Como selecionar as redes sociais para suas estratégias de marketing?

pexels-tracy-le-blanc-607812 (1)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

As redes sociais se tornaram uma grande febre nos últimos anos mas, diferente de antigamente onde elas eram utilizadas como fonte de diversão e lazer, hoje em dia se tornaram uma forte e poderosa ferramenta de trabalho.

Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar como selecionar as redes sociais para as suas estratégias de marketing, mostrando o seu impacto e importância dentro do mercado de trabalho e algumas vantagens que podem ser obtidas ao investir nelas.

Pode-se dizer que a primeira grande rede social foi o Orkut, que juntava diversas pessoas em uma plataforma onde elas entravam em comunidades, mandavam depoimentos umas para as outras e socializavam com outras que tinham interesses em comum.

Enquanto nesse tempo era visto como uma forma de lazer, atualmente até uma administradora de condominios sp sabe da importância de estar em algumas das grandes redes e como elas tem o poder de atrair novos clientes e gerar novos leads.

O mundo digital abriu diversas oportunidades para que as pessoas começassem o próprio negócio mas, com tanta competitividade e concorrência, é necessário um árduo trabalho para atrair um público interessante e fiel.

Com tanta informação e tantas pessoas oferecendo diversos conteúdos, informações, produtos e serviços na internet, as pessoas se interessam muito rápido por algo, mas perdem esse mesmo interesse em uma velocidade ainda menor.

Porém, mesmo que o produto seja ofertado por um fabricantes de rodetes, ainda é necessário um bom trabalho de criação de conteúdo, marketing e engajamento. As redes sociais são essenciais para isso, já que todo tipo de público as utiliza.

Portanto, para entender um pouco mais como funciona essa dinâmica e utilizar as redes sociais para suas estratégias de marketing, confira os tópicos a seguir.

As vantagens das redes sociais

Assim como qualquer estratégia de marketing, as redes sociais também oferecem diversos benefícios para aqueles que decidem investir nesse meio e, como qualquer outra tática empresarial, é possível explorar e otimizar o processo.

Antes de mais nada, é importante entender que apenas as redes sociais não são o suficiente para fazer todo o marketing de sua fábrica de porta de enrolar, por exemplo. São um conjunto de ações que fazem o marketing ser efetivo.

Entre as maiores vantagens das redes sociais, podemos destacar:

  • Alcance de sua marca;
  • Engajamento nas publicações;
  • Autoridade no segmento de negócios;
  • Relevância no mercado;
  • Contato direto com o público-alvo.

De forma direta ou indireta, todos esses benefícios afetam a sua marca e, quanto melhor eles forem desenvolvidos no trabalho das suas redes sociais, melhor as estratégias de marketing irão funcionar.

As empresas de terraplanagem e pavimentação são de um nicho muito específico. Então como iniciar no segmento se as empresas que já estão no mercado estão consolidadas e os próprios clientes preferem as que já estão há muito tempo no ramo?

Nesse aspecto, as redes sociais junto de estratégias e práticas de marketing e a criação de conteúdo são essenciais, atraindo o público interessado nesse segmento e mostrando, mesmo que aos poucos, o quão atrativo é o trabalho desenvolvido e o quanto ele pode ser impactante.

Não apenas isso, mas assim como um site, uma empresa de topografia, por exemplo, não terá o mesmo alcance caso realize seu marketing apenas através do telefone e por boca a boca.

Em outras palavras, as redes sociais são grandes catalisadoras de pessoas, impulsionando e muito as diversas maneiras de fazer marketing que uma marca tem. Portanto, elas não são uma alternativa, e sim, uma necessidade nos dias de hoje.

Entretanto, como os mais diversos públicos estão conectados a elas, torna- se mais fácil encontrar novos leads e clientes que antes não conheciam o seu trabalho, mesmo que sua empresa seja um fornecedor de flores.

Quais as melhores redes para o seu negócio

Essa informação é muito variável e dependerá de qual tipo de trabalho é desenvolvido pela sua empresa, preferências e modelos de negociações, ramo de atuação, estratégias de marketing, entre diversos outros aspectos.

Com isso, esse tópico falará um pouco sobre essas redes sociais e possibilidades de trabalhar com elas, dando dicas de como podem ser aplicadas no dia a dia de sua organização.

01 – Facebook

A rede social com maior número de usuários, ultrapassando os 2 bilhões ao redor do mundo. Utilizada para postagens, vídeos, fotos, textos entre outras diversas opções. Muito utilizada para propagandas de, por exemplo, carroceria florestal a venda.

Toda empresa que queira utilizar de marketing em redes sociais pode utilizar o Facebook como primeiro passo. Primeiro pela grande quantidade de pessoas que tem a rede, e segundo, pela grande variedade de possibilidades que ele oferece.

Realize a criação de conteúdo diário, tendo ao menos alguma imagem relacionada a marca por dia, fazendo com que as pessoas sempre se lembrem da sua marca pois sempre estarão atualizando o feed de notícias.

Atualmente, o forte do Facebook são as postagens através de imagens bem criativas, podendo elas serem o contexto ideal para promover o seu negócio de carregador portatil personalizado atacado. Utilize isso a favor de sua empresa.

02 – Instagram

O Instagram é atualmente uma das redes que mais gera engajamento, possibilitando a criação de vídeos através do Reels, que é uma ferramenta da rede, postar imagens e fotos, além de popularizar os Stories, que são vídeos rápidos de até quinze segundos.

Embora o foco da rede seja investir nas publicações como fotos e imagens promocionais, ela tem expandido e muito as suas funcionalidades e, quando se pensa em engajamento e compartilhamento, ela sem dúvidas é muito eficiente.

Aposte nos stories para criar um conteúdo divertido e interessante para fazer as pessoas se interessarem pelo conteúdo proposto. Muitas pessoas passam horas do dia vendo os Stories de celebridades ou influenciadores digitais, e o mesmo pode acontecer com o seu perfil..

Pode-se dizer que o Instagram está, no momento, com a mesma popularidade do facebook em seu auge, portanto, investir nele é essencial para gerar engajamento e conhecer mais leads e clientes que podem impulsionar a sua marca.

03 – Twitter

Relevante até os dias de hoje, o Twitter  cresceu bastante e, embora não esteja mais em seu auge, ainda consegue influenciar muitas pessoas, além de ter diversos usuários realizando novas postagens diariamente.

O foco dessa rede social são textos rápidos e imagens, podendo ser utilizado como fonte de informações e conhecimento de público alvo para as suas estratégias de marketing. Em outras palavras, ele é bom para entender o seu público e realizar anúncios.

Por seu foco ser mensagens rápidas, pense em utilizar isso a seu favor, sempre sendo direto ao assunto e mostrando a que veio. Portanto, desenvolva sua forma de promover serviços, produtos e atualizações ao redor desse tipo de estratégia.

04 – LinkedIn

O LinkedIn é a primeira rede social focada unicamente em meios profissionais, onde diversas pessoas de diferentes áreas de trabalho atualizam outras sobre conquistas e possibilidades profissionais, tanto para outras pessoas quanto para empresas.

Nessa rede, as postagens, vídeos e propagandas devem ser levadas um pouco mais a sério, evitando temas cômicos e buscando sempre objetividade e dinamismo,afinal, tudo que nela é escrito é feito de maneiras um pouco mais sérias.

Oferecendo vagas de emprego e informações para recrutadores, além de promover e incentivar modelos mais sérios de negócio, busque sempre postagens e vídeos que tragam algo que possa impactar o dia do usuário.

Diante disso, mesmo que alguém esteja procurando uma vaga ou estudando como o mercado está se comportando com algumas mudanças, ainda será possível captar a atenção entre uma ou outra publicação com o que a sua marca tem a dizer.

De forma simples e direta, o LinkedIn é onde os profissionais de marketing também se encontram.

Ou seja, é muito importante realizar um estudo de mercado e ser assertivo em suas propagandas e estratégias, pois os usuários estão mais preparados para receber seu conteúdo e, também, menos receptivos a serem convertidos.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou como selecionar as redes sociais para as suas estratégias de marketing, demonstrando o impacto que elas podem causar no seu dia a dia, as vantagens em investir nelas e oferecendo dicas de quais as melhores redes do momento.

Claro que tudo dependerá do ramo de negócios de sua empresa, quais as estratégias que serão utilizadas, o porte empresarial, quanto investimento será feito, em qual setores ela desenvolverá o trabalho, entre muitas outras variáveis.

Porém, é importante utilizar as informações e dicas disponibilizadas ao longo do texto como forma de ter orientação, aplicando tudo que foi aprendido para a realidade do seu negócio, buscando se adaptar conforme é necessário e possível.

Portanto, é importante realizar um bom trabalho nas redes sociais e, com isso, crescer e expandir o seu negócio. Busque explorar ao máximo os pontos fortes de sua marca e crescer ainda mais nesse meio digital que tem muito a oferecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.