta disso, a maioria delas planeja continuar com essa prática nos próximos anos.

Acessibilidade

O marketing de influência é uma prática acessível, ou seja, uma empresa de serviços de portaria não precisa fazer grandes investimentos e nem ter contrato com agências de publicidade, visto que ela mesma pode entrar em contato com os influenciadores.

Existem influenciadores que lidam com diferentes nichos, têm diferentes quantidades de seguidores e que fazem variados tipos de negociação. Sendo assim, basta apenas procurar aquele que seja mais compatível com seu público-alvo e com as possibilidades do seu negócio.

Para encontrar os influenciadores digitais, é necessário estar presente nos canais digitais que eles utilizam e entender onde seus clientes estão.

Em outras palavras, é importante conhecer o seu público-alvo, para saber o tipo de conteúdo que ele consome e quais digital influencers ele acompanha.

Confiança

Antes de comprar um produto ou serviço, o consumidor moderno busca informações acerca da eficácia da solução e opiniões de pessoas que já experimentaram.

Você mesmo, como consumidor, prefere confiar no que um amigo, parente ou outra pessoa diz a respeito de um produto ou serviço do que naquilo que a marca diz. Essa situação é exatamente igual com os influenciadores.

Eles só vão dizer que uma empresa de processamento de folha de pagamento é boa porque testaram e aprovaram o que ela oferece.

Pelo fato de seus seguidores se sentirem próximos ao influenciador digital, eles se sentem mais confiantes em adquirir algo recomendado por ele. É como se fosse uma propaganda boca a boca em larga escala.

Maior alcance da marca

Além de ter um alcance maior, seu negócio vai impactar as pessoas certas, ou seja, um público mais segmentado.

Se você alcança alguém que já está interessado em seu nicho, fica mais fácil construir um caminho orgânico para que mais pessoas conheçam e interajam com sua empresa.

Investindo em marketing de influência, você não precisa mapear seus potenciais clientes, pois quem vai produzir o seu conteúdo já tem uma audiência definida.

Nesse caso, as escolas de cursos profissionalizantes SP só precisam analisar a compatibilidade da audiência do influenciador com seu público-alvo.

Por exemplo, não tem sentido pedir para uma influenciadora de moda falar sobre peças automotivas, uma vez que o público dela não está interessado nisso.

Com base nisso, vamos para o nosso próximo tópico, onde mostramos como você pode fazer para selecionar bons influenciadores.

Dicas para escolher bons influenciadores digitais

Para escolher um bom digital influencer, algumas práticas não podem ser negligenciadas. Pensando nisso, listamos as principais a seguir, são elas:

Ter objetivos claros

Qual objetivo você pretende alcançar? Ele pode ser a divulgação de um produto, gerar leads, reforçar o branding, dentre outras possibilidades.

Depois de definir o objetivo, pense de que forma o marketing de influência te aproxima dele, o orçamento disponível, de que forma a empresa vai trabalhar a parceria e que nicho pretende atingir.

Conhecer o público-alvo da campanha

Por exemplo, um supermercado sabe bem quem são as pessoas interessadas em comprar produtos de limpeza, pois ele já elaborou a sua persona.

Mais do que ter a sua persona, é necessário saber quais são os hábitos dela e o tipo de conteúdo que costuma consumir. É dessa forma que se torna possível estruturar uma boa estratégia de marketing digital.

Se você ainda não tem a persona do seu negócio, converse com clientes para saber quais canais digitais eles utilizam, de que forma sua decisão é influenciada e os influenciadores que acompanham.

Uma empresa que conhece o seu público, consegue alcançá-lo, nutri-lo e estabelecer um bom relacionamento com essas pessoas.

Encontrar os influenciadores corretos

Não se baseie apenas na quantidade de seguidores que o influencer tem. Pelo contrário, se as empresas de alimentação sabem quais são seus objetivos, poderão buscar influenciadores que tenham um público semelhante ao seu.

Veja o tipo de linguagem que os candidatos utilizam para se comunicar, para ver se ela é compatível com a da sua empresa. Isso também ajuda a projetar a impressão que essa parceria pode causar.

Planejar as ações em conjunto com eles

Se você já encontrou o influenciador digital ideal para a sua empresa, entre em contato com ele e converse sobre a contratação e de que forma a ação pode ser realizada.

Se ele concordar em trabalhar com a sua marca, é importante formalizar essa parceria por meio de um contrato e estruturar a campanha junto com ele.

Assim, um fabricante de mascaras de tecido personalizadas, por exemplo, consegue alinhar expectativas e detalhes, como o tempo de veiculação e a exclusividade do influencer.

Respeitar a liberdade criativa do influenciador

Quanto mais natural for a indicação, mais sucesso seu negócio terá com essa estratégia. Sendo assim, permita que o influenciador produza o conteúdo da maneira como ele está acostumado, visto que ele conhece bem o seu público.

É possível direcioná-lo a um objetivo, mas a criação em si deve ficar por conta dele. Na verdade, eles mesmos preferem dessa forma.

Conclusão

Ter alguém influente falando pela sua marca significa atingir um novo patamar em suas estratégias de marketing digital e, claro, em seu mercado de atuação.

Os influenciadores digitais são capazes de alavancar a sua empresa como nenhuma estratégia consegue. Por isso, trabalhar com eles é uma ação que deve ser levada em conta em seu planejamento de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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