Dicas de como fazer pagamentos pelo WhatsApp Pay

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Para facilitar ainda mais a vida, o  WhatsApp disponibilizou a função que possibilita a realização de pagamentos diretamente pelo aplicativo. Por ora, a novidade só está disponível para clientes com cartões Mastercard e Visa, emitidos pelo Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú Unibanco, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi.

O serviço WhatsApp Pay foi lançado nesta semana, por isso ainda não está disponível para todos os brasileiros. Para enviar ou receber dinheiro pelo aplicativo, é necessário ter um número de telefone do Brasil.

As transações são totalmente isentas de taxa, mas o usuário só pode enviar remessas no país e na moeda local. Sendo assim, só é permitido o envio de valores em reais.

Como utilizar a função?

O processo para fazer uma transferência de dinheiro é muito fácil, e segue quase os mesmos passos de quando você vai enviar um vídeo ou foto. Veja abaixo o passo a passo:

  • Acesse o app WhatsApp;
  • Abra a conversa com quem você quer enviar dinheiro;
  • Clique no clipe de papel que fica no canto direito da tela;
  • Escolha a opção “Pagamento”;
  • Informe os dados do cartão e crie um PIN (senha);
  • Escolha o valor que deseja pagar;
  • Informe o PIN cadastrado e confirme.

O status da transação é informado logo após a finalização desse processo, e o usuário poderá saber se a transferência deu certo ou não na mesma hora. Todas as transferências realizadas poderão ser verificadas no histórico de pagamentos do WhatsApp.

Depois que o usuário já tiver feito o cadastro na plataforma do Facebook Pay e criado seu PIN, não precisará informar novamente dos dados do cartão. Da segunda transferência em diante, ele só precisará clicar no ícone de pagamento e digitar o valor desejado.

Quanto posso enviar?

Existem alguns limites mensais e diários para usar essa nova função. Além disso, a própria instituição bancária pode reduzir o limite das transações de acordo com suas próprias regras.

O WhatsApp estipulou um limite diário de até R$ 1.000 por transação, sendo permitido receber ou enviar até 20 remessas por dia. Por mês, o cliente pode movimentar até R$ 5 mil pelo aplicativo.