Dicas para crescer seu negócio exponencialmente

negócio exponencial

Um negócio exponencial é a meta de qualquer empreendedor que entende como o mundo funciona atualmente e sabe que precisa fazer o seu negócio crescer através de menos e, ainda assim, conquistar mais.

O estilo de empresa exponencial ainda é pouco debatido dentro do mercado, isso porque existem alguns tabus em torno desse estilo de gestão que faz com que muitos empresários achem que isso é uma cilada e passam longe.

Qualquer empresa que deseja aumentar os seus resultados sabe que é necessário investir no universo digital para isso. Com a internet, qualquer pessoa consegue buscar por comprar lençol de borracha ou seja qual for o produto ou serviço que ela deseja.

Acontece que ter um negócio exponencial tem se tornado uma das melhores opções para quem deseja aumentar o seu negócio de maneira rápida e simples, contando com pouco e ainda assim adquirindo muitos resultados.

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre esse tema, não se preocupe, hoje você irá saber o que é um negócio exponencial, suas características, benefícios e, principalmente, como aplicá-lo dentro da sua empresa.

Entenda o que é um negócio exponencial

Um negócio exponencial pode ser entendido como um estilo de gestão personalizada e que faz com que uma simples empresa cresça em um determinado período de tempo, que na maioria das vezes é bem pequeno.

Empresas exponenciais conseguem alcançar milhões de pessoas em diversos lugares do mundo em um curto período de tempo, justamente porque é isso que esse modelo de negócio oferece para aqueles que utilizam as estratégias corretas.

Como o próprio nome já diz, trata-se de algo expoente, ou seja, que alcança um grande espaço e obtém enormes resultados. Claro que isso acontece através das estratégias certas, mas o resultado é garantido.

Uma rede de empresas de caldeiraria e montagem industrial, por exemplo, consegue faturar até 10 vezes mais do que os seus concorrentes ao adotar um estilo de negócio exponencial.

Isso acontece justamente porque esse estilo de gestão e de negócio possui um grande potencial no mercado e a maioria dos empreendedores estão em alerta para saber como mudar suas marcas através dessa inovação.

Entretanto, para que a sua empresa alcance esse patamar exponencial, é preciso saber quais são as principais características e maneiras de fazer a sua marca alcançar esses resultados, e é justamente sobre isso que iremos falar agora.

Características de um negócio exponencial

Assim como uma maquina laminadora possui características singulares que a faz ser única no mercado, um negócio exponencial também traz lados únicos que provam o motivo por ser tão promissor. Confira abaixo algumas características desse estilo de negócio.

Mais tecnologia e menos estrutura

Há poucos anos os empresários acreditavam que, para possuir um bom resultado dentro de sua empresa, era necessário construir uma enorme gama de funcionários ou contar com máquinas que ajudassem a marca a crescer.

Atualmente uma empresa de arqueação de tanque de combustível ainda precisa de muitas pessoas para que o serviço seja feito da melhor maneira possível. Entretanto, com o grande avanço da tecnologia, é preciso se adaptar aos novos tempos.

Por isso, uma das características de um negócio exponencial é investir em tecnologia ao invés de estrutura. Não estamos dizendo que você deve parar de contratar funcionários ou deixar de investir em um espaço para trabalhar.

O que queremos apresentar é a inovação, é mostrar para você que hoje, com a tecnologia e as diversas plataformas que existem no mercado, é possível usar isso a favor do seu negócio e aumentar ainda mais os seus resultados e gastando bem menos.

Os Ds do crescimento exponencial

Esse estilo de negócio também conta com uma lista de pontos que qualquer empresa deve seguir na hora de tornar a sua marca exponencial, seja ela uma produtora de refil para filtro de ar comprimido ou até mesmo uma revendedora de roupas.

É aqui que surge os 6 Ds do crescimento exponencial, que são características específicas de negócios exponenciais e fazem as empresas se destacar no mercado mundial: 

Digitalização

É quando o produto ou serviço se torna digital, seja isto de maneira total ou parcial, o que não é uma surpresa para nossa geração, já que a maioria das coisas já estão sendo feitas e adquiridas através do âmbito online.

Decepção

O crescimento apresentado no início é inferior ao que se imaginava, então se decepcionar com os primeiros resultados é completamente normal e faz parte do processo de construção da sua marca e da sua pessoa como profissional.

Disrupção

Acontece no momento em que o seu produto ou serviço passa a ser visto como algo interessante para o seu público-alvo, ou seja, é aqui que começa o crescimento exponencial da sua marca.

Desmaterialização

É quando o segmento de atuação da sua empresa dá indícios de que abandonará o modelo tradicional de gestão e passará a adotar um modelo moderno e atualizado, ou seja, o digital.

Desmonetização

Aqui os resultados já são tão grandes que o custo de distribuição daquele produto ou serviço torna-se mais barato. Dessa maneira, as empresas podem oferecer suas soluções a valores menores do que antes.

Democratização

Por último, praticamente todas as pessoas interessadas no que a sua marca oferece têm acesso ao produto ou serviço, já que o custo é bem baixo e o acesso é simples. É aqui que a empresa sabe que alcançou o ponto que sempre quis.

Esses 6 Ds são essenciais para quem deseja começar um negócio exponencial, seja um fabricante de isolantes térmicos ou um advogado com seus consultórios de atendimento. Seguindo esses passos, seu negócio terá as características únicas de uma marca exponencial.

Aprenda a ter um negócio exponencial

Além dos 6 Ds que comentamos acima, existem alguns outros passos para te ajudar a ter um negócio exponencial e repleto de resultados. Confira:

  1. Comece do zero

Mesmo com uma empresa bem estruturada, quando se decide começar um negócio exponencial é necessário estar pronto para começar tudo do zero se for necessário, pois trata-se de uma forma de gestão inovadora para a sua marca.

Uma rede de fabricantes de transportadores industriais que decide começar a traçar o seu caminho do zero entende que estão abertos a todas as possibilidades, opções e resultados, que é justamente o que se encontra no mercado exponencial.

Por isso, deixe o medo de lado e, se necessário, trace toda a construção da sua empresa do zero para garantir que haverá uma estratégia inovadora e que alcançará o maior número de pessoas possível.

  1. Encontre um problema

Um negócio exponencial começa a partir de um problema, e é preciso encontrar ele para saber como o seu produto ou serviço irá auxiliar na resolução do mesmo. Afinal de contas, resolver um problema deve ser um dos objetivos do seu negócio.

Por exemplo, se o seu negócio é locação de backdrop, é preciso entender quais são as principais dificuldades do seu público-alvo na hora de encontrar esse serviço. Saber essas dificuldades e problemas são essenciais para que a solução atenda eles.

Um negócio exponencial que não se preocupa em resolver problemas é um negócio fadado ao fracasso, pois antes de qualquer resultado, é preciso ter noção do objetivo da sua marca, quem ela atende e como ela deseja impactar as pessoas.

  1. Tenha um propósito

Por fim, mas de forma alguma menos importante, é preciso ter um propósito para que você saiba como agir de hoje em diante. Uma empresa sem propósito não consegue chegar em lugar nenhum e muito menos alcançar um patamar exponencial.

Por isso, antes de traçar qualquer estratégia ou pensar em alguma maneira de fazer a sua empresa se tornar exponencial, é preciso que você tome uma atitude simples e sente com sua equipe, seus sócios, funcionários ou parceiros e se façam as seguintes perguntas:

  • O que nossa marca é?
  • O que nossa marca faz?
  • O que oferecemos de diferente?
  • Como podemos ajudar as pessoas?
  • Como podemos mudar o mundo?

São questões simples, mas que fazem você e seus companheiros entenderem a importância da empresa para o mercado e como podem impactar esse universo aderindo ao estilo exponencial.

É preciso entender, antes de qualquer coisa, que um negócio exponencial é um negócio que se preocupa com pessoas e não apenas com resultados e números. Esse é o primeiro passo para traçar uma estratégia de sucesso.

Com humanidade, estratégia e planejamento, o seu negócio alcançará diversas pessoas em todo o mundo e você irá colher os frutos de todo o esforço e paciência que plantou nesse processo, que não é rápido, mas é muito recompensador.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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