Como impulsionar seu engajamento nas redes sociais com o auxílio de uma ferramenta CRM?

Como impulsionar seu engajamento nas redes sociais com o auxílio de uma ferramenta CRM?

Postagens com engajamento fraco, alcance ruim, poucas interações e muito menos conversões. Certamente, quem possui uma marca presente nas redes sociais sabe como é difícil gerar conteúdo atrativo, crescer e conquistar novos clientes. Mas você já pensou na possibilidade de impulsionar seu engajamento nas redes sociais com o auxílio de uma ferramenta CRM?

Não é mais novidade para ninguém que as redes sociais se consolidaram como um canal importante de relacionamento entre empresa e cliente. Tanto que hoje é praticamente impossível pensar em uma marca de sucesso que não esteja presente em alguma plataforma.

Mas apesar do alto potencial das mídias sociais, o caminho para ganhar visibilidade e reconhecimento de marca é cheio de desafios. Em um cenário de muita competição pela atenção do usuário, a melhor tática é investir em uma boa ferramenta de Marketing CRM.

Parece uma boa ideia para você? Então confira abaixo como impulsionar seu engajamento nas redes sociais utilizando uma ferramenta CRM.

O que é o CRM?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o CRM, que é a sigla para Customer Relationship Management — em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ele é uma abordagem organizacional focada em oferecer a melhor experiência ao cliente.

De forma geral, o CRM tem entre seus principais pilares o cadastro de dados dos clientes e a organização dessas informações para facilitar os processos de atendimento, vendas, suporte e marketing de uma empresa.

Mas para que isso aconteça de forma integrada, ter uma ferramenta de gestão CRM é imprescindível. Pois é com esse software que você terá mais chances de escalar o seu negócio, transformando leads em clientes fidelizados.

Mas qual a relação entre uma ferramenta CRM e as redes sociais?

Não é tão difícil compreender a ligação entre o CRM e as redes sociais. Afinal de contas, essas duas plataformas percorrem um caminho em comum que é a construção de relacionamento com pessoas, a conexão com pessoas.

Não importa se estamos falando de clientes ou consumidores, porque no final tudo se trata de pessoas.

Com base nisso, existe até mesmo o termo CRM social, que se trata da coleta de informações de clientes e prospects geradas diretamente nas plataformas digitais. Assim, é possível analisar com maior profundidade os interesses e necessidades do público-alvo que está ativo nas redes sociais, que interage com as marcas, faz avaliações de produtos e influencia pessoas próximas a ele.

Bons softwares de CRM já agregam os recursos do CRM tradicional com o CRM social, oferecendo às empresas a oportunidade de criar experiências positivas aos clientes por meio das mídias sociais.

Por isso, impulsionar seu engajamento nas redes sociais com o auxílio de uma ferramenta CRM faz muito sentido, elevando o alcance e o relacionamento com leads e clientes a outro patamar.

Ficou curioso e quer saber mais detalhes na prática? No próximo tópico você confere os recursos que o seu negócio tem ao alcance das mãos utilizando uma ferramenta de Marketing CRM.

Como funciona a ferramenta CRM para impulsionar seu engajamento nas redes sociais

Como vimos no início do texto, estar presente nas redes sociais não é garantia de sucesso para nenhuma marca. Principalmente quando pensamos nas constantes mudanças de algoritmo e na disputa acirrada entre as marcas para atrair o usuário até o seu perfil.

Por isso, não é recomendado ficar refém desse tipo de situação ou contar apenas com a sorte do alcance orgânico do seu conteúdo.

É preciso ir além, fortalecendo a presença da sua marca com uma ação bem planejada e integrada entre Marketing Digital e a ferramenta de gestão CRM para impactar uma audiência ainda maior com suas postagens.

Dito isso, há duas possibilidades para fortalecer a presença digital da sua marca:

●     Impulsionamento: que nada mais é que aumentar o alcance de uma postagem já feita em sua página, potencializando um conteúdo que você — ou melhor, que a ferramenta de Marketing CRM avaliou — ser necessário aquecer para impactar novos usuários.

●     Campanha de anúncio: geralmente esse recurso tem o objetivo de obter mais conversões. É uma estratégia mais abrangente, pois exige um planejamento cuidadoso, desde a escolha do formato, público e orçamento.

Porém, saiba que um sistema de CRM auxilia nos dois casos. Basta você avaliar qual deles é melhor para a sua estratégia de marketing.

Agora vamos entender abaixo como uma ferramenta CRM auxilia no engajamento das suas redes sociais:

Conhecer o público-alvo

Cada usuário que interage na rede social da sua marca possui suas particularidades e merece ser tratado de forma diferenciada. Além de captar dados dos prospects diretamente das redes sociais, um CRM oferece como recurso o gerenciamento e a atualização constante do histórico de interações.

Isso possibilita um estudo mais detalhado do seu público-alvo, como seu comportamento na plataforma (o tipo de publicação que ele mais interagiu, por exemplo), interesses e desejos de compras. Assim, é possível segmentar o impulsionamento e ter mais precisão no alcance do conteúdo.

Produzir conteúdo de acordo com jornada do cliente

Sem dúvida, uma das melhores vantagens de uma ferramenta CRM é a gestão e o acompanhamento da jornada do cliente. Pois sabemos que o funil de vendas é uma peça fundamental que guia o time de vendas, mas também o de marketing.

É por meio da jornada do cliente que o marketing pode criar conteúdo valioso de acordo com a etapa do funil que o lead se encontra. Com o uso de uma ferramenta de gestão CRM, há um terreno fértil para criar publicações de nutrição e direcionamento de público sob medida, capazes de impactar e atrair os leads até o final do funil.

Interações rápidas e em tempo real

Uma das premissas básicas das redes sociais é a interação entre as pessoas. Mas quando falamos sobre a presença das marcas nas redes sociais, pode existir um obstáculo para a maioria que é a agilidade nas respostas.

Ao interagir com uma marca, seja um elogio ou para tirar uma dúvida sobre um produto, o usuário busca uma resposta rápida.

Quando conectado às redes sociais, um bom sistema de CRM funciona como um canal de atendimento em tempo real, oferecendo às equipes de vendas e marketing uma visão geral da interação do lead com a marca.

Não precisamos nem dizer o quanto esse recurso agrega no relacionamento com o cliente, mostrando eficiência, atenção e agilidade no atendimento.

Este texto fica por aqui, mas uma coisa é certa: usar uma ferramenta de CRM para o seu engajamento nas redes sociais é o passo mais acertado que você pode fazer para a sua empresa.

Só ela é capaz de deixar o seu negócio sempre à frente dos concorrentes, prevendo o comportamento dos usuários, oferecendo um relacionamento de excelência e transformando leads em clientes engajados e comprometidos com as publicações nas suas redes sociais.

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