Como otimizar seus vídeos do YouTube com SEO

YouTube
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Você produz conteúdo no YouTube e se pergunta como aumentar sua visibilidade? Esse artigo é pra você!

Você deve imaginar que o YouTube é um dos sites mais visitados da internet, mas muitos ainda o tratam como uma plataforma de mídia social qualquer.

O seu sucesso no YouTube não virá apenas de postar conteúdo; você precisa otimizá-lo da mesma forma que faz ativamente em seu site, com o SEO!

A importância de uma estratégia de otimização do YouTube

O YouTube é basicamente uma plataforma que tem todas as respostas, se você quiser aprender como fazer qualquer coisa, desde cozinhar um jantar especial até aprender os fundamentos do marketing, o YouTube provavelmente será a sua escolha.

Ele fornece entretenimento ilimitado, música e uma plataforma para que todos possam fazer sua voz ser ouvida. O site tem mais de 2 bilhões de usuários ativos fazendo login todos os meses e todos os dias as pessoas assistem a mais de um bilhão de horas de vídeo e geram bilhões de visualizações.

O melhor lugar para começar é, obviamente, desenvolvendo uma estratégia de SEO do YouTube para o seu negócio.

SEO do YouTube: o básico

Antes de lançar sua empresa diretamente no mundo do YouTube, você precisa considerar e compreender algumas informações, veja a seguir.

Pesquisa de palavra-chave do YouTube

Assim como qualquer estratégia de otimização de conteúdo, sua estratégia de SEO do YouTube precisa começar com uma pesquisa de palavras-chave, pois isso permitirá que você encontre as palavras-chave certas para serem usadas em seus vídeos do YouTube.

Para começar, uma boa ideia é gerar uma lista de ideias de palavras-chave, podendo utilizar o recurso de sugestões do YouTube. Basta digitar sua palavra ou frase e o YouTube lhe dará uma lista de palavras-chave relacionadas. Isso mostra no que seu público está interessado e como eles falam sobre isso online.

Agora que você concluiu a parte do brainstorming, deseja comparar as diferentes palavras-chave para ver quais são pesquisadas com mais frequência. Felizmente, há uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave totalmente gratuita que pode ajudá-lo a fazer isso, que é o Google Trends.

Lá, você pode mudar para ‘Pesquisa no YouTube’ abaixo da opção ‘Pesquisa na web’, fornecendo todos os dados de volume de pesquisa específicos do YouTube (apenas porcentagens).

Outra dica é encontrar um vídeo popular dentro do seu nicho e copiar as palavras-chave para as quais o vídeo foi otimizado.

A otimização de palavras-chave é uma parte fundamental do SEO do YouTube, portanto, se um vídeo tiver muitas visualizações, é provável que tenha sido otimizado para uma palavra-chave popular.

Classifique os resultados do vídeo pelos mais populares e analise as palavras-chave que foram usadas no título, na descrição e também em todo o vídeo.

O conteúdo é rei!

Para competir com todos os criadores do YouTube, a primeira coisa que você precisa saber é que seu conteúdo precisa se destacar da multidão – por isso: CONTEÚDO É REI! Não se trata apenas de visualizações, você deseja construir uma base de assinantes e formar relacionamentos de longo prazo com os visualizadores – semelhantes aos objetivos que você tem para cada plataforma de mídia social.

Para fazer isso, você precisa produzir conteúdo de qualidade e publicar em uma programação regular. Se você não for consistente com a postagem, provavelmente perderá assinantes e as pessoas perderão o interesse.

Para o Google, links apontando para seu site são considerados um voto de confiança, mas para o SEO do YouTube, tudo se resume a retenção de público.

Veja alguns dos sinais que o YouTube usa para determinar o desempenho de seu canal e conteúdo:

  • Comentários de vídeo:se alguém comentar em seu vídeo, isso envia um sinal ao YouTube de que o usuário gostou e está interagindo com seu conteúdo. Incentive seus espectadores a comentar.
  • Inscritos:se alguém se inscreve em seu canal depois de assistir a seu vídeo, esse é outro sinal enviado ao YouTube de que seu conteúdo é bom.
  • Compartilhamento em redes sociais:quantos de seus espectadores estão compartilhando ativamente seu conteúdo nas redes sociais.
  • Taxas de cliques (CTRs): os usuários estão clicando em seu vídeo nos resultados da pesquisa ou em um vídeo diferente? Quanto mais alta for a sua taxa de cliques, melhor.
  • Polegar para cima e polegar para baixo:Famoso gostei e não gostei. Quantos mais “gostei” o seu vídeo ganhar… imagina!
  • Duração do vídeo: os SEOs sempre dirão que um conteúdo mais longo tende a ter uma classificação melhor no Google, da mesma forma, vídeos mais longos tendem a ter uma classificação melhor no YouTube. O que eles procuram é um conteúdo longo e de alta qualidade que lhes permita exibir mais anúnciose manter os usuários no site por mais tempo.
  • Tempo de exibição:não apenas para cada vídeo, mas para o canal como um todo. Idealmente, tanto a empresa quanto o YouTube desejam ver aumentos mensais no tempo de exibição à medida que seu canal cresce.

As primeiras 48 horas

Semelhante aos algoritmos do Instagram e do Facebook, os algoritmos do YouTube são conhecidos por serem implacáveis. Quando estiver se preparando para enviar um novo vídeo, certifique-se de ter todas as suas otimizações de SEO prontas para uso.

Nunca poste um vídeo com a intenção de deixar o processo de otimização para mais tarde! Embora você sempre possa voltar e otimizar títulos, descrições, miniaturas e assim por diante, a maior parte do dano já foi feito nas primeiras 48 horas.

Otimize seu canal

Construir uma página inicial profissional do seu canal também é uma parte crucial de sua estratégia de SEO do YouTube. Um canal bem otimizado para o SEO do YouTube ajudará a melhorar a classificação de seus vídeos, em primeiro lugar porque seu próprio canal pode ser classificado nos resultados de pesquisa e, em segundo lugar, porque páginas mais atrativas podem significar mais assinantes.

Práticas recomendadas de SEO para otimizar vídeos do YouTube

Agora que você entendeu os fundamentos do YouTube e como ele funciona, está pronto para começar a otimizar vídeos.

Títulos do Vídeo

Os títulos de vídeo que você escolhe são extremamente importantes para o sucesso do vídeo que você acabou de enviar para o YouTube. Escrever um bom título é extremamente importante e aqui estão algumas dicas que você deve ter em mente para criar um título de vídeo forte:

  • Mantenha os títulos dentro do limite de 60 caracteres para que não fiquem truncados nos resultados de pesquisa do YouTube (semelhante à otimização de meta títulos do Google com um limite de 70 caracteres).
  • Mantenha as informações mais importantes sobre o seu vídeo antes do título.
  • Considere o uso de listas principais, perguntas, exclamações e outras técnicas para chamar a atenção das pessoas.
  • Depois de toda a pesquisa de palavras-chave que você concluiu, certifique-se de colocar uma em seu título!

Miniaturas do vídeo

Podemos afirmar que a miniatura é, na verdade, mais importante do que o título quando se trata de atrair um usuário do YouTube para clicar em seu vídeo. Todos os outros esforços de SEO do YouTube serão perdidos se você não tiver uma imagem em miniatura forte.

Descrições do vídeo

As descrições dos vídeos do YouTube são tão importantes quanto o título porque ajudam os espectadores a entender o que podem esperar de seu vídeo. Aqui estão algumas práticas recomendadas para escrever descrições de vídeo:

  • As primeiras 2-3 frases precisam chamar a atenção.
  • O comprimento ideal para as descrições do Youtube é de 300-500 palavras.
  • Forneça apenas informações importantes sobre o seu vídeo.
  • Inclua links para se inscrever em seu canal, contas de mídia social, site e até mesmo qualquer material adicional que você possa achar que o usuário achará útil em ‘Mostrar mais’, no qual o usuário pode clicar para obter informações extras.

Transcrições do vídeo

A transcrição do vídeo que você fornece serve como uma cópia adicional que o Youtube usa em seu algoritmo de classificação. Também é importante incluir suas palavras-chave alvo algumas vezes ao longo do vídeo por esse motivo! Não confie no YouTube usando seu processo de transcrição automatizado, pois é garantido que você terá alguns erros.

Tags do vídeo

As tags de vídeo são palavras e frases que você pode usar para dar ao YouTube mais contexto sobre um vídeo. Elas têm um impacto moderado na classificação do seu vídeo e, por esse motivo, você precisa entendê-las direito, veja algumas boas práticas:

  • Escolha cerca de 5 a 8 tags que descrevem com precisão do que trata seu vídeo.
  • Use tags amplas e específicas.
  • Certifique-se de que a palavra-chave primária seja a primeira tag da lista.

Você pode encontrar tags para serem usadas em seu vídeo a partir da pesquisa de palavras-chave que você realizou no início, bem como da pesquisa do concorrente.

Conclusão

As estratégias de marketing de vídeo podem não ser a forma desejada de divulgação para todas as marcas, mas mesmo se você tiver apenas um vídeo no YouTube, deve otimizá-los. Se você não tem certeza sobre uma estratégia de SEO do YouTube, ou qualquer estratégia do YouTube para esse assunto, entre em contato com nossa equipe de especialistas e tire suas dúvidas!