Marketing de afiliados para trabalhar no home office

Marketing de afiliados para trabalhar no home office

Marketing de afiliados para trabalhar no home office

Marketing de afiliados para trabalhar no home office

Marketing de afiliados para trabalhar no home office

Marketing de afiliados para trabalhar no home office

Marketing de afiliados para trabalhar no home office

Marketing de afiliados para trabalhar no home office

Marketing de afiliados para trabalhar no home office

afiliados

No cenário atual, a renda de muitos profissionais pode ter sido comprometida por diversos fatores. Sabemos que os boletos não param de chegar e que o sentimento de impotência pode ser paralisante.

Durante essa pandemia, o governo do Estado de São Paulo, em um comunicado recente, decidiu prolongar a quarentena até o fim do mês de maio, em uma tentativa de conter o avanço do COVID-19. Como somente os serviços essenciais continuam funcionando, as pessoas começaram a procurar por alternativas para ganhar um dinheiro extra e uma possibilidade é o Marketing de afiliados.

 

Mas você sabe o que é isso?

O Marketing de afiliados é uma maneira utilizada pelas marcas para aumentar os canais de comunicação e as formas de conseguir atrair a atenção do consumidor.

Nessa relação comercial, o afiliado trabalhará divulgando os produtos e/ou serviços de uma empresa e em troca, receberá uma comissão por cada venda realizada.

Dessa forma, as empresas podem aumentar a divulgação online dos seus produtos e/ou serviços e os afiliados possuem uma alternativa para trabalhar de qualquer lugar, precisando apenas de um dispositivo com conexão à internet.

 

Como funciona o marketing de afiliados?

  • A marca disponibiliza um produto e/ou serviço;
  • O afiliado será responsável por divulgar o produto em seus canais (geralmente, os canais escolhidos são as redes sociais);
  • O cliente vê a divulgação, entra no link e realiza a compra;
  • O link é rastreado;
  • A marca recebe o dinheiro da venda;
  • O afiliado recebe a comissão pela venda.

Essa modalidade de trabalho é uma excelente alternativa para aqueles que adoram passar um tempo nas redes sociais e querem ganhar dinheiro de alguma forma, mas não possuem uma ideia ou não sabem como criar seu próprio produto.

No ponto de vista das empresas, é uma forma de ganhar mais canais de distribuição e consequentemente, impactarem mais clientes e fechar mais vendas.

 

 

Uma novidade não tão nova assim

Mesmo que muitas pessoas não conheçam o marketing de afiliados, esse modelo de negócios não é tão novo quanto parece ser.

Tudo começou na década de 90, quando a Amazon começou a utilizar essa estratégia para quem quisesse divulgar os produtos disponíveis no site e ganhar uma renda extra com as vendas provenientes do seu link de afiliado.

O que a gigante estadunidense do varejo precisou fazer foi criar um banco de cadastros e esperar que os afiliados fizessem sua parte do trato.

Caso a estratégia resultasse em vendas, os dois lados ganhariam. Mas se o contrário ocorresse, a Amazon não precisaria gastar nenhum centavo.

 

Tipos de Marketing de afiliados

Atualmente, o modelo criado pela Amazon foi aperfeiçoado com a finalidade de gerar resultados para os mais diversos negócios. Por isso, existem vários formatos de programas de afiliados e a marca é a responsável por escolher qual o melhor para seus objetivos.

A seguir, explicamos os diferentes tipos de programas de Marketing de afiliados.

 

  • Custo por ação (CPA)

Nessa categoria de programa de afiliados, os participantes recebem remuneração se os usuários impactados pela publicidade clicarem no link e realizarem uma ação de algum tipo na página de destino.

Essa ação pode ser solicitar um orçamento, realizar um cadastro ou fazer uma compra, por exemplo.

 

  • Custo por clique (CPC)

Diferentemente da categoria anterior, nesse tipo de programa o afiliado receberá sua remuneração por clique recebido na publicidade feita por ele, excluindo a necessidade do cliente de realizar alguma ação no site de destino.

 

  • Custo por mil impressões (CPM)

Nessa categoria, a empresa pagará um valor fixo ao afiliado quando sua divulgação atingir mil visualizações.

Esse modelo é mais utilizado por afiliados que realizam a divulgação em seus blogs ou sites pessoais, pois o número de impressões é igual à quantidade de visualizações do blog e segue o pressuposto de que as pessoas que acessam determinada página estão sendo impactadas pela publicidade ali presente.

Dessa forma, o CPM é ideal para o afiliado que sabe que possui muitos acessos, pois ele será com frequência, independente da quantidade de pessoas que realmente clicarem na divulgação.

 

  • Custo por venda (CPV)

Esse é o modelo de Marketing de afiliados mais comum e o que mais se assemelha ao modelo criado pela Amazon nos anos 90.

O afiliado receberá comissão somente quando o link que divulgou gerar alguma venda. Essa opção é a melhor para pequenas empresas.

 

Como funciona a comissão?

Em todos os programas de Marketing de afiliados, a categoria em que ele se encaixa e o valor das comissões são decididos antes do início do trabalho dos afiliados.

Antes de optar por determinado programa, leia todas as informações que a empresa disponibilizou e tire todas as suas dúvidas antes de começar a divulgar.

Caso o programa de afiliados se encaixe na categoria CPV, a comissão geralmente é uma porcentagem fixa pré-definida do valor da venda. Já os outros modelos, possuem uma variável maior nos valores recebidos.

 

Leia também:5 dicas de marketing para pequenos negócios

 

Quero fazer parte de um programa de afiliados. Como posso divulgar os produtos?

Cada pessoa pode encontrar uma estratégia que funcione melhor para a divulgação dos produtos e isso pode levar um tempo.

Para pessoas que já possuem uma experiência com vendas, Marketing de afiliados ou uma ‘lábia melhor’ podem optar por conversar com os conhecidos que sabe que tem interesse pelo produto/serviço ofertado e então, enviar o link.

Pensando naquelas pessoas que nunca trabalharam com isso, separamos duas dicas para dar o pontapé inicial e ganhar dinheiro operando de qualquer lugar com o Marketing de afiliados.

 

  • Redes sociais

Diversas pessoas passam muito tempo nas redes sociais e as empresas já conhecem o poder desses canais para a divulgação de produtos e serviços. No Marketing de afiliados, isso não é diferente.

O alcance dessas ferramentas é incrível e cresce cada dia mais. Se você possui um hobby e participa de comunidades ou possui amigos que tem esse mesmo interesse, procure por programas de afiliados relacionados a isso, assim, a chance de fechar vendas é maior.

Conheça melhor as funcionalidades disponíveis na rede social escolhida e saiba como chamar a atenção do seu público.

 

  • Sites e blogs

As pessoas que acompanham blogs gostam de ler sobre o que os criadores de conteúdo escrevem. Dessa forma, se o produto escolhido para divulgação se encaixar no nicho que você já construiu, essa é uma ótima opção.

Os blogs e sites não possuem as restrições das redes sociais, já que você pode decidir desde o layout até a quantidade de caracteres de cada publicação.

 

Por onde começar?

Como qualquer escolha, participar de um programa de Marketing de afiliados não deve ser uma decisão impulsiva.

Pesquise as opções disponíveis no mercado, leia atentamente as informações e as condições da empresa e não tenha vergonha de perguntar caso ainda tenha dúvidas.

 

Profissão Afiliado

Conheça o programa de afiliados do Portal Marketing Digital Brasil.

Você irá receber todo suporte, estrutura, ferramentas e atendimento que precisa para poder trabalhar de maneira profissional, assertiva e sem rasgar dinheiro na internet. Aprenda na prática, seguindo um passo a passo, para criar sua página de vendas, campanhas no Facebook, Instagram e Google.

Se inscreva clicando aqui para receber com exclusividade as informações e condições exclusivas.

Deixe um comentário sobre a matéria!

Sobre Nós

Agência de Marketing Digital em SBC, focada em Inteligência de Dados e Performance.

Somos uma Agência Parceira Oficial do Google, Facebook e RD Station.

Posts Recentes

Curta a nossa FanPage

Parcerias Oficiais

Receba nossos Conteúdos