Como criar sua loja online grátis

Como criar sua loja online grátis

Como criar sua loja online grátis

Como criar sua loja online grátis

Como criar sua loja online grátis

Como criar sua loja online grátis

Como criar sua loja online grátis

Como criar sua loja online grátis

Como criar sua loja online grátis

Com o avanço da pandemia, a consequente quarentena e seus desdobramentos (fechamento dos comércios, aulas remotas, adoção do home office, jornadas de trabalho reduzidas etc) muitas pessoas acabaram perdendo o emprego ou tendo seus salários reduzidos e viram a necessidade de buscar atividades alternativas para manter seus rendimentos.

Uma dessas alternativas tem sido: criação de loja online.

Sem poder sair de casa, muitas atividades se voltaram para o online e o comércio seguiu essa tendência de forma massiva.

Para os que já possuíam a loja física, partir para o online foi um passo importante, uma vez que a presença digital se faz cada vez mais necessária.

Para muitos, principalmente os que nunca se aventuraram no mundo do comércio, podem haver alguns tropeços no meio do caminho, principalmente pela ansiedade nos resultados e na falta de planejamento e conhecimento.

Uma grande preocupação das pessoas que buscam por plataformas para criar sua loja online, é a segurança e o respaldo que existe por trás dessa plataforma.

Muitas vezes é colocada uma credibilidade em sites com layouts atrativos, preços irrecusáveis e não é difícil encontrar casos de pessoas que caíram em golpes e acabaram perdendo tempo e dinheiro.

Existem alguns pontos que devem ser avaliados antes de se aventurar no mundo do e-commerce, um deles é a escolha da melhor plataforma para a sua loja online.

Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber para evitar dor de cabeça e tornar essa experiência inesquecível!

O que preciso analisar antes de abrir minha loja online?

Muitas dúvidas podem estar te assombrando neste momento, o mundo online é vasto e é necessário bom discernimento para tomar boas decisões.

Mas não se preocupe, preparamos esse guia pra te ajudar a tornar esse processo muito mais assertivo, siga as nossas dicas e sucesso! 🤩

  • Investimento

Antes de mais nada é necessário que você tenha claro o seu valor de investimento inicial.

Embora a loja online tenha custos bem reduzidos quando comparada à uma loja física, ainda assim é importante que antes de começar você saiba exatamente quanto tem disponível para investir em produto, marketing, plataforma da loja e todos os gastos que terá.

Dessa forma você poderá fazer melhores escolhas, sem gastar mais do que pode mas podendo criar um negócio online profissional e que não irá te trazer problemas.

Dica: seja realista! Trabalhe dentro da sua realidade financeira e faça escolhas baseadas em custo x benefício, o barato pode sair caro!

  • Plataforma

Este item merece um artigo próprio devido à sua grande importância, mas colocaremos aqui o que é mais importante quando pensamos em escolher uma plataforma para loja virtual.

Imagine a plataforma como a sua vitrine e prateleiras, é lá onde seus produtos ficarão expostos e as pessoas decidirão o que comprar.

Ou seja, essa é uma das, se não a, decisão mais importante que você tomará ao longo do processo de criação, então fique atento às nossas dicas!

Existem muitas plataformas disponíveis no mercado, o que pode tornar o processo de decisão difícil pois muitas oferecem vantagens parecidas e você pode pensar: tanto faz!

Mas cuidado, não é bem assim, você deve optar sempre pela que lhe trouxer maior segurança, estabilidade e tiver o melhor custo x benefício. De preferência busque indicações de quem já trabalha com essas plataformas, esse é o melhor jeito de descobrir se ela realmente é boa e vale o investimento.

SLA

A plataforma a ser escolhida precisa também de um índice de SLA igual ou superior a 99,5%, isso significa que sua loja ficará no ar pelo menos 99,5% do tempo, sem gerar instabilidades que são péssimas para o seu negócio.

Dica: Veja quais plataformas seus principais concorrentes usam! No rodapé da página você pode encontrar essa informação.

Aqui na Agência recomendamos a Loja Integrada pelo simples motivo de: já testamos e sabemos que funciona, satisfaz a necessidade de nossos clientes e você pode começar de forma gratuita!

A Loja Integrada trabalha de forma simples e intuitiva, é fácil de utilizar. Você terá muito com o que se preocupar no processo de criação da loja, uma plataforma complicada que faça você se sentir inseguro não é o que você está buscando.

Existe a versão gratuita da Loja Integrada, mas o ideal é começar com um plano profissional básico que além de ter um preço bastante acessível (menos de R$ 50) é um plano que te permitirá permanecer nele por mais tempo sem precisar se preocupar com questões básicas como volume de acessos no seu site tão cedo.

Dica: a escolha do plano irá variar de acordo com o tamanho da sua operação, considerando que você está iniciando agora um plano mais básico te atenderá, mas caso você já venha com maior autoridade no assunto, uma lista maior de produtos o ideal é contar com mais benefícios optando pela versão paga.

Formas de pagamento

Atente-se também as formas de pagamento aceitas pela plataforma, isso impactará diretamente no seu faturamento no futuro.

Formas de envio

Tão importante quanto os meios de pagamento, analise as possibilidades que a plataforma lhe oferece de implantar diferentes formas de envio (todas as que fizerem sentido para o seu negócio), Correios, motoboy, transportadora, retirar pessoalmente (caso você tenha um local adequado para isso, uma loja física por exemplo).

Layout e Customização

Outro ponto de análise é o Layout que a plataforma oferece, ele deve ser responsivo (se adaptar em tipos de telas e visualizações diferentes com boa qualidade de navegação) e intuitivo (nada pior do que entrar num site que você precisa ficar caçando informação né?).

A plataforma também deve oferecer possibilidade de customização, afinal um site deve ser atrativo para o cliente, um layout bonito, moderno, clean, com cores que se relacionam com a sua marca, sempre será bem visto pelos clientes!

Integração com ferramentas

Analise também a integração que a plataforma tem com outras ferramentas que serão essenciais para o gerenciamento do seu negócio como sistemas de ERP, email marketing, chatbots, emissor de NF etc.

Suporte ao cliente

Por último mas não menos importante, verifique o sistema de suporte e atendimento ao lojista.

Não é raro encontrar esse tipo de reclamação, você nunca tem problemas, mas quando tem é uma eterna dor de cabeça para resolver.

Quanto mais canais de comunicação ela tiver, melhor. Dessa forma você poderá ser atendido como preferir, e-mail, chat ou telefone.

Pode parecer complicado escolher uma plataforma, são diversos fatores a serem analisados, mas identifique aqueles que são mais importantes para você e compare todas as plataformas que achar interessante, peça indicações e faça testes. Você ficará bem.

Evite a todo custo plataformas que você nunca ouviu falar, que não tenham referências ou cases de sucesso e de preferência que não sejam de empresas que tem seu core business em outros negócios.

  • Marketing Digital

Sua plataforma dificilmente irá prosperar se não houver um bom planejamento de mídias pagas.

Para saber para quem você irá divulgar, crie a sua persona. Dessa forma você tornará seus anúncios muito mais assertivos.

Recomendamos fortemente que você estude pelo menos o básico do marketing digital para poder dar conta da divulgação por conta própria, mas se você já tiver uma estrutura capaz de contratar especialistas na área, com certeza terá resultados ainda melhores!

Leia também: O planejamento de mídias pagas perfeito para o seu negócio.

  • Logística

Um dos vencedores disparados de reclamação de boa parte das lojas online é a entrega, ou melhor a demora e até a falta dela.

Antes de abrir sua loja online verifique tudo o que integrará a sua logística, tanto com relação à estoque quanto com relação à entrega do produto ao cliente.

Se você irá trabalhar com produtos virtuais, a logística que fará é digital, mas também deve ser analisada.

  • Direitos do Consumidor e Políticas de Privacidade

Essas são chamadas páginas obrigatórias dentro da sua loja online.

Com a vigência da LGPD, agora é lei que as empresas deixem claro para seus usuários os dados que estão sendo coletados e como eles serão utilizados e armazenados.

O mesmo vale para os direitos do consumidor e políticas de troca que devem estar em locais visíveis da sua página.

O que muitos não sabem é da “lei do arrependimento”, ou seja, o consumidor tem até 7 dias para desistir da sua compra e ter seu dinheiro de volta.

Na dúvida, consulte sempre um profissional na área! A advogada Mônica Villani é especialista em direito empresarial e tem formação em privacidade e proteção de dados, ela poderá tornar esse processo de adequação à LGPD muito mais simples para sua empresa!

  • Produto e precificação

Muitas vezes existe a vontade de empreender no mundo das lojas online mas ainda não se sabe o que exatamente vender.

A dica aqui é fazer pesquisas de mercado, analise o que está em alta no mercado e estude a respeito.

Após a escolha do produto, faça a precificação de acordo com o que é praticado no mercado, mas que também faça sentido para você e sua operação, o preço final deve cobrir todos os seus custos e mais, te dar lucro!

Agora que você já tem o passo a passo ideal para criar sua loja online e sabe que a plataforma pode ter custo zero dependendo de como você escolher começar, está esperando

 

 

Deixe um comentário sobre a matéria!

Sobre Nós

Agência de Marketing Digital em SBC, focada em Inteligência de Dados e Performance.

Somos uma Agência Parceira Oficial do Google, Facebook e RD Station.

Posts Recentes

Curta a nossa FanPage

Parcerias Oficiais

Receba nossos Conteúdos