O que são KPIs e por que eles são importantes para você

KPI

Os KPIs são métricas importantes para saber como está o desempenho de uma estratégia, bem como a gestão de um negócio.

Esta sigla, que significa “Key Performance Indicator”, também é chamada de indicador-chave de desempenho, e não deve ser deixada de lado pelas empresas.

Se você quer que as estratégias da sua organização tenham sucesso, precisa saber como está o desempenho delas. Inclusive, muitas companhias que são consideradas bem-sucedidas, documentam e analisam suas estratégias.

É assim que gestores e equipes conseguem descobrir quais práticas funcionam e quais não. Dessa forma, é possível mudar as estratégias que estão sendo usadas, para chegar a um resultado melhor.

Essa é a maneira mais prática de saber se tudo aquilo que é executado dentro de uma empresa, principalmente no que tange às ações de marketing, está ou não ajudando a chegar aos resultados esperados.

Mais do que ter êxito nos investimentos, é uma maneira de economizar recursos e fazer com que eles sejam bem aplicados. É por isso que você precisa saber o que é KPI, quais são suas principais características e os principais tipos. Acompanhe o texto!

O que é KPI?

KPIs são indicadores que mostram se as ações e atividades praticadas por uma empresa estão fazendo com que ela alcance seus objetivos. A marca só precisa saber o tipo de indicador que ela precisa medir.

Isso porque existem diferentes tipos, e eles podem mostrar um percentual ou os resultados em números.

Uma empresa terceirização de serviços de portaria, por exemplo, pode saber quantas páginas um mesmo visitante acessou em seu blog, o que diz respeito a um indicador numérico.

Ela também pode saber qual a taxa de rejeição de determinada página da plataforma, o que aparece como um indicador de percentual.

Diferença entre KPI e métrica

Não se pode confundir KPI com métrica, no entanto, a métrica pode se transformar em um indicador-chave. Para você entender melhor, vamos deixar claro que o indicador está relacionado à empresa e aos objetivos dela.

A métrica, por sua vez, é algo que precisa ser medido, mas se ela se tornar relevante para a companhia, ela se transforma em um indicador-chave.

Cabe à organização determinar o que lhe convém para suas tomadas de decisão, somente assim ela saberá escolher seus KPIs e transformar uma métrica em indicador-chave.

O papel do KPI é auxiliar nas tomadas de decisão de maneira inteligente, de modo a fazer com que a marca alcance os seus objetivos.

Esses indicadores são importantes porque mostram se as estratégias adotadas pelas empresas de folha de pagamento, por exemplo, são suficientes para atingir um objetivo.

Além disso, as instituições conseguem saber se suas vendas estão crescendo e se sua marca está ganhando espaço, devido ao uso e escolha correta dos KPIs.

Principais características do KPI

Agora que você já sabe o que é indicador-chave e qual a sua importância para o negócio, vamos mostrar quais são as características dele.

A primeira delas é a sua importância para a empresa, visto que ele mostra se uma estratégia está dando resultado e chegando ao objetivo proposto.

Por exemplo, se o objetivo é vender mais, o indicador vai mostrar se isto está sendo atingido. Outra característica consiste em ajudar a fazer boas escolhas, uma vez que as informações e dados obtidos são a base para escolher de maneira inteligente.

Os bons dados obtidos por uma consultoria contábil e fiscal, por exemplo, devem servir como base para escolher o melhor caminho para a empresa.

Escolher o indicador também envolve a disponibilidade dele para ser mensurado e analisado. Por exemplo, uma marca só pode quantificar seus leads depois que começar a gerá-los.

Os KPIs também precisam ser relevantes, visto que alguns são considerados como indicadores de vaidade, como no caso de curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais.

A mensuração dos indicadores-chave também precisa obedecer uma periodicidade, afinal, somente dessa forma é possível entender o que funciona ou não, bem como se o retorno sobre investimentos está valendo a pena.

Por isso, cabe à empresa escolher aqueles que podem ser medidos periodicamente e que ajudem na tomada de decisão de tempos em tempos.

Saiba quais são os principais tipos de KPI

Existem muitos indicadores que podem ser importantes para os objetivos do seu negócio ou de uma empresa de limpeza piso, por exemplo. Contudo, eles só farão sentido se estiverem de acordo com os testes.

Por isso eles devem ser escolhidos com base nos interesses da organização, dessa forma, são divididos em três tipos, sendo:

KPI primário

O KPI primário é o tipo de indicador que interessa para os diretores, visto que são eles que ajudam a companhia a obter mais lucros. Dentro do marketing digital, mais especificamente do Inbound Marketing, alguns tipos de KPI primário são:

  • Receita por compra;
  • Número de leads;
  • Receita total;
  • Tráfego.

Eles também mostram o custo de aquisição por lead e qual a taxa de conversão obtida. Além disso, ao serem mensurados, devemos nos lembrar de qual é o objetivo principal da empresa.

KPI secundário

Os supervisores e gerentes acompanham constantemente o desenvolvimento da estratégia e os resultados trazidos por ela. Daí a necessidade de um escritorio de contabilidade e consultoria, por exemplo, analisar outros indicadores.

Os KPIs trabalhados e que são informados aos gestores precisam mostrar que os testes estão, de fato, levando ao caminho certo, ou seja, eles devem reforçar o que foi mostrado no primário. Então, dentre os principais, temos:

  • Preço médio por transação;
  • Assinantes da newsletter;
  • Custo por visitante;
  • Assinantes do blog.

Eles também mostram qual foi o investimento por lead em cada etapa do funil de vendas, os visitantes recorrentes do blog e a origem do tráfego, se orgânico, pelas redes sociais, e-mail ou proveniente de mídias pagas.

O objetivo dos KPIs secundários é justificar os primários, para mostrar de que maneira os resultados estão sendo atingidos.

KPI prático

No caso do Marketing Digital, mais especificamente as estratégias de Inbound Marketing utilizadas por uma empresa de instalação de cerca eletrica, por exemplo, quem gerencia precisa fazer testes para acompanhar os dados.

É dessa forma que a empresa consegue obter detalhadamente informações sobre comportamento, aquisição e características dos usuários.

É exatamente por isso que alguns indicadores práticos precisam ser acompanhados, como pageviews, interações sociais, páginas e número de visitas, visitantes novos e recorrentes, bounce rate, tráfego, melhores landing pages, conteúdos mais lidos, entre outros.

A lista dos KPIs práticos é bem extensa, pois ela depende do objetivo e do que pode trazer mais resultados. Conforme a marca trabalha com os diferentes tipos de indicadores-chave, é preciso sempre analisar os anteriores.

Por exemplo, uma empresa de consorcio contemplado para investimentos sempre vai analisar os indicadores primários quando analisar os secundários, e assim por diante.

Portanto, nenhum KPI escolhido deve ser descartado na análise, mas para os gestores, aqueles que indicam aumento dos lucros sempre serão mais interessantes, pois provam que o retorno sobre os investimentos está em bom número.

Como o KPI pode ser aplicado?

Agora que você já entende um pouco mais sobre o assunto, vamos mostrar como sua aplicação funciona na prática.

Vamos supor que uma empresa de aromatizador de ambiente queira medir o crescimento de suas vendas. Para isso, ela deve pensar em todos os indicadores que se relacionam a esse objetivo, como o grau de satisfação dos clientes.

Clientes satisfeitos compram mais vezes e indicam a marca para outras pessoas, situação que pode ajudar a aumentar as vendas.

Saber o quanto o quanto o cliente está satisfeito, monitorando esse indicador constantemente, permite ter uma previsão maior.

Por outro lado, se a satisfação estiver diminuindo, talvez seja o momento de melhorar suas estratégias. Inclusive, parcela de mercado é outro exemplo de indicador que ajuda a mensurar o quanto a empresa consegue aumentar suas vendas.

Isso é ainda mais importante para os pequenos negócios e aqueles que estão começando agora. O crescimento do setor também mostra aos gestores que o mercado vai além dos dados internos da organização.

A economia atua em ciclos, então saber em qual deles ela está também ajuda a empresa a crescer de maneira mais sustentável.

O objetivo dos KPIs voltados aos setores e os macroeconômicos é moldar a companhia e fazê-la trilhar o melhor caminho.

Leia também: Como medir o funcionamento da sua estratégia de marketing digital

Conclusão

Toda estratégia adotada por uma empresa precisa ser mensurada para saber se os resultados estão sendo atingidos. Ninguém investe em marketing simplesmente por investir ou porque toda marca faz isso.

Há sempre um objetivo, sendo que ele só será alcançado quando analisamos as práticas adotadas para isso.

Lembre-se, os KPIs são essenciais nesse processo, principalmente para mostrar de maneira clara se as estratégias do seu negócio darão lucros ou prejuízos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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