Customer Experience no Marketing Digital: O que você precisa saber sobre essas estratégias que estão diretamente ligadas

Customer Experience
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Talvez você já saiba da sua importância, mas ainda não conheça a fundo o conceito de Customer Experience, ou talvez você nem sequer sabe exatamente do que se trata. Uma coisa é certa, explicando de maneira simples como faremos neste artigo ficará fácil entender que além de se tratar de um grande diferencial competitivo, ele já faz parte do seu dia a dia.

Por outro lado, muitos ainda enxergam o Marketing Digital apenas como uma maneira de realizar publicações nas redes sociais e campanhas para melhorar seu posicionamento no Google, esquecendo-se, ou simplesmente não sabendo, que existe um leque gigante de outras oportunidades e que estão diretamente ligados ao Customer Experience.

É a maneira certa de combinar esses dois conceitos que fará com que você tire o melhor proveito de cada um deles e comece a adotar estratégias que farão com que os clientes tenham uma nova percepção do seu negócio.

Existindo o risco sempre presente de rotatividade de clientes, a empresa que não está investindo em marketing digital e não está se preocupando com a experiência do cliente com a sua marca, pode estar com os dias contados.

A concorrência está cada vez mais acirrada e quando falamos em experiência, seu concorrente direto não é o único que você deve se preocupar, todos os tipos de experiência ditam as regras do mercado e o cliente que hoje está satisfeito, amanhã pode não estar mais.

Parece um cenário desanimador e com certeza desafiador, mas não se preocupe, existem muitos materiais disponíveis atualmente que podem te ajudar a entender melhor esse universo, como esse artigo, e também muitos profissionais capacitados prontos para entender as necessidades dos seus clientes e ajustar seus pontos de contato com eles.

Afinal, o que é o Customer Experience?

Se perguntarmos se você se lembra de alguma experiência ruim que tenha tido com alguma marca, você provavelmente se lembraria não é mesmo? Você lembra como se sentiu? Lembra com quantas pessoas você compartilhou essa experiência ruim?

O mesmo vale para uma experiência excepcional, se você já teve a oportunidade de ter um atendimento ou qualquer outro tipo de experiência que tenha superado suas expectativas, você com certeza se sentiu satisfeito e também comentou com algumas pessoas a respeito.

Sendo você a empresa responsável por entregar experiências, como você gostaria de ser lembrado? Como uma experiência ruim da qual saiu mal falado, ou como uma experiência excepcional a qual foi muito elogiado?

Traduzido para o português, Experiência do Cliente é o nome que se dá ao conjunto de impressões e percepções que um consumidor tem em todos os pontos de contato com a sua empresa, ou seja, a impressão que a sua marca passa para os clientes, não apenas após a finalização da compra, mas sim em todo o processo de interação, antes, durante e após a compra ou contratação.

Conhecendo este conceito fica fácil entender porque ele é tão importante e porque cada vez mais empresas estão dispostas a investir em novas ferramentas que melhorem essa experiência do usuário como um meio de se destacar no mercado.

Conquistar o cliente com uma experiência que exceda suas expectativas, aumentará as chances de retenção desse cliente e também aumentará as chances de torna-lo um cliente promotor, que irá indicar sua empresa, compartilhar sua experiência e assim promover a sua marca de maneira orgânica.

Como posso adotar o Customer Experience na minha empresa?

A primeira estratégia para que o Customer Experience funcione na sua empresa é adotar uma filosofia centrada no cliente, isso significa que todas as áreas devem ter o cliente como foco das suas atividades, solucionando seus problemas, facilitando os processos e tornando sua experiência na empresa como um todo, mais agradável.

Além disso, é essencial que você conheça o seu cliente. Pode parecer um passo muito básico, mas faz toda a diferença quando entendemos de fato quais são as suas dores, seus desejos e expectativas, isso tornará todo o seu processo mais assertivo.

Unindo o Marketing Digital ao Customer Experience

Agora que você já entendeu bem o conceito de Customer Experience, vamos entender como é possível unir essa estratégia ao marketing digital e obter os melhores resultados!

  1. Web design bem pensado e perfeito em todos os dispositivos

Seu site deve ser acessível e adaptável a todos os dispositivos, esteja seu cliente usando desktop, tablet ou smartphone.

Seu site também deve ser fácil de navegar, com o mínimo de cliques e rolagens desnecessárias.

  1. Site de carregamento rápido

Se “tempo é dinheiro”, valorize o dos seus clientes que eles lhe retribuirão, aumentando suas chances de conversão.

Tente manter o tempo de carregamento do seu site em até 2 segundos em todos os dispositivos, e isso ajudará a manter seus clientes sintonizados e atentos.

  1. Fotos de alta qualidade

Pessoas adoram ver fotos de alta qualidade, pois lhes dá a sensação, mesmo que virtual, de ver um produto na vida real.

  1. Adicionar avaliações de clientes

Clientes adoram ouvir a opinião de outros clientes, portanto, deixe-os visíveis em seu site!

Incentive seus clientes a escrever comentários em seu site, em suas redes sociais ou até responder pesquisas de satisfação.

Muito mais valioso do que você falar sobre os benefícios do seu produto ou serviço é um cliente que possuía as mesmas dores do seu prospect que teve resultados utilizando as soluções que sua marca tem a oferecer.

  1. Conteúdos relevantes

Oferecer aos seus clientes conteúdos de qualidade, aqueles que de fato se preocupam em solucionar as dores do seu cliente e ajuda-lo na sua jornada de compra, não apenas vender o seu produto ou serviço, farão com que a confiança do seu cliente na sua empresa aumente consideravelmente.

  1. Autoatendimento e IA

Nada pior do que ter uma dúvida e não encontrar uma maneira simples e fácil de resolvê-la.

Uma forma de oferecer uma ótima experiência online para os clientes é fornecer os meios para que eles encontrem as respostas por si próprios antes de entrarem em contato com você.

Assim, ter um motor de busca robusto no site é imprescindível e permitirá que eles reúnam rapidamente as informações e tomem a decisão de comprar o produto, iniciar uma devolução ou o que quer que estejam tentando encontrar uma resposta.

Além disso, se possível, ofereça FAQ e Chat. Estas são outras maneiras de interagir instantaneamente com eles e responder a qualquer pergunta ou preocupação que possam ter.

  1. Facilite o contato

Assim como o autoatendimento, o cliente também deve ter fácil acesso a um meio de contato direto com você, seja um e-mail ou telefone de contato.

Não esconda essas informações, exiba-as no seu site, na página inicial, na página de contato, ofereça até links que levem o cliente direto para o canal escolhido.

Um cliente insatisfeito que busca um meio de contato para solucionar um problema sem dúvidas terá uma reclamação a mais se as suas informações estiverem escondidas.

  1. Detalhes, pequenos detalhes

Um agradecimento, um brinde por uma indicação, a solução rápida de um problema, tudo isso fará com que o cliente tenha suas expectativas atendidas e quem sabe até superadas.

Não subestime pequenas ações, elas podem fazer toda a diferença na sua relação com o cliente.

Percebe como colocar todas essas dicas em prática poderá transformar a relação do cliente com a sua marca?

Não hesite em investir em novas tecnologias e em profissionais capacitados para lhe ajudar nessa jornada, este é o momento de mostrar todo o seu potencial, após a ascensão do digital pós pandemia e o reaquecimento do mercado em 2021, algumas práticas já não serão mais consideradas diferenciais, é necessário estar um passo a frente dos concorrentes

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você, compartilhe-o com seus colegas de profissão e deixe aqui nos comentários suas dúvidas ou se você já está implantando boas práticas de Customer Experience na sua empresa!