Como criar avaliações interativas para o cliente?

avaliações interativas

Atualmente, todo mundo sabe o quanto é importante a interatividade, assim como as avaliações interativas, até porque o número de clientes segue crescendo, seja em empresas de manutenção em válvulas industriais ou qualquer outra organização.

Desse modo, por meio da avaliação é possível chamar mais a atenção das pessoas e proporcionar uma comunicação mais assertiva e eficaz. Ademais, essas avaliações são uma ferramenta que é utilizada por empresas para conseguir feedbacks e leads.

Assim, as empresas passam a entender quais são os seus pontos fortes, fracos e possíveis questionamentos que um consumidor pode fazer para assim resolvê-los da melhor forma possível, independentemente de qual seja o ramo de atuação.

Com isso o empreendimento começa a ter mais informações relevantes sobre como enxergam a marca, sua identidade e saber melhor quais são os interesses que os clientes têm e o que esperam dos seus produtos ou serviços.

Só que avaliação é uma coisa, obter leads que reajam à avaliação é outra. Afinal, é importante dizer que o engajamento é algo complicado de conseguir, principalmente o feedback dos seus consumidores.

Por isso, uma forma de obter essa avaliação é com incentivos para que o cliente possa responder suas questões e dar informações importantes para a sua marca continuar evoluindo dentro do mercado.  

Além disso, um jeito de conseguir essa resposta é com a adição da interatividade, já que isso faz com que essas respostas possam ser melhores vistas, bem como chamem mais a atenção e possam fazer com que muita gente possa acessar e clicar.

Ademais, outra boa forma é entrar em contato com uma empresa de brindes personalizados e, assim, oferecer presentes para os melhores ou presentear os mais fiéis ou quem cumprir com uma meta. Brindes ajudam a fidelizar clientes e manter uma relação positiva.

Agora que você já sabe o que é essa avaliação e qual é a sua importância, veja como pode fazer essas atividades com uma maior interatividade, o que vai gerar situações positivas e benefícios para o seu negócio crescer e evoluir.

Como criar uma avaliação interativa?

Criar uma avaliação interativa pode parecer complicado em um primeiro momento, porém usando as ferramentas certas, isso, certamente, pode ser mais simples e até rápido. Assim, seja usando placas de vidro personalizadas ou um formulário, diversas são as ideias.

Siga a leitura e conheça algumas das principais opções disponíveis para essa ação!

1 – Comece com a sua persona

Como inúmeras atividades no mercado digital, o primeiro passo é conhecer o seu público, pois assim você passa a saber com quem está falando. Essa informação dá um norte e uma indicação de como é possível falar com quem deseja. Por isso, não deixe de criar personas

É importante reforçar que as personas são um perfil imaginário de um possível consumidor. Assim dá para entender onde moram, suas preferências, gênero e como buscam materiais e o que querem da sua empresa, seja um item ou um serviço.

Após assimilar as personas e saber sobre o seu público-alvo para essas campanhas interativas, é possível criar inovações para conseguir atrair mais pessoas, seja com um software de inteligência artificial ou com algo voltado para a gamificação.

2 – Defina as metas de conteúdo interativo

Depois de conhecer o seu público e saber qual conteúdo pode ser atraente, faça um plano de avaliação interativa e comece a criar metas sobre o conteúdo que será postado futuramente.

As metas são importantes para a criação de qualquer conteúdo, pois fornecem estrutura para o processo de planejamento e oferecem objetivos viáveis a serem atingidos, bem como o modo de atingir.

Com a interatividades, você consegue inúmeras vantagens, como:

  • Aumenta sua taxa de cliques;
  • Otimiza a geração de leads;
  • Simplifica a coleta de dados primários;
  • Melhora a experiência geral do cliente.

Mas para conseguir esses objetivos, é preciso fazer questões que apontem as melhores formas de fazer as suas campanhas.

3 – Planeje a produção da avaliação

A partir daí,  parta para a produção. O problema é que o conteúdo mais interativo demora mais tempo para ser produzido e exige mais coisas do que a escrita para um blog ou post, por exemplo.

Dessa forma, esse conteúdo pode ser a produção de vídeos ou de aplicativos móveis. Assim é preciso saber qual é o tempo que leva para fazer esses materiais e como distribuí-los nos canais digitais.

Caso o trabalho seja extenso e exija muita produção, pense em pedir auxílio de uma agência ou de uma produtora. Apesar do alto custo, o resultado pode trazer inúmeras vantagens para sua empresa e aquisição de leads.

4 – Execute o seu plano para criar avaliações interativas

Se não conseguir contratar essa agência – citada anteriormente -, é possível conseguir outras formas de produzir esse material com custo mais baixo, por exemplo, fazendo uso de uma lousa digital interativa, onde os clientes deixam informações e opiniões.

Inclusive, existem plataformas que proporcionam uma ajuda a fazer o conteúdo com design, redação e marketing através das avaliações dos clientes. Entretanto, é preciso pesquisar e saber qual delas é a melhor para o seu tipo de serviço.

Mas não deixe de testar antes de mostrar o conteúdo para as pessoas. Assim, você saberá evitar problemas e dissabores, o que pode prejudicar a avaliação do público.

5 – Inicie a avaliação e compartilhe com o seu público

Feitas as avaliações e cientes das vontades do consumidor e das plataformas que podem ser usadas, é a hora de compartilhar. Uma boa forma de conseguir atingir os objetivos é com o uso de canais de mídia, como o feed e também anúncios pagos.

Outra maneira é o envio do link da avaliação por e-mail para os leads ou, até mesmo, acrescentar um pop-up para direcionar a navegação para a página que você deseja, seja a de venda ou de qualquer outra parte.

6 – Colete os dados do cliente

Por último, é preciso obter os principais dados dos clientes. Com eles dá para propor melhorias em negócios e funções, e deixá-las mais assertivas para o seu público, funcionando como uma consultoria melhoria de processos.

Ademais, é possível corrigir equívocos e questões que atrapalhem a experiência dos consumidores, bem como auxiliar o trabalho para melhorar a identidade da marca e também na criação de inúmeras formas de obter marketing mais positivo. 

É importante reforçar, ainda, que os dados ajudam a resolver os maiores problemas que o  público percebeu.

Com essas informações, a produção e avaliação de mensagens e campanhas serão segmentadas para os consumidores, com objetivo de conseguir mais leads e maneiras de fazer com que mais pessoas conheçam os seus serviços e mercadorias. 

Lembre-se, hoje a informação é fundamental e cada detalhe faz a diferença na construção de uma campanha e da credibilidade de uma marca. Fazer as coisas baseadas em chutes é como dar um tiro no escuro. 

Procure saber tudo sobre as pessoas, gostos, onde moram, para assim ter elementos para conseguir com que as pessoas gostem e se identifiquem com você. Isso fará a diferença em um mercado competitivo e difícil.

Outros elementos que podem te ajudar

Para começar essa parte, é necessário dizer que diversas frentes podem ajudar em uma avaliação interativa, principalmente quando tudo é feito com qualidade. Por isso, é muito importante contar com uma consultoria de informatica SP para melhorar a experiência do usuário. 

Além desse ponto, pense também em ações presenciais que levem para o mundo virtual, principalmente para gerar uma interação e uma integração maior entre todas as frentes disponíveis na sua empresa, fazendo uma conexão de forças para a sua marca.

Para deixar mais claro, vamos supor que você conte com totens de autoatendimento na sua empresa, assim, você pode pedir para que seus clientes façam um cadastro pelo site, o que pode facilitar em todas as frentes, principalmente as presenciais.

Considerações finais

Trabalhar com avaliação é muito importante, afinal, é com isso que sua empresa consegue aprimorar as ações, bem como melhorar diversos pontos que podem apresentar reclamações por parte dos clientes.

Por exemplo, se você trabalha com software de automação e um cliente pontua que a automação está apresentando problemas, você pode contratar uma empresa de melhoria de processos, para resolver a dor do seu consumidor.

Percebe a importância da avaliação? Agora imagine uma avaliação interativa. Você pode criar um SAC mais simples e rápido de ser usado, o que pode fazer com que seu cliente se sinta mais motivado a deixar a opinião dele, principalmente pela facilidade que isso apresenta.

Por fim, independentemente do seu nicho, ficou claro que vale apostar nas avaliações interativas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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