Dicas para transformar os dados de seus leads em informação

leads
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Por definição, um lead de negócios, ou lead de vendas, é uma pessoa interessada no produto ou serviço que você vende. Ou seja, os leads são pessoas consideradas potenciais clientes do seu negócio.

As empresas geram leads de várias fontes e, em seguida, acompanham cada uma delas para ver se o lead de negócios é adequado para o que vendem.

Conseguir leads é a primeira etapa do ciclo de vendas e ajudará você a saber com quem manter contato e para quem continuar o marketing até que estejam prontos para comprar de sua empresa de automação comercial equipamentos.

No artigo de hoje, você vai aprender mais sobre a geração de leads, porque isso é importante para os negócios, alguns benefícios e como transformar esses dados em informações. Acompanhe.

O que é geração de leads?

A geração de leads consiste em atrair e converter públicos-alvo que demonstraram interesse em seu produto ou serviço. 

O objetivo é guiar os clientes em potencial pela jornada do comprador até o final do funil de vendas, também conhecido como um negócio fechado. 

O conteúdo é uma das principais ferramentas que os profissionais de marketing usam para gerar leads. Isso pode consistir em postagens de mídia social, postagens de blog, eventos ao vivo e cupons. 

Você usa formulários para capturar leads que se envolvem com o conteúdo e adicioná-los a uma campanha de e-mail de incentivo em sua empresa de software gestão de call center, por exemplo.

Por que a geração de leads é importante para os negócios?

Uma empresa sem uma estratégia de geração de leads é um alvo fácil. Sua receita e crescimento dependerão dos caprichos de um público-alvo que pode ou não saber que ele existe. Você não terá “leads” para as vendas irem. 

A geração de leads é um processo que constrói:

  • visibilidade;
  • credibilidade;
  • confiança;
  • interesse de um grupo específico de pessoas.

Portanto, ao focar na geração de leads, ele pode ajudar a direcionar o tráfego de clientes em potencial de alta qualidade. E clientes em potencial de alta qualidade vêm com clientes de alto valor, para o seu negócio de automação de processos RPA, por exemplo.

Em outras palavras, mais receita para o seu negócio. Com estratégias adequadas de geração de leads, você pode expandir seus negócios e o valor da vida útil de cada cliente. Confira quais vantagens isso pode trazer para seu negócio.

  1. Expande seu mercado

Quando você iniciou seu negócio, provavelmente tinha como alvo um grupo específico de pessoas. O lead permite que você aprenda sobre seus clientes potenciais. 

Talvez você esteja obtendo engajamento de empresas e cargos não incluídos em suas campanhas de marketing. Com a geração de leads, você verá essa tendência e poderá adicioná-la. 

  1. Aumenta seus seguidores

A criação e a comunicação de conteúdo são uma grande parte dos esforços de geração de leads. Consiste em elaborar conteúdo de qualidade e iniciar conversas nas redes sociais para ampliar a visibilidade dos seus serviços da contabilidade.

Por sua vez, isso constrói uma comunidade de profissionais que gostam e seguem sua marca. Alguns se tornarão clientes e outros ainda podem se tornar defensores da marca. 

  1. Reúne mais avaliações de clientes

A prova social é tudo quando se trata de convencer clientes potenciais a se converterem em clientes. E não há melhor forma do que uma revisão de um cliente anterior. 

Você pode então usar isso em seu material de marketing, como seu site, e-mails, vídeos, publicações em mídias sociais e infográficos.

  1. Aumenta sua receita

Quando feito corretamente, a geração de leads pode maximizar a capacidade da sua marca de atingir os clientes em potencial. Isso requer o uso da mensagem, oferta e conteúdo corretos para gerar interesse nesses grupos específicos. 

Ao fazer isso, você achará mais fácil captar a atenção de leads qualificados, o que torna mais fácil também para as vendas convertê-los. Assim, o cliente que pesquisa por sistema de automação comercial preço, pode achar sua empresa mais fácil, por exemplo.

  1. Gerar oportunidades de negócios

O gerador de leads não ajuda apenas a encontrar clientes em potencial. Também pode apresentar oportunidades de negócios. Talvez uma marca não concorrente em seu setor estenda a mão para hospedar um webinar juntos. 

E ao formar uma equipe, você obtém acesso ao público deles (e vice-versa). É uma parceria mutuamente benéfica que pode levar a mais oportunidades.

  1. Melhora a qualidade do lead

Com a geração de leads, você está adotando uma abordagem altamente direcionada à criação de conteúdo. Tudo o que você escreve para sua marca – do site e da cópia do e-mail às mídias sociais e postagens de blog – precisa atender a esses grupos específicos. 

Isso torna mais fácil criar tópicos e mensagens que ressoam com cada público. E, ao fazer isso, você melhora a qualidade de seus leads, o que melhora as conversões e as vendas.

Afinal, como transformar esses dados de leads em informações?

Você pode estar se perguntando o que a coleta de dados e a geração de leads têm a ver com relacionamentos sólidos com o cliente.Quando a maioria das pessoas ouve a palavra “dados”, pensa em números, porcentagens e gráficos secos.

No entanto, não é disso que estamos lidando aqui. Os dados que você coleta de seus clientes potenciais e clientes são vívidos e vivos, muito importantes para seu programa pizzaria delivery promover mais vendas.

Cada fragmento de informação mostra uma imagem de seu cliente – de como ele gosta de fazer compras até o horário de maior movimento e a rede social de sua preferência.

Quando você coleta dados sobre leads em potencial, são informações valiosas que o ajudam a alcançá-los da maneira certa. 

Assim que um cliente potencial se tornar um cliente da sua empresa de assessoria contábil empresarial, por exemplo, você usará seus dados para oferecer um ótimo atendimento e ficar atualizado com eles

Confira agora 5 dicas para usar os dados dos leads em sua estratégia de marketing, por meio dessas informações do público-alvo.

  1. Motive seu público-alvo a compartilhar suas informações pessoais

Os dados que você coleta de seus clientes potenciais e clientes têm valor real. Portanto, parece justo que as pessoas recebam algo em troca de seus dados, como:

  • ofertas personalizadas;
  • uma experiência simplificada do cliente;
  • conselhos e recomendações com base em suas necessidades;
  • entretenimento;
  • informações ou recursos exclusivos.

Em outras palavras, sua campanha de coleta de leads deve agregar valor para os clientes. As pessoas são muito mais propensas a se inscrever para receber e-mails ou compartilhar seus detalhes quando há uma recompensa imediata para elas.

  1. Siga as práticas recomendadas para gerenciamento de dados

Então você criou uma ótima campanha de coleta de dados. Os leads estão chegando, compartilhando informações sobre seus detalhes de contato, preferências de compras e dados demográficos.

Cada país tem regras diferentes sobre como coletar, tratar e armazenar dados pessoais confidenciais. É importante verificar seus padrões locais para se enquadrar e evitar problemas legais.

Quando você demonstra que os consumidores podem confiar em você e que você respeita sua privacidade, sua marca colherá os benefícios. As pessoas compram mais das marcas em que confiam. 

  1. Concentre-se nos dados-chave para a coleta de leads

Em qualquer estratégia de coleta de leads, é vital respeitar seus leads e suas preferências. Isso também significa não pedir muitas informações. Ao coletar dados de leads e clientes, você só deve coletar dados para os quais tenha uma finalidade específica.

Em outras palavras: se você tem um boletim informativo por e-mail instalado e funcionando, sinta-se à vontade para solicitar os endereços de e-mail. Muitas marcas cometem o erro de pedir muito cedo. Isso tem exatamente o oposto do efeito que você deseja.

  1. Otimize para conversão

Já vimos que suas campanhas de coleta de leads devem ser recompensadoras e focadas em informações essenciais. Uma campanha divertida com uma política de dados sólida tem mais chances de sucesso.

O design da sua campanha também fará uma grande diferença na taxa de conversão. Você precisa tornar mais fácil para as pessoas compartilharem com você.

Então, como é isso? Em primeiro lugar, sua promoção deve ser responsiva. Qualquer campanha que você criar deve funcionar igualmente bem em desktops, tablets e celulares. 

  1. Tenha uma estratégia para desenvolver leads

Se você pedir informações de seus clientes potenciais e clientes antigos, você deve fazer bom uso delas. 

Por exemplo, se você tem uma empresa de software de ged e perguntar o nome de uma pessoa quando ela se inscrever em um boletim informativo por e-mail, ela nunca mais deverá receber um e-mail não personalizado seu. 

Comece ajustando diferentes tipos de dados em uma estratégia geral. Coletar nomes e endereços de e-mail é a primeira etapa na geração de leads. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.