Como se adaptar às mudanças do mercado digital?

Como se adaptar às mudanças do mercado digital

Dizer que o marketing é um campo em rápida evolução é um eufemismo. Se parece que há sempre uma nova ferramenta ou plataforma para você aprender, saiba que você não está imaginando coisas! Não importa o quanto gostamos de fazer nosso trabalho parecer fácil, o fato é que os profissionais de todos os lugares estão aprendendo e se adaptando rapidamente.

A boa notícia é que existem etapas que você pode seguir para se adaptar e lidar com os muitos chapéus em evolução que o profissional de marketing de hoje deve usar. 

Abaixo listamos algumas dicas que você pode usar a partir de hoje, com base no que funcionou para profissionais experientes em variadas estratégias de marketing. Acompanhe a leitura!

Encontre seu pessoal

Procure mentores, colegas e grupos de networking (pessoalmente e online) para encontrar pessoas com as quais você possa apresentar ideias antes de lançar uma grande campanha ou com quem se lamentar depois que um vídeo no qual você dedicou seu coração não gerou tantas visualizações quanto você esperava. 

Podem ser pessoas de sua equipe no trabalho, mas às vezes você descobrirá que é uma equipe de um ou que é o único especialista em sua área específica de marketing.

Certifique-se também de procurar comunidades de usuários e de fazer amizade com os representantes de vendas e relações com clientes dos produtos e ferramentas de marketing que sua empresa usa, pois essas conexões podem ser inestimáveis ​​para ficar por dentro das atualizações e novos recursos.

Identifique seus recursos essenciais

Embora seja claro que o campo do marketing está (e provavelmente sempre estará) em um estado de fluxo constante, nem sempre é fácil ficar por dentro das mudanças mais recentes e importantes. 

Sendo assim, encontrar recursos confiáveis ​​para ajudá-lo a se manter atualizado é a chave não apenas para a sobrevivência diária, mas também para o crescimento a longo prazo de sua empresa e de sua carreira. Quando algo importante muda – digamos que o conteúdo de formato longo seja lançado e o vídeo seja lançado – você deseja estar entre os primeiros a saber e ter um plano de jogo sólido sobre o que fazer a respeito.

Pergunte às pessoas com quem você trabalha e a outras pessoas com quem você encontra quais recursos eles dependem, preste atenção ao que os colegas estão postando e conversando e passe algum tempo explorando por conta própria. Com o tempo, você descobrirá o que é mais útil para você .

Fique de olho na concorrência

Olhar para seus próprios canais de marketing e análises só revelará muito sobre as tendências de engajamento. Para uma compreensão mais ampla das mudanças nas preferências do consumidor, você deve verificar a concorrência e até mesmo marcas em setores completamente diferentes. 

Dessa forma, você pode ver o que está funcionando e o que não está, encontrar inspiração e, talvez o mais importante, fazer uma pausa em sua rotina diária e obter uma nova perspectiva muito necessária.

Além disso, as campanhas que se tornam virais costumam criar novas tendências – aquelas das quais você deve aprender ou participar, seja porque seu empregador quer que você tente replicar o sucesso de outras pessoas ou, porque uma campanha é muito eficaz.

Olhar para a concorrência pode ser particularmente útil quando você está assumindo uma nova função ou empresa, especialmente se estiver em um setor diferente. 

Deixe-se experimentar

Às vezes, a melhor maneira de aprender é por tentativa e erro; testar coisas diretamente com os clientes pode ser mais valioso do que pesquisa de mercado. Seu objetivo deve ser experimentar as coisas rapidamente, aprender com seus experimentos e se adaptar com base nos resultados.

Para ter sucesso, você deve ter as ferramentas disponíveis – como plataformas de escuta social, recursos de teste A / B e análise de engajamento – para poder avaliar rapidamente como seu consumidor responde a quaisquer mudanças que você introduza. Se você tentar algo novo, será capaz de dizer imediatamente se as pessoas adoram ou não.

Dependendo da iniciativa, os primeiros indicadores de sucesso podem incluir um aumento no número de assinantes de e-mail, seguidores de mídia social ou comentários. Mas os sinais de eficácia de longo prazo podem ser avaliações mais positivas, um aumento no envolvimento geral do cliente e conversões ou vendas mais altas.

Mas não teste tudo

Quando você está trabalhando em um campo com tantas mudanças e recursos como tempo, dinheiro e energia são limitados, você precisa aprender quando agir imediatamente e quando esperar para ver. 

Ao surgir uma nova plataforma ou tendência, geralmente há um efeito de onda – e isso pode criar uma sensação de urgência. Se todo mundo estiver fazendo isso, você pode sentir a pressão de que sua empresa também experimenta. Que, se você não agir rápido, perderá o momento ou será visto como atrasado por chegar tarde demais. Mas nunca é uma boa ideia as empresas agirem precipitadamente – especialmente se for algo que pode não ser adequado para seus clientes.

Portanto, lembre-se de que às vezes é tão importante saber quando não seguir em frente tanto quanto quando você deve aproveitar o momento.

Promova o amor pelo aprendizado

Se você não adora aprender, o marketing moderno provavelmente não é para você. Cada dia será diferente e, embora isso possa tornar as coisas desafiadoras, também é o que torna as coisas emocionantes. Enquanto você continuar aprendendo, nunca ficará entediado e terá uma chance maior de segurança no emprego.

Não importa em que tipo de marketing você está trabalhando, tenha a mentalidade de que o aprendizado é um processo contínuo, e não um esforço único. Porque tudo o que você domina hoje não será necessariamente a melhor maneira de fazer as coisas daqui a um ano ou até um mês.

Vá com calma consigo mesmo

Este é um grande problema. Pode haver uma pressão intensa para ser o especialista de sua equipe ou empresa, quer isso signifique estar atualizado sobre as menores mudanças que o Facebook e o Google fazem em suas plataformas, a mais recente campanha publicitária espalhafatosa de uma grande marca , ou o que é tendência no zeitgeist geral. É normal e saudável estabelecer limites. Seguem algumas dicas que podem te ajudar:

  • Peça tempo para avaliar e responder. É injusto que as pessoas esperem que você saiba tudo de uma hora para outra ou dê uma resposta confiando apenas na intuição. Dê a si mesmo tempo para fazer sua pesquisa – seja revisando uma nova campanha ou ferramenta, implementando uma pesquisa de cliente para obter respostas ou revisando suas análises – e, se necessário, crie um relatório elaborado para compartilhar suas descobertas.
  • Faça pausas. Dê a si mesmo tempo e espaço longe do seu trabalho e das redes sociais e outros sites, especialmente nos fins de semana e à noite. Mesmo que não pareça trabalho, é trabalho – e trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, especialmente em um clima de trabalho com mudanças constantes, pode levar ao esgotamento.
  • Peça ajuda (especialmente de “seu pessoal”). Essas pessoas estão nas trincheiras todos os dias também e, se não tiverem as respostas, pelo menos serão capazes de entender o que você está passando e ajudá-lo a ter ideias e solucionar problemas.
  • Saiba que não há problema em não ter as respostas para tudo o tempo todo. O marketing não é uma habilidade que você aprende de uma só vez – é um músculo no qual você está constantemente trabalhando e desenvolvendo.

Navegar na mudança pode ser assustador, especialmente quando você sente que está descobrindo sozinho ou operando sem um roteiro. A verdade é que os canais, ferramentas e métricas com que contamos para fazer nosso trabalho estão mudando a cada minuto, assim como os interesses dos consumidores que estamos tentando alcançar e engajar. 

Mas perceber que não há um roteiro bem definido é metade do desafio. Após descobrir isso, existem muitos recursos para ajudá-lo a se adaptar e ter sucesso.

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